Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

mais-esportes

Japão estuda facilitar as regras de entrada de atletas para Olimpíada

Preocupação dos organizadores é permitir que delegações possam treinar sem terem de cumprir quarentena ao entrarem no país. Outro objetivo é evitar grandes deslocamentos...

Publicado em 23 de Setembro de 2020 às 16:47

LanceNet

Publicado em 

23 set 2020 às 16:47
Crédito: ISSEI KATO / AFP
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que acontecerão em 2021, estuda flexibilizar as regras de entrada dos atletas no país. A ideia é que eles não tenham de passar pela quarentena obrigatória de 14 dias, de modo que possam realizar sessões de treinamentos e atividades, sem prejuízos físicos e técnicos às competições.
Atualmente, o Japão exige o isolamento de pessoas que chegam de uma lista de diversos países, entre eles o Brasil. Sem a quarentena, os atletas terão de evitar deslocamentos e não poderão ter contato com a população local.
- Os atletas têm de ser protegidos e se entrarem em contato com o público podem se infectar. Temos também de proteger os cidadãos de possíveis infecções - explicou Toshiro Muto, presidente do Comitê Organizador.
De acordo com o protocolo, os atletas só poderão se deslocar entre o aeroporto, os locais de alojamento e as instalações esportivas para treinos e competição. Todas as rotas terão de ser registradas.
Essa e outras medidas foram anunciadas nesta quarta-feira, após reunião do Comitê. Os esportistas de fora do Japão serão submetidos a testes de Covid-19 quando chegaram à capital. Eles ainda terão de ser testados em suas nações de origem, antes da viagem, e o deixarem o país. Mas a qualidade da testagem preocupa.
- Dependendo do país, a confiabilidade dos testes ainda é um problema. A precisão dos testes pode não ser uniforme - disse Muto.
O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, conversou com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, por telefone, sobre os procedimentos a serem adotados para assegurar que os Jogos sejam viáveis. O japonês prometeu cooperar estreitamente na execução de um evento seguro. No início da semana, Bach voltou a falar em tom otimista sobre os Jogos, mesmo sem a garantia de aprovação de uma vacina a tempo do evento.
- Por um lado, as últimas semanas mostraram que podemos organizar grandes eventos esportivos de forma segura, mesmo sem uma vacina. Por outro, temos que perceber que mesmo os métodos de teste e vacinas não são a 'bala de prata' que resolverá todos os nossos problemas - disse o dirigente.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Café conilon cultivado em Linhares
Quase 3 mil fazendas do ES vendem café para gigante dos alimentos
Iúna, Pedra Azul e Santa Teresa são alguns dos destinos de inverno mais conhecidos no ES.
Qual o melhor destino de inverno do ES? Vote na enquete
Imagem BBC Brasil
Alcolumbre sai em apoio a Jaques Wagner e reclama de condenações antecipadas; veja repercussão

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados