> >
Esquiva Falcão pronto para lutar pelo inédito cinturão na carreira

Esquiva Falcão pronto para lutar pelo inédito cinturão na carreira

O peso-médio capixaba enfrentará o argentino Guido Nicolas "Chico" Pitto, neste sábado (20), em Las Vegas (EUA)

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 23:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

especial

Esquiva Falcão pode fazer história em breve. O boxeador medalhista de prata nos Jogos de Londres-2012, lutará pelo cinturão dos pesos médios (até 72,5 kg) da Federação Internacional de Boxe, sábado (20) em Las Vegas, e caso vença, se tornará o segundo brasileiro a alcançar tal feito dessa federação. O único brasileiro a já ter conquistado um cinturão da IBF foi o peso-pena Valdemir Pereira, em 2006.

 O adversário de Esquiva será o argentino Guido Nicolas “Chico” Pitto, um atleta com 32 lutas e 25 vitórias como profissional. A resistência do argentino é uma característica destacada pelo brasileiro.

O lutador capixaba Esquiva Falcão. (Reprodução/Facebook)

“É um cara muito duro, resistente. E ele gosta de trocar a base de luta, umas vezes ele usa a direita e outras vezes esquerda, vou sempre estar de olho nisso, na hora que ele trocar a base pode ser um bom momento para emplacar uma sequência”, observou Esquiva, que até o momento está invicto no boxe profissional com 21 vitórias, sendo 15 por nocaute.

O título dos pesos médios da IBF está vago desde junho de 2018, quando o então campeão Gennady Golovkin perdeu o cinturão por ter se recusado a realizar uma defesa mandatória do cinturão contra o ucraniano Sergiy Derevyanchenko. Com isso, a oportunidade para Esquiva lutar pelo cinturão surgiu. O brasileiro originalmente enfrentaria o russo Artur Akavov, porém o russo se recusou a lutar, alegando que receberia pouco para fazer a luta. Desta maneira, Guido Pitto recebeu a oportunidade, e agora encarará o capixaba no próximo dia 20.

Esquiva Falcão está em preparação intensa para chegar ao cinturão da Federação Internacional de Boxe. (Acervo Pessoal)

Apesar de ter vencido as duas últimas lutas no primeiro round, Esquiva diz que planeja ir com calma e não liga de lutar vários rounds para derrotar o resistente argentino.

Aspas de citação

Quero estar tranquilo, pra conhecer o que ele pode fazer. Claro que se tiver uma oportunidade de acabar com a luta rapidamente, eu vou acabar, mas estou preparado pra lutar 10 rounds se necessário. Eu sei da dureza do oponente, e por isso vou buscar variar os golpes em cada round

Esquiva Falcão
Aspas de citação

A preparação para a luta tem sido forte, com uma alimentação regrada que facilita na perda de peso para as lutas. “Tenho me cuidado muito na parte da alimentação, o que facilita na hora de chegar no peso da categoria. Pra me preparar para as lutas também tenho feito sparrings com alguns lutadores experientes e fortes, o que ajuda muito. Eu treino para isso, ser campeão mundial. Tenho de estar focado sempre”, concluiu o atleta.

Este vídeo pode te interessar

O autor é residente em jornalismo. Texto sob supervisão de Filipe Souza.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais