ASSINE

Trabalho híbrido: como manter o escritório e o home office organizados

O trabalho híbrido é a nova tendência de muitos trabalhadores. Com a rotina se dividindo entre a casa e o escritório, especialistas dão dicas para manter ambos ambientes em ordem

Tempo de leitura: 2min
Rede Gazeta
Publicado em 11/07/2022 às 17h46

É preciso abrir mão de objetos sem funcionalidade e manter sobre a mesa apenas o que está sendo usado no momento
É preciso abrir mão de objetos sem funcionalidade e manter sobre a mesa apenas o que está sendo usado no momento . Crédito: Projeto do personal organizer Salvador Correa

Ambientes organizados ajudam a construir espaços produtivos, principalmente quando o trabalho híbrido divide a rotina entre as indas e vindas do escritório e do home office. Como esse novo modelo pode tornar as coisas um pouco confusas, especialistas reuniram algumas dicas sobre o que deve ser priorizado para manter tudo funcional e em ordem.

Para o personal organizer e parceiro da Ordene, Salvador Corrêa, o primeiro passo é ter um local específico para trabalhar e criar um cantinho que seja possível se distanciar do restante da casa. Entretanto, independente do ambiente domiciliar ou empresarial, a dica é a mesa: todas as coisas precisam ter um lugar para voltar.

“Acho que isso funciona tanto no home office, quanto no escritório. Tudo precisa ter uma ‘casinha’ para que seja possível manter a mesa organizada. Produtos organizadores como gavetas e caixinhas são ótimas dicas. Mas também podemos utilizar latas e canecas para guardar canetas e outros objetos que são utilizados com maior frequência”, destaca o personal organizer.

Porta-canetas ajudam muito na organização da mesa. Outra alternativa é adaptar latas e canecas para guardar esses objetos
Porta-canetas ajudam muito na organização da mesa. Outra alternativa é adaptar latas e canecas para guardar esses objetos. Crédito: Ordene/Divulgação

Essa dica é reforçada pela arquiteta e especialista em arquitetura empresarial Luiza de Castro. Segundo ela, em cima da mesa só deve ser mantido o que está sendo utilizado no momento para que as estações de trabalho permaneçam limpas e livres de papéis e objetos acumulados.

“Eu mesma sou mais distraída, então preciso organizar a minha mesa, senão quero fazer tudo ao mesmo tempo. No home office, o desafio é ainda maior, porque precisamos organizar o tempo e não confundir os afazeres de casa com o do trabalho”, destaca Luiza de Castro.

Para quem está trabalhando no meio da zona e quer organizar a área de trabalho, confira algumas dicas da arquiteta e do personal organizer. 

SEIS DICAS PARA MANTER O ESCRITÓRIO E O HOME OFFICE ORGANIZADOS

  1. A Gazeta - m3o7muw
    01

    Gavetas e gaveteiros

    Práticos e dinâmicos, os gaveteiros portáteis ajudam na organização de acessórios menores e ainda podem ser transportados do escritório para casa com facilidade. As tradicionais gavetas também são importantes. 

  2. 02

    Iluminação

    Para a arquiteta Luiza de Castro, iluminação é um ponto importante tanto no home office, quanto no escritório. Mas de acordo com ela, não é tão interessante manter um contraste muito forte. Isso porque quartos escuros com luzes altas podem deixar o ambiente desconfortável.

  3. A Gazeta - ezjj049iu
    03

    Ergonomia é essencial

    Ainda segundo Luiza de Castro, a ergonomia também deve ser um ponto bem avaliado. Cadeiras reguláveis e apoio para pés ajudam no conforto do usuário e, consequentemente, na produtividade.

  4. 04

    Softwares

    Os mais modernos podem adotar a utilização de softwares de organização e aplicativos que ajudam a detalhar a rotina. Menos papel, menos acúmulo de objetos sobre a mesa.

  5. A Gazeta - 9ql3obwre7
    05

    Pastas

    Mas para os mais analógicos que não abrem mão de cadernos, agendas ou planners, pastas organizadoras podem ajudar a organizar documentos do dia a dia.

  6. 06

    Organizadores

    Além das pastas, caixas organizadoras otimizam o espaço e facilitam o agrupamento dos objetos em um só local. Escolha um com tampa e travas para que tudo fique bem armazenado.

Trabalho híbrido: como manter o escritório e o home office organizados


É preciso abrir mão de objetos sem funcionalidade e manter sobre a mesa apenas o que está sendo usado no momento
É preciso abrir mão de objetos sem funcionalidade e manter sobre a mesa apenas o que está sendo usado no momento . Projeto do personal organizer Salvador Correa
Nessa imagem, a arquiteta explica que a divisória tem objetivo de dividir setores e promover privacidade e acústica. O vidro canelado quebra a visão sem deixar de transmitir a luz natural da janela.
Nessa imagem, a arquiteta Luiza de Castro, explica que a divisória tem objetivo de dividir setores e promover privacidade e acústica. O vidro canelado quebra a visão sem deixar de transmitir a luz natural da janela. Projeto de Luiza de Castro
Além disso, segundo Luiza de Castro,  é importante que exista um espaço dentro do trabalho que a pessoa possa relaxar por alguns minutos para recuperar sua capacidade de produção.
Além disso, segundo a arquiteta, é importante que exista um espaço dentro do trabalho que a pessoa possa relaxar por alguns minutos para recuperar sua capacidade de produção. . Projeto de Luiza de Castro
Para dar mais suavidade ao espaço, Luiza de Castro apostou em um tom de azul profundo para a pintura de parede.
Para dar mais suavidade ao espaço, Luiza de Castro apostou em um tom de azul profundo para a pintura de parede. Projeto de Luiza de Castro
Porta-canetas ajudam muito na organização da mesa. Outra alternativa é adaptar latas e canecas para guardar esses objetos
Porta-canetas ajudam muito na organização da mesa. Outra alternativa é adaptar latas e canecas para guardar esses objetos. Ordene/Divulgação
Independente do ambiente domiciliar ou empresarial, a dica é a mesa: todas as coisas precisam ter um lugar para voltar.
Independente do ambiente domiciliar ou empresarial, a dica é a mesa: todas as coisas precisam ter um lugar para voltar. Projeto do personal organizer Salvador Correa
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas. . Ordene/Divulgação
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.
Produtos organizadores como gavetas, pastas e caixas são ótimas dicas.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
decoracao imóveis Home office Imóveis

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.