> >
Saiba como dar um charme na decoração do corredor

Saiba como dar um charme na decoração do corredor

Entender o perfil dos moradores é fundamental para a escolha dos itens que serão usados para dar mais personalidade ao local

Publicado em 20 de maio de 2022 às 15:07

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Projetos de Korman Arquitetos
Apostar em objetos de decoração para ousar no estilo faz toda a diferença . (Gui Morelli)
Gabriela Molina
[email protected]

Quando se fala em decoração, o corredor da casa, normalmente, é pouco explorado. Apesar de ser um ambiente com menor permanência, o corredor é o local que, constantemente, tem circulação de pessoas, já que dá acesso aos demais cômodos, como quartos, sala e banheiro. Por esse motivo, que tal transformar esse espaço de forma criativa, complementando o décor do restante da casa?

Para a arquiteta Ieda Korman, apostar em cores impactantes é uma ótima forma de levar personalidade para os corredores.

“O destaque da parede ou da porta de fundo é capaz de causar um impacto visual, ao passo que a cor diferenciada no teto confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado. Padronagens e texturas também podem ser exploradas sem medo. Uma dica é se valer da monocromia, muito em alta atualmente. Outra opção é escolher duas tonalidades, uma para as paredes laterais, outra para a parede de fundo e teto”, orienta Ieda.

Espelhos, prateleiras e iluminação dão um toque diferenciado ao espaço de circulação da casa
Espelhos, nichos, prateleiras e iluminação dão um toque diferenciado ao espaço de circulação da casa. (Shutterstock)

A designer de interiores Patrícia Covolo aposta também em objetos de decoração para ousar no estilo. “Entender o perfil dos moradores é fundamental para a escolha dos itens que serão usados na decoração. Podem ser utilizados quadros, fotos da família, fotos de viagem, pintura decorativa, papel de parede ou até espelho”, explica a designer.

No revestimento, o papel de parede é um curinga, além de ser de fácil aplicação. “Escolha um papel que faça alguma mudança no ambiente, seja para chamar atenção, seja somente para trazer aconchego. Escolher o tipo certo de papel de parede para cada ambiente é fundamental. A qualidade é outro ponto muito importante”, acrescenta a arquiteta Giselle Macedo.

Veja a seguir dicas das especialistas para compor o corredor da sua casa e deixar o espaço personalizado e elegante.

Objetos no chão ou nas paredes são sempre bem-vindos, contando que não atrapalhe a circulação das pessoas. (Gui Morelli)
  • 01

    Use objetos no chão

    Um vaso ou uma escultura de chão, por exemplo, é uma ótima forma de decorar um corredor. Dispor de um aparador também pode ser uma saída, ou até um banco estreito contra a parede. O cuidado está em não comprometer a circulação, já que o corredor é um lugar de passagem.

  • 02

    Iluminação

    Um bom projeto luminotécnico é essencial para esse tipo de ambiente. É possível se valer de recortes no gesso, por exemplo, criando uma iluminação diferenciada. Ou ainda dispor de uma luminária de teto, alinhada no centro do corredor, assim, a iluminação fica uniforme. As arandelas também são ótimas, mas não para corredores estreitos.

  • 03

    Papel de parede

    Se optar por usar em todas as paredes do ambiente, prefira os neutros. Deixe os estampados para uma parede principal, hall de entrada ou o lavabo.

  • 04

    Acessórios

    É importante ter as medidas precisas das paredes que serão decoradas para uma diagramação adequada. No caso de uma instalação de quadros/ fotos, um estudo antecipado com mais de uma opção de composição vai possibilitar uma escolha mais adequada. Em ambientes escuros, espelhos ajudam a ampliar o espaço e, consequentemente, a claridade.

  • 05

    Prateleiras

    Para esses ambientes, uma possibilidade para um uso adequado de prateleira é apostar numa peça estreita que vai servir de apoio para quadros.

  • 06

    Arte

    Para espaços mais intimistas, composições em preto e branco são uma boa dica. Em residências com crianças, apostar em desenhos coloridos traz alegria e diversão para o ambiente.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais