> >
10 itens versáteis para investir na decoração da sua casa

10 itens versáteis para investir na decoração da sua casa

A funcionalidade e o custo-benefício são as principais vantagens dessas peças, já que podem se adequar a diferentes ambientes

Publicado em 18 de abril de 2022 às 17:24

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
decoração versátil
Uma decoração versátil contribui para mudar os ambientes da casa gastando pouco. (Vanitjan/Freepik)
Gabriela Molina
[email protected]

Alguns itens de decoração são importantes escolhas na hora de planejar os ambientes da casa, principalmente quando são versáteis, onde há possibilidades de trocá-los de lugar quando for necessário sem ter que fazer grandes mudanças.

Para a arquiteta Giselle Macedo, apostar nesses itens é uma forma inteligente de investir na decoração de casa. “A funcionalidade e o custo-benefício são as principais vantagens. São itens que podem se adequar a diferentes ambientes.”

Embora muitas pessoas acreditem que itens versáteis são objetos com cores neutras, que combinam com qualquer ambiente da casa, a designer de interiores Patrícia Covolo explica que o termo vai além de elementos relacionados a cores. “A funcionalidade é o que deixa o objeto versátil”, pontua.

Veja abaixo 10 itens que as arquitetas Andrea Camillo, Giselle Macedo e a designer de interiores Patricia Covolo elencaram como versáteis na decoração:

  • decoração versátil

    01

    Almofadas

    As almofadas têm o poder de mudar a cara de um ambiente. As cores, os formatos e tecidos são coringas. “Podemos utilizá-las no ambiente da sala, do quarto, em uma poltrona e eventualmente até em um terraço, quando usamos aqueles almofadões para criar um ambiente aconchegante”, diz a arquiteta Andrea Camillo.

  • decoração versátil

    02

    Sofá

    As peças neutras são atemporais e versáteis, pois entram em qualquer projeto. Os sofás são fáceis de compor com almofadas e mantinhas coloridas.

  • Papel de parede na decoração.

    03

    Papel de parede e adesivo

    Para a arquiteta Andrea Camillo, é sempre bom apostar em papéis com texturas suaves e cores neutras, pois combinam com tudo e dificilmente os moradores da casa ficam cansados das estampas.

  • decoração versátil

    04

    Quadros

    Em relação aos formatos e tamanhos dos quadros e molduras, Andrea Camillo dá dicas para compor o ambiente. “Quando os ambientes são muito amplos, utilize peças maiores ou uma única peça. É interessante misturar arte, molduras e formatos também em uma única composição”, diz.

  • plantas

    05

    Plantas

    Quando o assunto são plantas, a arquiteta ressalta que elas são itens importantes e contribuem para uma decoração versátil. “Qualquer tipo de planta e jarros fazem toda a diferença em um projeto. Podem trazer a natureza para dentro dos ambientes, um aconchego e uma energia boa. Podemos colocar também em todos os ambientes, desde salas de estar, até banheiros”, diz Andrea Camillo.

  • Espelhos em formatos orgânicos

    06

    Espelhos

    Os espelhos em formatos orgânicos estão na moda, assim como os modelos com iluminação indireta que dão muito charme a banheiros e lavabos, por exemplo. “Espelhos são muito versáteis, podem ser usados em todos os ambientes, pois ampliam os espaços e aumentam a claridade”, explica a designer Patricia Covolo.

  • mesa de centro

    07

    Mesa de madeira

    A madeira é um elemento clássico e atemporal, por isso uma mesa de madeira, que pode ser de jantar, de centro ou lateral é certeza de investir num objeto que vai permanecer no ambiente por muitos anos sem cansar ou ficar ultrapassado. “As opções de lâmina de madeira são muitas no mercado, sendo as mais comuns freijó, carvalho, sucupira, sendo que a escolha vai depender muito do gosto do cliente”, afirma a arquiteta Giselle Macedo.

  • Prateleiras de livros

    08

    Prateleiras

    As prateleiras podem ser usadas em qualquer ambiente e de diversas formas diferentes. “A profundidade da prateleira vai definir que tipo de objeto podemos colocar, servindo para objetos decorativos como vasos, livros ou até mesmo para apoiar quadros. Em banheiros pequenos, por exemplo, quando projetadas com cuidado, as prateleiras podem ampliar a área da bancada”, explica a designer Patricia Covolo.

  • Tapete persa

    09

    Tapetes

    Em função da grande variedade de opções, cores, texturas e desenhos, as peças são versáteis, pois mudam a cara do ambiente, trazem aconchego e conforto para os projetos.

  • cortina

    10

    Cortinas

    Os modelos de cortinas e persianas são variados. Existem opções para todos os gostos e bolsos. O modelo a ser escolhido depende muito do gosto do morador, mas para ambientes que exigem um controle maior da luminosidade, tecidos mais fechados ou blackout devem ser levados em consideração. “Via de regra optamos sempre por cores neutras, para ambientes como living e sala de jantar,  porque ocupam grandes espaços. Mas para quartos de criança, brinquedoteca, podemos pensar em tecidos”, conclui a arquiteta Giselle Macedo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais