> >
7 dicas para deixar sua lavanderia mais funcional e elegante

7 dicas para deixar sua lavanderia mais funcional e elegante

Dicas para economizar espaço em casa são sempre bem-vindas, principalmente nas áreas de serviço que dividem espaço com as cozinhas e quase sempre têm a metragem reduzida

Publicado em 9 de março de 2022 às 18:56

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Mesmo com um orçamento mais enxuto, é possível deixar a lavanderia de casa mais prática e bonita
Mesmo com um orçamento mais enxuto, é possível deixar a lavanderia de casa mais prática e bonita. (Projeto de Gregório Repsold)
Vinícius Viana
[email protected]

Quem, assim como na música de Luiz Melodia, “lava a roupa todo dia”, sabe muito bem a importância de manter a lavanderia funcional e organizada. Principalmente, devido às metragens reduzidas dos apartamentos atuais, onde sobra pouco espaço para esse cantinho. Como o uso é frequente, manter a praticidade do ambiente é fundamental.

“A primeira dica que eu dou é ter todas as paredes revestidas, porque estamos falando de uma área que molha muito. Isso ajuda a evitar o aspecto de mofado e a danificar alguns móveis e aparelhos do local”, afirma o arquiteto Gregório Repsold.

Segundo ele, ficar atento ao layout da lavanderia é outro passo superimportante e recomenda que a máquina fique posicionada o mais perto possível da entrada, assim como o tanque deve ficar perto da janela e sob o varal. Assim, as roupas expostas não irão ficar molhando o chão e poderão secar mais rápido com a exposição ao sol.

De olho nessas dicas, a cirurgiã-dentista Lígia Defaveri decidiu como fazer a organização da lavanderia de sua casa. Apesar de pequeno, ela conta que conseguiu, junto do designer de interiores Regilano Dornelas, deixar o cômodo bem prático e funcional.

Sem abrir mão dos armários e do tanque, Lígia conta que fez questão de ter um varal na lavanderia, já que optou por uma varanda gourmet. Além disso, ela também revela que, ao escolher uma máquina lava e seca, com abertura frontal, conseguiu ganhar espaço sobre ela dela.

“Isso foi possível porque não precisamos manter a parte superior livre. Assim conseguimos colocar uma bancada extensiva e manter um tanque. Com a ajuda do designer também definimos a acomodação de armários que permitiram a funcionalidade do espaço. Agora, guardamos vassouras e até escadas, já que a profundidade do móvel é de 15 a 20 cm”, explica Lígia.

De acordo com Dornellas, saber o que se adequa ao seu estilo de vida é primordial, porque conhecer as necessidades vai ajudar a montar um ambiente ainda mais prático. “Mais do que tudo, é importante que quem está pensando em reformar a lavanderia tenha ideia do quanto de espaço precisam ter e do que irão guardar no local”, pontua.

Pensando nisso, separamos sete dicas desses profissionais para deixar a lavanderia mais prática e bonita.

CONFIRA SETE DICAS PARA DEIXAR A LAVANDERIA MAIS FUNCIONAL

  • 7 dicas para deixar a lavanderia mais funcional e elegante

    01

    Armário nunca é demais

    Para evitar bagunça e um cenário desorganizado, a dica é investir em armários embutidos para guardar materiais de limpeza e outros objetos do cômodo. Se o orçamento permitir, vale apostar no MDF naval que é mais resistente à umidade.

  • 02

    Paredes revestidas

    Como as lavanderias têm o histórico de serem áreas que molham muito, para evitar o aspecto de mofo, a recomendação são os revestimentos nas paredes.

  • 7 dicas para deixar a lavanderia mais funcional e elegante

    03

    Torneiras articuladas

    Uma dica bacana para manter o espaço bem funcional, são as torneiras articuladas. Elas vão ajudar na mobilidade na hora de encher os baldes e encaixá-los no tanque.

  • 04

    Evite escorregar

    Os pisos da lavanderia não devem ser polidos porque eles aumentam a chance de escorregar e sofrer acidentes nesse cômodo.

  • 7 dicas para deixar a lavanderia mais funcional e elegante

    05

    Boa iluminação

    Ao contrário do que muita gente pensa, a iluminação das lavanderias deve ser mais quente e intensa. Luzes muito brancas atrapalham no conforto dos espaços a longo prazo.

  • 06

    Gancho na porta

    Aproveitando o espaço, vale também adotar os ganchos nas portas para guardar vassouras e rodos. Além deles não ficarem visíveis, essa dica também ajuda a economizar espaço.

  • 7 dicas para deixar a lavanderia mais funcional e elegante

    07

    Tanques de inox

    Além de terem um visual mais moderno, os tanques de inox são mais fáceis de limpar. Entretanto, também são mais caros e, por isso, recomendados apenas quando o orçamento permitir.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais