• Adrieli Borsoe

    É Fisioterapeuta, acupunturista e especialista em avaliação e tratamento de dor crônica pela USP. Entende a saúde como um estado de equilíbrio para lidar com as adversidades da vida de forma mais harmônica

O vazio de preencher-se demais

Publicado em 13/06/2022 às 02h00
mulher com depressão e ansiedade

No acúmulo desses excessos fica mais difícil ver essa deficiência . Crédito: Freepik

Queremos nos ocupar todo o tempo. Ocupar espaços, cobrir os vazios, não deixando nenhum momento para estar a sós com quem nunca nos abandona: nós mesmos. Pessoas extremamente atarefadas, grandes executoras realizando todas as atividades do dia no automático.

E no fim do dia, apesar de termos feito muito, de termos tudo o que precisamos materialmente, ainda brindamos a falta. Nessa sensação de desequilíbrio há a procura por algo que preencha e muitas vezes as compulsões vêm com tudo. Excesso de trabalho, de comida, de bebida, de pessoas, de participação social. Todo excesso esconde uma falta e com isso nota-se que a grande falta é de si.

No acúmulo desses excessos fica mais difícil ver essa deficiência e com isso nos afundamos mais em ocupar, tapar, preencher. Um tempo após ficar nesse estado, vem a exaustão, e esse fenômeno nos arremessa inegociavelmente para nossa companhia. É lá que mora o vazio e é hora de enfrentá-lo.

Todo vazio abre espaço, e nem todo espaço precisa ser ocupado com algo. Ele pode ser um espaço seguro de reflexão e aconchego, livre de autocobrança e julgamentos. É um convite ao respiro e uma fuga da loucura da rotina que não envolve mais atribuições e excessos. É o acolhimento interno que ninguém poderá nos dar a não ser nós mesmos. É estar presente e ser gentil com quem está conosco do primeiro ao último dia. É a saúde se instalando de dentro para fora.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível