• Luciana Almeida

    É jornalista e tem um olhar atento sobre comportamento, arte, relacionamentos e lifestyle. Compartilha as suas ideias sempre com a intenção de criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento das pessoas

Dia dos Pais: o novo pai é o resultado do companheirismo entre os casais

Publicado em 13/08/2022 às 02h00
Dia dos Pais: pai e filha

Dia dos Pais: passar o dia fora de casa é morrer de saudade. Crédito: Shutterstock

Quem será ele? Que novos comportamentos têm? Sei que ele é diferente do “velho” pai.

Quando a criança nasce, o pai tradicional acha que se der “uma ajuda” para a mãe numa troca de fralda ou numa crise de cólica estará fazendo seu papel. Afinal, “é dela 90% da responsabilidade sobre o bebê”.

Já o novo pai é o resultado do companheirismo entre os casais está se estabelecendo de maneira positiva e mais equilibrada.

Minhas observações e dicas para esses pais são: ser parceiro na gravidez e engravidar também; ir às consultas médicas; fazer cursos de pais; estar ao lado da mulher no parto; ler sobre os primeiros cuidados com os bebês… Enfim, encarar a paternidade como 50% de responsabilidade dele e 50% de responsabilidade da mãe.

Para o novo pai, trocar a fralda das seis da manhã ilumina o dia. Passar o dia fora de casa é morrer de saudade. Chegar do trabalho e dar banho de chuveiro no filho é sua dose de transcendência diária.

Ainda não sabemos as consequências desse “up” amoroso, mas eu acho sortuda a criança que nasce com um pai disposto a limpar o bumbum com franco sorriso no rosto.

Acredito que certamente isso há de ter efeito na autoconfiança, na coragem para encarar o mundo e, sobretudo, na capacidade de amar desse futuro adulto que, no seu tempo, se tornará um pai ou mãe ainda mais preparado para cuidar.

Para o novo pai, o principal verbo é cuidar, pois quem ama verdadeiramente, toma a iniciativa de cuidar. E cuida.

Feliz Dia deste novo Pai!

Até a próxima!

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível