• Taynã Feitosa

    Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

Veja lista com as 10 melhores cervejas capixabas de 2023

Publicado em 18/12/2023 às 06h00

Já estamos em dezembro, o mês oficial das retrospectivas. De carona na tendência das listas de fim de ano, resolvi dividir com você meu ranking pessoal de cervejas favoritas em 2023.

A seleção traz 10 rótulos que passaram por mim em concursos e julgamentos ou que bebi despretensiosamente. Muitas cervejas capixabas se destacaram neste ano e merecem ser relembradas.

Cerveja

Muitas cervejas capixabas se destacaram ao longo de 2023. Crédito: Shutterstock

Mas antes que você descubra quais foram as minhas mais-mais, já adianto: a lista não está em ordem de preferência, até porque são estilos distintos, consumidos em momentos diferentes. Para mim, a melhor cerveja é a que estou bebendo no momento. Portanto, aprecie na ordem que preferir!

10 MELHORES CERVEJAS CAPIXABAS DE 2023

  1. 1

    Tom Imperial Stout - Três Santas

    A cervejaria de Santa Teresa teve vários rótulos premiados neste ano nos principais concursos de cerveja do país. Para mim, a Tom é inesquecível. Maturada por seis meses em barril de carvalho com cachaça, é uma Imperial Stout complexa e perfeita. 

  2. 2

    Roots Strong American Style Imperial Stout - Três Torres

    Fazendo a dobradinha das Imperial Stout, mas essa com pegada americana, a cervejaria de João Neiva não deixa por menos com sua premiadíssima Roots Strong, que medalhou tanto na Copa Cerveja Brasil quanto na 2ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal.

  3. 3

    Barba Ruiva Coffee Lager - Barba Ruiva

    Essa cerveja de ouro da Barba Ruiva é o básico muito mais que bem-feito. Trata-se da Pilsen da casa, que por si só já é maravilhosa, com adição do café arábica Black Tucano Honey. O resultado é uma lager perfeita para quem ama café, assim como eu, e também medalhou na Copa Cerveja Brasil.    

  4. 4

    Red Snapper Irish Red Ale - Marlin Azul

    A cervejaria de Vila Velha ganhou fama nacional por inúmeros prêmios com a Munich Helles da casa, que faz jus à fama. Mas quem mexeu com meu coração este ano foi a Irish Red Ale da casa, que levou a medalha dourada na Copa Cerveja Brasil com louvor.

  5. 5

    Damma Wood Barrel Aged - Aurora

    Sabe aquela cerveja que cada vez que você prova fica ainda melhor? É o caso da Damma. Envelhecida em barricas de carvalho espanhol usadas pela Cachaça Santa Terezinha, ela foi destaque em concursos locais no ano passado e voltou a me surpreender em 2023, tamanha sua complexidade. 

  6. 6

    German Pils Cervejaria Loveland

    Essa foi uma das cervejas que tive a honra de conhecer no próprio pub da cervejaria. É daquelas que dá para beber por horas. Leve, com acidez e maciez na medida, como uma boa cerveja da Escola Alemã, a German Pils da cervejaria da terra do amor foi feita para agradar a diferentes paladares. Eu amei.    

  7. 7

    Leite de Mula American Lager - Mula Rouge

    Mais uma para beber por horas e horas. A American Lager da Mula é tão redondinha e tão agradável que agrada tanto os cervejeiros mais críticos quanto os mais despretensiosos, mais acostumados com cervejas comerciais. Ela é tão democrática que levou o ouro na 2ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal.  

  8. 8

    Quem está na trincheira com você? Double IPA - GunBeer

    A GunBeer é conhecida no meio cervejeiro por criar receitas ousadas e com os dois pés na Escola Americana. A diferença é que eles fazem muitas cervejas incríveis. Minha favorita do momento também medalhou em concursos neste ano e tem incríveis 80 de IBU. Mas te garanto que é um amargor tão equilibrado que vale a pena cada gole.      

  9. 9

    Conceição Double IPA - Conceição

    A double IPA assinada pela mestre cervejeira Bruna Machado é simplesmente brilhante. Forte, intensa e com um drinkability fora da curva, ela impressiona pela potência e pelo frescor. Não à toa, levou o ouro no concurso capixaba com louvor.     

  10. 10

    Pinga Fogo Hazy IPA - Piwo

    Para fechar a trinca de IPAs com um quê a mais, trouxe a super complexa e saborosa Pinga Fogo, que tem lúpulos como Idaho 7, Riwaka e Nelson Sauvin (um dos meus queridinhos do momento). A Piwo também foi uma das cervejarias destaque de 2023, visto que lançou muitas cervejas incríveis neste ano.

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cerveja Gastronomia
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível