Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 17 de maio de 2024 às 15:34
No sábado, 18 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Coquetel, uma data que merece ser celebrada com bons drinques. A origem do nome “cocktail”, abrasileirada para coquetel, vem do México, quando os locais utilizavam raízes finas e lisas de uma planta com cores que remetiam à da cauda de um galo. No Brasil, o coquetel mais famoso é a caipirinha.
Os coquetéis são divididos em três categorias, long drink (servidos em copos longos e geralmente com sucos de frutas ácidas, refrigerantes, champagne ou água gaseificada e gelo); short drink (em taças de coquetel e em pequena quantidade) e hot drink (bebidas quentes em copos geralmente com alça).
Veja a seguir receitas de coquetéis servidos nos bares e restaurantes Lemí, Marcondes e Miltes, localizados em Curitiba (PR). As bebidas foram sugeridas ao HZ para celebrar o Dia do Coquetel.
INGREDIENTES:
COMO FAZER: Bata na coqueteleira com bastante gelo, coe para um copo alto com gelo e complete com espumante. Decore com um gomo de tangerina.
INGREDIENTES:
COMO FAZER: Em um copo para Bloody Mary, adicione o suco de tomate temperado, a pimenta preta, a vodca, o suco de limão siciliano, o molho Tabasco e o molho inglês. Adicione o sal refinado e complete com gelo até preencher o copo. Misture bem todos os ingredientes até a mistura ficar uniforme. Enfeite com uma rodela de limão siciliano e uma pimenta-dedo-de-moça.
INGREDIENTES:
COMO FAZER: Em uma coqueteleira, adicione todos os ingredientes com bastante gelo. Agite vigorosamente. Coe e sirva em um copo baixo com gelo fresco. Para finalizar, decore com hortelã ou uma flor de sua preferência.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta