Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Vapt-vupt

6 receitas leves para fazer no forno

Confira como preparar opções práticas e irresistíveis em poucos minutos
Portal Edicase

Publicado em 21 de Março de 2025 às 19:37

Bolinhos de espinafre (Imagem: Nataliya Arzamasova | Shutterstock)
Bolinhos de espinafre Crédito: Nataliya Arzamasova | Shutterstock
Os pratos leves são uma excelente opção para consumir uma deliciosa refeição sem pesar o estômago. Simples de fazer e preparados no forno, eles ajudam na digestão e na obtenção de nutrientes, pois geralmente são feitos com alimentos ricos em vitaminas e proteínas essenciais para o organismo. E o melhor de tudo: também são uma alternativa para quem não tem muita experiência na cozinha.
A seguir, confira como preparar seis receitas leves e práticas no forno para uma alimentação saborosa!

Bolinho de espinafre

Ingredientes:
  • 1 maço de espinafre lavado e picado
  • 4 colheres de sopa farinha de aveia
  • 1 ovo batido
  • 2 colheres de sopa de leite desnatado
  • 1 cebola descascada e picada
  • 2 dentes de alho descascados e picados
  • Sal, azeite de oliva, cebolinha picada e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Azeite de oliva para untar
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e os dentes de alho e doure. Junte o espinafre e refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Acrescente o ovo, o leite desnatado e a farinha de aveia e misture até obter uma consistência homogênea. Tempere com sal, cebolinha e pimenta-do-reino.
Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e disponha em uma assadeira untada com azeite de oliva. Leve ao forno preaquecido a 200 °C até dourar. Sirva em seguida. 

Batata-doce recheada com frango

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola descascada e picada
  • 3 dentes de alho descascados e picados
  • 2 tomates sem sementes e picados
  • 1 pimentão vermelho sem sementes e picado
  • 300 g de frango cozido e desfiado
  • 4 batatas-doces
  • Sal, páprica doce, salsinha e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo baixo para aquecer. Adicione a cebola e os dentes de alho e doure. Junte o tomate e o pimentão e refogue até murcharem. Acrescente o frango, o sal, a páprica doce, a salsinha e a pimenta-do-reino e cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.
Em água corrente, lave a batata-doce e, com a ajuda de um garfo, faça furos por toda a casca. Disponha-as sobre uma assadeira e leve-as ao forno preaquecido a 180 °C até que fiquem macias. Retire-as do forno, espere esfriar e faça um corte no meio delas. Retire a polpa, amasse e misture ao frango. Recheie as batatas-doces com o frango. Sirva em seguida. 
Tilápia assada (Imagem: stockcreations | Shutterstock)
Tilápia assada Crédito: stockcreations | Shutterstock

Tilápia assada

Ingredientes:
  • 2 filés de tilápia
  • 1 pimentão vermelho sem sementes e cortado em cubos
  • 1 pimentão amarelo sem sementes e cortado em cubos
  • Suco de 1 limão-siciliano
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 dente de alho descascado e picado
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 cebola descascada e cortada em rodelas
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
Em um recipiente com tampa, coloque os filés de tilápia e tempere com suco de limão-siciliano, alho, páprica doce, sal e pimenta-do-reino. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Em uma assadeira, disponha os pimentões e a cebola e regue com azeite de oliva. Coloque os filés de tilápia por cima e leve ao forno preaquecido em temperatura média até o peixe dourar. Sirva em seguida.
Dica: sirva decorado com cebolinha picada.

Pizza de repolho com queijo branco

Ingredientes:
  • Fatias grossas de 1 repolho
  • 1 xícara de chá de tomate pelado cortado em cubos
  • 300 g de queijo branco ralado
  • 200 g de tomate-cereja cortado ao meio
  • Sal e azeite de oliva a gosto
  • Orégano para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma assadeira antiaderente, coloque as fatias de repolho, polvilhe com sal e regue com azeite de oliva. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 7 minutos. Retire do forno e cubra com o tomate pelado, o queijo branco e o tomate-cereja. Polvilhe com orégano e leve novamente ao forno por mais 10 minutos. Sirva em seguida.
Omelete de forno (Imagem: Nina Firsova | Shutterstock)
Omelete de forno Crédito: Nina Firsova | Shutterstock

Omelete de forno

Ingredientes:
  • 5 ovos
  • 1/2 pimentão vermelho sem sementes e picado
  • 1 chuchu cozido, descascado e picado
  • 1/2 cebola descascada e picada
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia
  • 8 tomates-cerejas cortados ao meio
  • 1 xícara de chá de folhas de espinafre
  • 1/2 xícara de chá de leite desnatado
  • Sal, azeite de oliva, salsinha picada e pimenta-do-reino moída a gosto 
Modo de preparo:
Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte o pimentão, o chuchu e as folhas de espinafre e cozinhe até as folhas da hortaliça murcharem. Desligue o fogo e reserve.
Em um recipiente, coloque os ovos, o leite desnatado e a farinha de aveia e bata com a ajuda de um garfo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Acrescente os legumes aos ovos e misture. Disponha a mistura sobre uma assadeira untada com azeite de oliva, coloque os tomates-cerejas sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 35 minutos. Sirva em seguida. 

Arroz de forno

Ingredientes:
Arroz
  • 1 xícara de chá de arrozintegral
  • 2 dentes de alho descascados e amassados
  • 1 cebola descascada e picada
  • Sal e azeite de oliva a gosto
  • Água quente para cozinhar
Recheio
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1/2 cenoura descascada e ralada
  • 1/2 tomate sem sementes e picado
  • 2 cebolas descascadas e picadas
  • 2 dentes de alho descascados e amassados
  • 1 xícara de chá de milho-verde
  • 1 xícara de chá de ervilha
  • 4 colheres de sopa de molho de tomate
  • Sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino moída a gosto 
Modo de preparo:
Arroz
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e os dentes de alho e doure. Junte o arroz e misture até ficar brilhante. Tempere com sal e mexa. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até secar. Desligue o fogo e reserve.
Recheio
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Disponha o peito de frango sobre a panela e doure. Coloque a cenoura, o milho-verde, a ervilha e o tomate e refogue por 5 minutos em fogo médio. Acrescente o molho de tomate e misture para incorporar com os demais ingredientes. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Montagem
Em uma assadeira, faça uma camada de arroz e cubra com o frango. Repita o processo até preencher toda a assadeira, finalizando com o arroz. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 10 minutos. Sirva em seguida. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Solenidade na Assembleia Legislativa do ES no século XIX
O deputado capixaba que era “imoral” (mas ele tinha razão)
Bia Schwartz, Eliana Belesa, Lara Brotas, Rachel Pires, Mariana Villas e Andrea de Pinho
Evento conecta arte, design e moda em galeria badalada de Vitória
Navio-plataforma Maria Quitéria está prestes a começar a operar no ES
Julgamento dos royalties: o tamanho do rombo e a estratégia do ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados