'Queria nunca ter feito esse filme', diz diretor de '20 Days in Mariupol', sobre guerra

O longa-metragem, que mostra a tomada da cidade portuária pelas forças da Rússia, venceu o Oscar de Melhor Documentário

Mstyslav Chernov, diretor do longa

Mstyslav Chernov, diretor do longa "20 Days in Mariupol". Crédito: Reuters/Folhapress

O longa "20 Days in Mariupol", sobre a tomada da cidade portuária pelas forças russas, venceu o Oscar de Melhor Documentário neste domingo (10). Mstyslav Chernov, o diretor, disse em seu discurso que desejava nunca ter ganho o prêmio.

"Eu queria nunca ter feito esse filme. Queria poder trocar esse prêmio pela Rússia nunca atacar a Ucrânia. Eu queria trocar todo o reconhecimento para que a Rússia nunca matasse milhares de pessoas e que pudessem soltar todos os reféns", disse.

"Eu não posso mudar o passado. Mas, juntas, todas as pessoas talentosas do mundo podem garantir que a história seja registrada e que a verdade prevaleça. Que as pessoas de Mariupol não sejam esquecidas. O cinema cria memórias e a memória cria a história."

O discurso de Chernov foi o segundo a levantar questões políticas. Antes dele, Jonathan Glazer, diretor de "Zona de Interesse", falou sobre a desumanização de palestinos e pediu pelo cessar-fogo em Gaza.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Oscar rússia Filmes
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível