Oscar 2024: Oppenheimer se prova o grande campeão da noite

Vitória
Publicado em 11/03/2024 às 09h38
Cillian Murphy, Emma Stone, Da'Vine Joy Randolph e Robert Downey Jr., no Oscar 2024

Cillian Murphy, Emma Stone, Da'Vine Joy Randolph e Robert Downey Jr. no Oscar 2024. Crédito: Carlos Barria/REUTERS/Folhapress

O Oscar 2024 foi uma montanha russa de emoções. De momentos hilários, como a participação de John Cena rememorando os 50 anos da invasão do "peladão" no Oscar em 1974, a discursos forte e desafiadores. Saiba o que rolou na 96ª edição do prêmio que aconteceu no último domingo em Los Angeles.

O OSCAR VAI...

O filme Oppenheimer, do diretor Christopher Nolan, levou os principais prêmios da noite. Ao todo, o filme ganhou sete prêmios das 13 categorias que foi indicado. Como já esperado, Cillian Murphy e Robert Downey Jr saíram vencedores nas categorias Melhor Ator e Ator Coadjuvante. Nas categorias técnicas, Oppenheimer levou a melhor na Montagem, Fotografia e Trilha Sonora. Mas além desses prêmios, Oppenheimer levou os prêmios nas categorias Melhor Filme e Melhor Diretor. Algo que já era esperado diante de toda a campanha que o filme fez ao longe de 2023.

O segundo filme de maior destaque na noite do último domingo foi Pobres Criaturas, do diretor grego Yorgos Lanthimos. O longa que acompanha a personagem Bella Baxter, interpretada pela brilhante Emma Stone, foi indicado a 11 categorias e ganhou 4 prêmios: Melhor Atriz, para Stone, Maquiagem, Direção de Arte e Figurino.

Um dos filmes mais comentado e elogiado da temporada, Anatomia de Uma Queda também indicado a Melhor Filme e Melhor Diretor, ganhou apenas o titulo de Melhor Roteiro Original. Com uma trama intrigante e elegante, o filme de Justine Triet é extremamente competente em envolver o telespectador na pergunta: ele morreu ou foi matado?

Talvez o maior esnobado da noite tenha sido Barbie. Desde a sua não indicação para Melhor Diretor para Greta Gerwig, e Melhor Atriz para Margot Robbie, o filme levou para casa apenas um Oscar, na categoria Melhor Música Original, com a canção What Was I Made For?, interpretada por Billie Eilish. Contudo, esse já se tornou um dos maiores filmes da história do cinema. Além disso, Barbie nos presenteou com uma das mais hilárias apresentações musicais da noite. Interpretada pelo ator Ryan Gosling, "I’m Just Ken" - que também concorria ao a Melhor Canção Original - tornou-se um hino dessa edição do prêmio. Contando até com a participação do icônico guitarrista do Guns N' Roses, Slash.

O prêmio de Melhor Animação ficou para o filme de Hayo Miyazaki. Filme esse que desbancou o Homem-Aranha, um dos favoritos ao Oscar ao longo de 2023. O filme do amigão da vizinhança só teria chances reais se O Menino e a Graça não estivesse competindo. Os japoneses vieram com tudo esse ano. Outro dos vencedores do Oscar 2024 também veio das terras do sol nascente. Gozilla: Minus One obteve uma vitória histórica no último domingo.

Com um orçamento total minúsculo, de apenas 15 milhões de dólares, e uma equipe de 30 pessoas, o filme do Kaiju mais querido dos cinemas venceu na categoria Melhor Efeitos Visuais. Concorrendo com grandes filmes como Guardiões da Galáxia vol. 3, Missão Impossível e Napoleão, Godzilla se mostrou a grande revelação desse Oscar.

Outra bela e grande vitória de Ficção Americana na categoria Melhor Roteiro Adaptado. O filme disputava com filmes de grande sucesso do ano passado como Oppenheimer, Barbie e Zona de Interesse.

NÃO FOI DESSA VEZ

Mais uma vez o ator, diretor, produtor e roteirista, Bradley Cooper bateu na trave. Seu filme Maestro, que havia sido indicado a 7 categorias, entre elas Melhor Filme, volta para casa com as mãos abanando. Junto com o filme de Cooper na categoria não premiados está o filme de Martin Scorsese, O Assassino da Lua da Flores, indicado em 10 categorias. Continuem tentando, rapazes.

OSCAR POLITIZADO

Esse Oscar também foi marcado por discursos políticos intensos e desafiadores. Ao receber o prêmio na categoria Melhor Documentário, o diretor Mstyslav Chernov afirmou que apesar de ter ganho o prêmio ele preferia nunca ter feito o documentário 20 dias em Mariupol. Sua fala faz referência a guerra que tem acontecido na Ucrânia, que é tema do documentário. O discurso de Chernov se tornou um grito pelo fim da guerra.

Mas esse não foi o único discurso político da noite. O comediante, apresentador e mestre de cerimônias do Oscar, Jimmy Kimmel, rebateu ao vivo as críticas nas redes sociais do ex-presidente Donald Trump. Na postagem Trump sugere que o Oscar substituísse Kimmel por outro apresentador, pois esse estava sendo medíocre no comando da cerimônia para que a “América possa voltar a ser grande novamente”, um dos jargões políticos do ex-presidente.

Em resposta, Kimmel sugeriu que já havia passado da hora do ex-presidente ser preso. Lembrando que em 2024 acontecerão as eleições presidenciais nos Estados Unidos, sendo Trump um dos candidatos ao cargo.

VENCEDORES NAS DEMAIS CATEGORIAS

  • Melhor Curta-metragem em Animação: War is Over!
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Da'Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)
  • Melhor Filme Internacional e Som: Zona de interesse
  • Curta-Metragem: A Incrível História de Henry Sugar (Wes Anderson)

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cinema Oscar Streaming Filmes
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível