Projeto social começa a funcionar no edifício do antigo Hotel Majestic

O primeiro andar já está em funcionamento e atende cerca de 65 idosos diariamente. O prédio inteiro, que ganhou o nome de Casa Ayalon, deve ficar pronto até 2027

A reforma do antigo Hotel Majestic, localizado no Centro de Vitória, ganhou novos capítulos. O local, que agora pertence à Associação Alef Bet, já está funcionando como a nova sede do Centro Cultural Casa Ayalon. A primeira etapa das obras contemplou o projeto Chai Vida, com a “Cozinha Escola” e custou cerca de R$ 411 mil. Nesse espaço, idosos em situação de vulnerabilidade social, cadastrados na entidade, recebem refeições diariamente.

O anúncio feito em 2020 era que tudo estivesse pronto e funcionando em 2023. Porém, dependendo de doações, a promessa da Associação é de que tudo fique pronto em até cinco anos, com a conclusão das obras em 2027.

O projeto para a Casa Ayalon, nome do espaço que ocupa o antigo Hotel Majestic, contempla a criação de dois auditórios, um anfiteatro, salas de multiuso, informática, vídeo e biblioteca nos quatro pavimentos do imóvel. Até a agora, a Associação realizou toda parte de contenção de riscos, hidráulica e também o primeiro andar do prédio.

Antigo Hotel Majestic vira sede da Associação Alef Bet

Antigo Hotel Majestic vira sede da Associação Alef Bet. Crédito: Vitor Jubini

“Esse espaço do antigo hotel Majestic se tornará a Casa Ayalon, que em hebraico significa ‘carvalho que abriga muitas pessoas’. Aqui será organizado um serviço em atendimento ao núcleo familiar. A Associação Alef Bet não possui fins lucrativos. O nosso objetivo é realizar ações planejadas e continuadas nas áreas intersetoriais da assistência social, da cultura e da educação”, afirma Vanessa Abreu, gerente de projetos da Associação.

Antigo Hotel Majestic vira sede da Associação Alef Bet

Antigo Hotel Majestic vira sede da Associação Alef Bet. Crédito: Vitor Jubini

Com 1.500 m², o edifício foi inaugurado em 1926 e funcionou como hotel até 1964. Depois, o imóvel abrigou a Escola Brasileira durante alguns anos. Inclusive, o interior do imóvel ainda guarda lembranças da época, como as salas de aula com os antigos quadros negros. Segundo o arquiteto e urbanista, Leandro Terrão, o layout do colégio ajudou para a construção do novo projeto. 

“Foi uma coincidência muito feliz para este projeto encontrar o layout interno da escola. Nós conseguimos aproveitar a disposição encontrada para elaborar as novas salas multiuso e oficinas socioprodutivas. Deu para aproveitar grande parte dessa estrutura" ressaltou Leandro.

ESPAÇO ALTERNATIVO

Enquanto os demais pavimentos não ficam prontos, a associação toca as oficinas e projetos em um espaço alternativo no Centro de Vitória, cedido pela Sinagoga Rechovot. Além das rodas de conversas e atividades com os idosos, há também musicalização para crianças e adolescentes com aulas de flautas, clarinete, trompete, saxofone, piano, teclado, bombardino e coral.

Antigo Hotel Majestic vira sede da Associação Alef Bet

Antigo Hotel Majestic vira sede da Associação Alef Bet. Crédito: Vitor Jubini

PRÓXIMOS PASSOS

A meta da Associação agora é angariar recursos para continuar as próximas etapas das obras do imóvel. Para isso, eles pedem a contribuição de empresas parceiras e doadores voluntários. Os interessados podem entrar em contato através do site e redes sociais da “Alef Bet”.

“Está sendo um desafio muito grande porque a gente precisa de muito recurso. Estamos no caminho agora para encontrar essas empresas que queiram abraçar essa causa e colaborar financeiramente. Isso vai fomentar a ampliação dos nossos projetos”, ressalta Vanessa.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível