Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • HZ
  • Cultura
  • Por onde anda o Maria Fumaça, trem da área externa do Museu Vale?
Fora dos trilhos

Por onde anda o Maria Fumaça, trem da área externa do Museu Vale?

A locomotiva de origem japonesa chegou no Museu em 1998, durante a inauguração do local, permanecendo até 2025
André Cypreste

Publicado em 08 de Maio de 2026 às 10:10

Destacam-se durante A Maria Fumaça é a maior peça do acervo, além da maquete ferroviária, com seus 34 m² de área construída.
A Maria Fumaça é a maior peça do acervo, além da maquete ferroviária, com seus 34 m² de área construída. Edson Chagas

Quem passa pela antiga sede do Museu Vale, que fica no bairro Argolas, em Vila Velha, percebe a ausência de um dos símbolos mais conhecidos do espaço: a Maria Fumaça que ficava exposta na área externa do museu. O espaço, que está sendo restaurado para dar lugar ao novo Museu Ferroviário do Espírito Santo, optou por retirar o veículo do local. Mas para onde ela foi levada e por qual motivo?

 

Procurado, o Museu Vale informou que a locomotiva foi retirada do espaço em 2025 e atualmente está posicionada em frente à Estação Pedro Nolasco, em Cariacica. A mudança aconteceu porque o trem faz parte do acervo histórico do museu, que não integrou o acordo de doação do prédio. 


O imóvel passa por obras de restauração e adaptação para receber um novo espaço cultural, mas ainda não há previsão, nem expectativa, para o retorno do trem ao antigo endereço.

Um modelo histórico

O modelo ‘Mikado 185’, originado nos Estados Unidos, chegou ao Espírito Santo em 1950, quando fazia a viagem carregando os vagões cheios de minério de Itabira (MG) para Vitória no período de 72 horas.


A locomotiva deixou de ser utilizada no transporte de passageiros e cargas por volta de 1966, quando os modelos a vapor começaram a ser substituídos por locomotivas diesel-elétricas.

 

O exemplar ligado ao Museu Vale foi restaurado em 1997 e, no ano seguinte, chegou funcionando pelos trilhos até o museu durante a inauguração do espaço, tornando-se um dos principais cartões-postais do local.

Veja Também 

O cantor e compositor, Gilberto Gil, se apresentou na casa de shows Qualistage, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em junho de 2023

TV Gazeta vai exibir show da turnê de despedida de Gilberto Gil

Atrações nacionais da Expo Aracruz 2026

Os Barões da Pisadinha, Léo Santana e Felipe Araújo comandam festa em Aracruz

Imagem de destaque

Museu Vale vai ser restaurado e abrigará novo espaço cultural em Vila Velha

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Jovem morre e suspeito é preso após confronto com a PM em Pedro Canário
Aeroporto Internacional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul
Empresário do ES alvo da Operação Baest é preso em aeroporto na fronteira com o Paraguai
Imagem de destaque
Veja como consultar ofertas do Desenrola nos canais de atendimento dos bancos

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados