Redes Sociais

'O Agente Secreto': Kleber Mendonça Filho vence prêmio de direção em Cannes

Longa do diretor pernambucano, laureado por 'Bacurau' há seis anos, também foi premiado pela atuação de Wagner Moura

Publicado em 24 de maio de 2025 às 15:11

CANNES - "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de direção no Festival de Cannes, neste sábado (25). A vitória acontece seis anos depois de o diretor pernambucano levar o prêmio do júri para casa por "Bacurau".

O longa se passa em Recife, em 1977, e é protagonizado por Wagner Moura, que vive um pesquisador perseguido por homens truculentos. Apesar de a história não ser exatamente sobre a ditadura militar, ela denuncia a violência e a corrupção que marcaram o período. A trama mistura elementos fantásticos com a realidade para refletir sobre a reconstrução da memória.

'O Agente Secreto' é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz.
'O Agente Secreto' é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Crédito: Victor Jucá

"O Agente Secreto" foi bem recebido por críticos e jornalistas após sua estreia no festival, na semana passada, e era esperado que levasse algum prêmio para casa. No começo da tarde deste sábado, o longa já havia vencido o prêmio da Fipresci, a Federação Internacional de Críticos de Cinema.

O prêmio de agora encerra um ano histórico para o Brasil em Cannes, com recorde de profissionais no Mercado do Filme, área de negócios que elegeu o país como grande homenageado desta edição.

O prêmio também reforça o bom momento do cinema brasileiro, que acaba de vencer seu primeiro Oscar de filme internacional, por "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, e o Urso de Prata no Festival de Berlim, por "O Último Azul", de Gabriel Mascaro.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação