Com duas edições em 2022, Festival de Cinema de Vitória começa nesta semana

Evento gratuito acontece de terça (21) a sábado (25), no Centro Cultural Sesc Glória (Vitória), com exibição de mais de 30 filmes, homenagem a Marcélia Cartaxo e estreia do filme capixaba "Os Primeiros Soldados"

Filme capixaba

Filme capixaba "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, ganhará sua primeira exibição no Estado dentro da programação do Festival de Cinema de Vitória: Reencontro. Crédito: Felipe Amarelo

Preparado para uma participar de uma maratona cinematográfica, bebê? Defendendo o (delicioso) clichê "dois é melhor ainda", o Festival de Cinema de Vitória acontece em duas oportunidades em 2022.

A primeira delas, batizada de "Reencontro", rola no Centro Cultural Sesc Glória, de terça (21) a sábado (25), resgatando, entre outras ações, filmes exibidos, e premiados com o Troféu Vitória em 2021. Os ingressos para as sessões serão liberados uma hora antes de cada exibição.

A segunda edição, por sua vez, já tem data para acontecer, de 20 a 25 de setembro, com atrações inéditas a serem divulgadas. A programação para dos dois eventos é totalmente gratuita.

REENCONTRO

Num clima de recordar é viver, depois de dois anos em versão on-line, o Festival de Cinema de Vitória retorna com uma edição especial. Chamada Reencontro, ela é uma espécie de desdobramento do evento virtual realizado em novembro de 2021.

Na programação da próxima semana, títulos exibidos nas mostras competitivas da 28ª edição, pré-estreia de longas-metragens, três sessões com filmes convidados e o lançamento da edição física do Cadernos da Homenageada Nacional: Marcélia Cartaxo e do Caderno da Homenageada Capixaba: Margarete Taqueti. Além disso, rolam oitos oficinas focando diversas etapas da produção audiovisual.  

A atriz Marcélia Cartaxo receberá o Caderno da Homenageda Nacional no

A atriz Marcélia Cartaxo receberá o Caderno da Homenageda Nacional no "Festival de Vitória: Reencontro". Crédito: Rodrigo Barbosa

Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória, fala sobre a importância do retorno ao presencial. "Estamos saudosos e ansiosos para esse reencontro entre espectadores, realizadores e filmes. A experiência das exibições virtuais não dá conta de reproduzir o calor da reação da plateia, nem a emoção dos diretores ao assistirem suas obras projetadas na telona", acredita.

"No entanto, ainda estamos na pandemia da Covid-19, o que requer cautela e cuidados. O cinema é, sobretudo, uma arte do encontro. Por isso, garantir que essa audiência presencial aconteça é efetivar essa essência da arte cinematográfica. O cinema brasileiro, apesar de todos os percalços do contexto atual, é criativo, potente e uma expressão cultural que traduz a identidade do brasileiro ao registrar o nosso modo de ser. Um festival de cinema brasileiro é uma chance de nos enxergarmos na tela grande", defende Lucia, adiantando sua expectativa sobre a 29ª edição, que acontece em setembro.

"Esta edição especial de reencontro será um ensaio para a 29ª edição, que irá acontecer em setembro e onde o público capixaba poderá ficar sintonizado com a mais recente safra da produção cinematográfica brasileira advinda do contexto pandêmico".

PRÉ-ESTREIAS

O destaque da edição "Reencontro" está nas pré-estreias. Um dos longas nacionais mais elogiados e premiados de 2021, o belíssimo "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, abre a programação, trazendo um doloroso e sensível retrato do início da pandemia do HIV no Brasil, e no ES, no começo dos anos 1980.

O projeto - que ganhou troféus no Festival do Rio 2021, na Mostra de Tiradentes 2022 e no tradicional International Film Festival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha, só para citar algumas láureas - terá sua primeira exibição em terras capixabas. Destaque para as grandes atuações de Johnny Massaro e Renata Carvalho.

Quem encerra a programação do FCV é "Serial Kelly", de René Guerra. O longa, que tem sua primeira exibição em Vitória, acompanha a agenda de shows de uma cantora de forró eletrônico em "inferninhos" pelo sertão e o rastro de mortes (!) que ela vai deixando pelo caminho. A protagonista é Gaby Amarantos, portanto, espere muito "close", babado, confusão e gritaria.

"Reencontro" ainda irá exibir três longas-metragens convidados, que foram projetados fora de competição na edição on-line do ano passado. Entre os selecionados, estão o capixaba "A Matéria Noturna", de Bernard Lessa, "Limiar", de Coraci Ruiz, e "Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem", de Natara Ney. 

O capixaba

O capixaba "Matéria Noturna", de Bernard Lessa, é um dos filmes convidados do Festival de Cinema de Vitória. Crédito: Safira Moreira

LÁUREAS

Outro destaque de "Reencontro" fica para a seleção de filmes, entre curtas e longas-metragens, premiados com o Troféu Vitória exibidos virtualmente. Entre os filmes projetados estão os vencedores das 11 Mostras Competitivas do festival e do Prêmio Especial da ABD, com destaque para "Prata", de Lucas Melo, "Mirador" (veja trailer abaixo), de Bruno Costa, "O Peixe", de Natasha Jascalevich, e "Quimera", de Luísa Costa Miranda.

Haverá debates (comandados pelo jornalista Filippo Pitanga e pela cineasta Flavia Candida) com os realizadores dos curtas-metragens premiados, que acontecem diariamente logo após as sessões, com início às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória. Já o bate-papo com os diretores dos longas-metragens será no sábado (25), às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi.

O ano de 2022 marca o retorno do tradicional Festivalzinho de Cinema de Vitória. A mostra, que precisou ser paralisada em função da pandemia da Covid-19, chega a sua 21ª edição. O projeto, que tem como foco criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública de ensino e o universo audiovisual, acontece no Cine Metrópolis (Ufes), entre os dias 22 e 24 de junho. Participarão da iniciativa estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de Ensino Público do Município de Serra.

TENDALAB

Pensa que acabou? Claro que não. No sábado (25), a partir das 22 horas, no Saldanha da Gama, acontece o lançamento do Festival TendaLab, onde poderá ser conferido uma programação musical trazendo um recorte da música brasileira contemporânea, em uma noite de "alma carnavalesca".

No line up, a cantora Letrux, a Banda Malacaxeta, com a participação especial da atriz e cantora Letícia Persiles, e o DJ Set do Bloco Amigos da Onça, com programação 0800. A distribuição de ingressos será na semana do evento, tanto pelo Facebook quanto pelo Instagram do Festival de Cinema de Vitória. 

Letrux

Letrux é atração do lançamento do Festival TendaLab. Crédito: Divulgação

As apresentações marcam o lançamento do Festival TendaLab, que acontece de 22 a 24 de setembro, em parceria com a programação do 29º FCV.

FORMAÇÃO

Não menos importante, são as oficinas de formação, tradicionalmente organizadas pelo festival. Entre as atividades de "Reencontro", estão os cursos "Descolonizando o Roteiro", com o cineasta, Clementino Junior; "Escrita de Curta-Metragem de Horror", com a cineasta e roteirista, Carissa Vieira; "Narrativa das Redes - Criação de Conteúdo On-line com Ferramentas de Cinema", com o jornalista Filippo Pitanga; "O Personagem como Centro de um Universo no Cinema de Não-ficção", com o cineasta Gustavo Vinagre; "A Construção do Roteiro a partir da Desconstrução dos Personagens", com a diretora e roteirista Julia Katherine; "Produção de Conteúdo para Internet", com Emmy Lobo; "Oficina de Realização de Cinema em Vídeo", com Luiz Carlos Lacerda, e "A Vertigem do Subtexto", com Gilda Nomacce. 

Todo o processo para as inscrições será on-line, via formulário Google, que pode ser retirado no site do festival. Para oficializar o processo de inscrição, é preciso entregar, na sede da Galpão Produções/ IBCA, um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó, que serão doadas para o Asilo de Vitória. A Galpão fica localizada na Rua Profa. Maria Cândida da Silva, 115, Bairro Republica, Vitória.

28º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA: REENCONTRO

  • QUANDO:  de terça (21) a sábado (25), com programação gratuita e atrações em diversos locais

  • ONDE:
  • Centro Cultural Sesc Glória: Teatro Glória, Sala Cariê Lindenberg e Marien Calixte (Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória)
  • Exibições + Debates de Curtas + Cerimônias de Homenagem. Para o espaço, os ingressos serão liberados uma hora antes de cada exibição

  • Hotel Senac Ilha do Boi (Rua Bráulio Macedo, 417, Ilha do Boi, Vitória)
  • Debates de Longas + Coletivas de Homenagem + Oficinas 

  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória)
  • Festivalzinho de Cinema de Vitória 

  • Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa (Rua dos Cravos, Feu Rosa, Serra)
  • Oficina de Realização em Cinema e Vídeo 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Este vídeo pode te interessar

  • SEGUNDA (20)
  • 14h - Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa 

  • TERÇA (21)
  • 9h - Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 9h - Oficina Descolonizando o Roteiro - Clementino Junior - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina O Personagem como Centro de um Universo no Cinema de Não-Ficção - Gustavo Vinagre - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina A Internet como Caminho - Emy Lobo

  • 13h30 - Oficina Escrita de Curta-metragem de Horror - Carissa Vieira - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 13h30 - Oficina A Vertigem do Subtexto - Gilda Nomacce - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 13h30 - Oficina A Construção do Roteiro a partir da Desconstrução das Personagens - Julia Katharine 

  • 15h - Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 15h - Mostra de Curtas Premiados + Debate – Programa 1 
  • Sala Cariê Lindenberg - Centro Cultural Sesc Glória
  • Classificação Indicativa: 18 anos
  • "Praia dos Tempos" (Luan Santos, FIC, BA, 11’)
  • "Nostalgia" (Raphael Araújo, ANI, ES, 1’)
  • "Portugal Pequeno" (Victor Quintanilha, FIC, RJ, 20’)
  • "Quimera" (Luísa Costa Miranda, FIC, ES, 13’)

  • 19h – Cerimônia de Abertura

  • 19h30 - Sessão Especial de Abertura
  • "Os Primeiros Soldados" (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES, 107’)
  • Classificação Indicativa: 16 anos

  • QUARTA (22)  

  • 9h -  Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 9h - Oficina Descolonizando o Roteiro - Clementino Junior - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina O Personagem como Centro de um Universo no Cinema de Não-Ficção - Gustavo Vinagre - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina A Internet como Caminho - Emy Lobo

  • 9h - Oficina Narrativa das Redes - Criação de Conteúdo On-line com Ferramentas de Cinema - Filippo Pitanga

  • 9h - 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória 
  • Cine Metrópolis - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Classificação Indicativa: Livre  
  • "A Cápsula do Tempo" (Rodrigo Grota, FIC, Cor, 13’, PR)
  • "Umbrella" (Helena Hilário e Mário Pece, ANI, Cor, 8’, BR)
  • "Sobre Amizade e Bicicletas" (Julia Vidal, FIC, Cor, 12’, PR)
  • "Stone Heart" (Humberto Rodrigues, ANI, Cor, 9’, AM) 
  • "Antes que Vire Pó" (Danilo Custódio, FIC, Cor, 12', PR) 
  • "O Sonho do Zezinho" (Edmundo Lacerda, FIC, COR, 20',BA) 

  • 13h30 - Oficina Escrita de Curta-metragem de Horror - Carissa Vieira -  Hotel Senac Ilha do Boi

  • 13h30 - Oficina A Vertigem do Subtexto - Gilda Nomacce -  Hotel Senac Ilha do Boi

  • 13h30 - Oficina A Construção do Roteiro a partir da Desconstrução das Personagens - Julia Katharine 

  • 15h -  Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 14h - 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória 
  • Cine Metrópolis - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Classificação Indicativa: Livre  

  • 15h - Mostra de Curtas Premiados + Debate – Programa 2 
  • Sala Cariê Lindenberg – Centro Cultural Sesc Glória
  • Classificação Indicativa: 14 anos
  • "Cinco Fitas" (Heraldo de Deus e Vilma Martins, FIC, BA, 15’)
  • "Meus Santos Saúdam teus Santos" (Rodrigo Antônio, DOC, PA, 14’)
  • "Faz Vinte Anos" (Tati Franklin, EXP, ES, 6’)
  • "Prata" (Lucas Melo, EXP, RJ, 21’)
  • "O Barco e o Rio" (Bernardo Ale Abinader, FIC, AM, 17’)
  • "O Peixe" (Natasha Jascalevich, EXP, RJ, 11’)

  • 19h30 - Mostra de Longas Premiados – Programa 2 – Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória
  • Classificação Indicativa: 14 anos
  • "Mirador" (Bruno Costa, FIC, PR, 95’)
  • "Mulher Oceano" (Djin Sganzerla, FIC, SP, 99’)

  • QUINTA (23)
  • 9h - Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 9h - Oficina Descolonizando o Roteiro - Clementino Junior - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina O Personagem como Centro de um Universo no Cinema de Não-Ficção - Gustavo Vinagre - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina A Internet como Caminho - Emy Lobo

  • 9h - Oficina Narrativa das Redes - Criação de Conteúdo On-line com Ferramentas de Cinema - Filippo Pitanga 

  • 9h - 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória 
  • Cine Metrópolis - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Classificação Indicativa: Livre  

  • 13h30 - Oficina Escrita de Curta-metragem de Horror - Carissa Vieira -  Hotel Senac Ilha do Boi

  • 13h30 - Oficina A Vertigem do Subtexto - Gilda Nomacce -  Hotel Senac Ilha do Boi

  • 13h30 - Oficina A Construção do Roteiro a partir da Desconstrução das Personagens - Julia Katharine

  • 14h - 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória 
  • Cine Metrópolis - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Classificação Indicativa: Livre  

  • 15h - Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 15h – Sessão Especial - Sala Marien Calixte - Centro Cultural Sesc Glória
  • "A Matéria Noturna" (Bernard Lessa, DOC, ES, 89′)
  • Classificação Indicativa: 12 Anos
      
  • 15h - Mostra de Curtas Premiados + Debate – Programa 3 
  • Sala Cariê Lindenberg - Centro Cultural Sesc Glória
  • Classificação Indicativa: 12 anos
  • "Lockdown", de Roberto Mamfrim. Artista: Carga Pezada - 5’
  • "Há uma Profeta nas Olaias, Tenham Cuidado!" (Lucas Camargo de Barros, DOC, SP, 8’)
  • "Presente Maravilha" (Jeã Santos, EXP, RJ, 3’)
  • "Tapajós Ameaçado" (Thomaz Pedro, DOC, SP, 25’)

  • 19h - Cerimônia de Homenagem à Margarete Taqueti e Marcélia Cartaxo – Teatro Glória - Centro Cultural Sesc Glória

  • 19h30 - Mostra de Longas Premiados – Programa 3 
  • Classificação Indicativa: 16 anos
  • Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória
  • "Máquina do Desejo" (Joaquim Castro e Lucas Weglinski, DOC, SP, 110’)

  • SEXTA (24)  
  • 9h -  Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 9h - Oficina Descolonizando o Roteiro - Clementino Junior - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina O Personagem como Centro de um Universo no Cinema de Não-Ficção - Gustavo Vinagre - Hotel Senac Ilha do Boi

  • 9h - Oficina A Internet como Caminho - Emy Lobo

  • 9h - Oficina Narrativa das Redes - Criação de Conteúdo On-line com Ferramentas de Cinema - Filippo Pitanga 

  • 9h e 14h - 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória 
  • Cine Metrópolis - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Classificação Indicativa: Livre  

  • 15h - Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 15h – Sessão Especial - Sala Marien Calixte - Centro Cultural Sesc Glória
  • "Limiar" (Coraci Ruiz, DOC, SP, 77’)
  • Classificação Indicativa: 12 Anos 

  • 15h - Mostra de Curtas Premiados + Debate – Programa 4 
  • Sala Cariê Lindenberg - Centro Cultural Sesc Glória
  • Classificação Indicativa: 16 anos
  • "25 Anos sem Asfalto" (Fabi Andrade, FIC, SP, 15’)
  • "Bruta", de Raymundo Calumby. Artista: Sandyalê - 6’
  • "O Fio de Ariadne" (Mozart Freire e Ton Martins, FIC, CE, 16’)
  • "Time de Dois" (André Santos, FIC, RN, 11’)
  • "Utopia" (Rayane Penha, DOC, AP, 15’)

  • 19h - Mostra de Longas Premiados – Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória
  • Classificação Indicativa: 12 anos
  • "Última Cidade" (Victor Furtado, FIC, CE, 70’)
  • "Noites de Alface" (Zeca Ferreira, FIC, RJ, 79’)

  • SÁBADO (25)
  • 9h - Oficina de Realização em Cinema e Vídeo - Luiz Carlos Lacerda - CRJ Feu Rosa

  • 10h - Debate com Realizadores da Mostra de Longas Premiados – Hotel Senac Ilha do Boi

  • 15h – Sessão Especial - Sala Marien Calixte - Centro Cultural Sesc Glória
  • "Espero que esta te encontre e que estejas bem" (Natara Ney, DOC, COR, RJ/PE, 2020)
  • Classificação Indicativa: 12 Anos 

  • 15h - Mostra de Curtas Premiados + Debate – Programa 5 
  • Sala Cariê Lindenberg – Centro Cultural Sesc Glória
  • Classificação Indicativa: 16 anos
  • "Jamary" (Begê Muniz, FIC, AM, 15’)
  • "Magnético" (Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, SC, DOC, 25’)
  • "Os Últimos Românticos do Mundo" (Henrique Arruda, FIC, PE, 23’)
  • "Usina – Desejo contra a indústria do medo" (Amanda Seraphico, Clarissa Ribeiro e Lorran Dias (Anarca Filmes), FIC, RJ, 16’)

  • 19h – Sessão Especial de Encerramento 
  • Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória
  • "Serial Kelly" (René Guerra, RJ, FIC, 85’)
  • Classificação Indicativa: 16 anos

  • 22h - Lançamento do Festival TendaLab
  • Saldanha da Gama, Forte São João - Centro de Vitória
  • Letrux Aos Prantos
  • Djs Amigos da Onça
  • Banda Malacaxeta + Letícia Persiles, com ingressos a ser distribuídos na semana do evento pelo Facebook e Instagram do FCV

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cinema Cultura Festival de Cinema de Vitória Sesc Glória Vitória (ES)
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível