Carnaval de Vitória 2024: conheça sambas e enredos das escolas do Grupo de Acesso A

Fique por dentro dos sambas-enredos escolhidos por Andaraí, Mocidade da Praia, Imperatriz do Forte, Unidos de Barreiros, Independente de Eucalipto, Império de Fátima e São Torquato

Andaraí em 2022

A Andaraí é uma das agremiações que disputam o Grupo de Acesso A do Carnaval de Vitória. Crédito: Fernando Madeira

Na luta para entrar (em alguns casos retornar) na elite do carnaval capixaba, as escolas do Grupo de Acesso A prometem arrasar no Sambão do Povo em 2024. Vamos conhecer mais sobre os sambas-enredos (e os enredos) das agremiações que participam desta divisão. Como bônus, você poderá decorar o "hino" da sua escola do coração.

A Andaraí aposta em uma reedição do Carnaval de 1991, "Histórias Que A Vovó Contava", em que a escola foi campeã do Grupo de Acesso. Com um enredo alegre e descontraído, a temática será voltada para histórias que avós contavam antigamente. Um mix que envolve lendas, folclores e sonhos, aliados com a evolução tecnológica que já estava prevista naquela época. Confira o samba:

A Mocidade da Praia vai se jogar no tema "Mangue: A Origem da Vida", que destaca este berço de biodiversidade presente em Vitória. Além de enfatizar seu valor histórico, cultural e ambiental, a agremiação defende a resistência do patrimônio vital para sua identidade. Veja:

"Nascido em Berço Forte, Para Sempre Um Eterno Aprendiz" é a temática da Imperatriz do Forte, que retrata sonhos de um grupo de jovens amigos que nasceram no Forte São João (Vitória) e que todos os dias acordam e se deparam com o belo amanhecer da Baía de Vitória e suas belezas. Confira:

A Unidos de Barreiros vai homenagear e resgatar a história de Guarapari. Rica em cultura, gastronomia e turismo, a Cidade Saúde também foi palco de forte resistência de povos originários. A escola traz todas as histórias, reis da natureza, batalhas, conquistas e riquezas desta terra. Veja "Guarapari, O Paraíso É Aqui":

Independente de Eucalipto vem com o tema "Baixo Guandu, Pelo Mar e Nos Trilhos da Economia O Progresso se Fez", que reverencia a história de Baixo Guandu, município do Noroeste capixaba. De cafezais a cachoeiras, a escola da Grande Maruípe levará todos os sabores da cidade para o Sambão do Povo. 

Uma das agremiações da Serra, Império de Fátima terá como foco as benzedeiras em "Benzê, Beneditas benzedeiras". A intenção será abordar a tradição do ato de benzer conjuntamente com a imagem das benzedeiras, marcadas no imaginário, memória e cultura do povo brasileiro. Escute abaixo:

E, por último, a São Torquato homenageará a terra do axé, com a temática "De Salvador Ecoa o Canto de Alegria e a Festa na Capital da Bahia".

A escola traz toda a energia e alegria da primeira capital do Brasil para a passarela do Sambão do Povo. A agremiação de Vila Velha será a quarta a desfilar no primeiro dia de desfiles deste ano, na sexta-feira (2).

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Andaraí Carnaval Cultura Imperatriz do Forte Independentes de São Torquato Sambão do Povo Carnaval 2024 Festa
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível