> >
9 dicas essenciais para quem quer economizar na conta de ar-condicionado

9 dicas essenciais para quem quer economizar na conta de ar-condicionado

O verão ainda não chegou, mas especialistas aconselham como usar aparelhos refrigeradores com parcimônia para não aumentar a fatura da energia elétrica em casa nesse calor recorde que anda fazendo no ES

Publicado em 17 de novembro de 2023 às 16:24

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
A média de temperatura ideal é 23ºC para evitar sobrecarga do consumo de energia
A média de temperatura ideal é 23ºC para evitar sobrecarga do consumo de energia. (Shutterstock)

Depois de uma semana com alerta vermelho para as altas temperaturas no Espírito Santo, a atenção se voltou para o consumo excessivo de ar-condicionado. Embora ainda estejamos em meio à primavera, isso parece ser um prenúncio de que, no verão, esses aparelhos vão continuar consumindo mais energia para manter o mesmo desempenho comparado com épocas de temperaturas mais amenas, e o susto certamente virá na fatura da conta de energia no final do mês.

Para mostrar que o ar-condicionado não é, necessariamente, o vilão da energia, especialistas consultados pelo Hub Imobi explicam como minimizar o impacto no orçamento dos capixabas quando só o equipamento pode aliviar o calorão.

O gestor da EDP, Adilson Herzog, explica que, com o aumento das temperaturas, os aparelhos de refrigeração consomem mais energia para entregar a mesma eficiência, “o que acaba por refletir na elevação do valor da conta de energia”.

Segundo uma nota emitida pela empresa de energia, em condições de temperatura ambiente mais elevada, o consumo energético pode ser de até 20% para cada 5°C a 10°C acima da temperatura ambiente padrão para a qual o refrigerador foi projetado.

Contratar serviços de limpeza de ares-condicionados anualmente é fundamental para manter a eficiência do produto
Contratar serviços de limpeza de ares-condicionados anualmente é fundamental para manter a eficiência do produto. (Shutterstock)

A organização informou, ainda, que estudos indicam que esse percentual pode ser ainda maior quando o equipamento é utilizado com a abertura de portas, devido a troca de calor com o ambiente externo.

Por isso, antecipando eventuais dores de cabeça, Herzog acrescenta que, quem ainda vai instalar um aparelho de ar-condicionado, é importante verificar se a rede elétrica do imóvel está dimensionada para receber essa nova demanda de energia. “Isso é necessário para evitar sobreaquecimento na fiação e fuga de corrente”, salienta.

O engenheiro eletricista e assessor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Eduardo Armando Altoe, não é totalmente verdadeiro afirmar que o ar-condicionado é o maior vilão do consumo de energia, visto que todo aparelho, seja qual for, é projetado para desempenhar sua função em uma determinada potência.

“Por esse motivo, é fundamental, ao comprar um aparelho, saber qual é a dimensão do ambiente e para qual finalidade ele é usado. Isso vai evitar a compra de um equipamento com uma potência maior do que o necessário”, alerta.

Com isso em mente, confira nove dicas de como usufruir o ar-condicionado sem gastar mais energia do que o necessário:

  • 01

    Antes de comprar

    Consulte qual é o aparelho ideal para cada cômodo. Isso é possível de avaliar olhando o tamanho do ambiente e qual é o uso dele. O engenheiro do Crea-ES também recomenda a escolha de equipamentos mais econômicos, como os modelos inverter, por exemplo.

  • 02

    Qualidade em primeiro lugar

    Não esqueça também de checar se o produto tem certificação de qualidade do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). “Este selo é uma forma de saber qual equipamento é mais eficiente e que consome menos energia”, sinaliza.

  • 03

    Planeja-se

    Antes da instalação em si, se possível, procure colocar o aparelho em uma área com sombra ou com uma cobertura. Isso impede uma sobrecarga no produto ao receber ainda mais calor do que o ar que ele vai refrigerar.

  • 04

    Pense antes de ligar

    Os ventiladores de teto são a forma mais em conta de arejar um ambiente. Quando utilizados na velocidade média, podem consumir até 11 vezes menos que um ar-condicionado. Por isso, pense duas vezes antes de apertar o botão de ligar do controle do ar-condicionado se você já tiver um ventilador à disposição.

  • 05

    Use a temperatura ideal

    Não adianta ligar o ar-condicionado já com a temperatura mínima acreditando que o ambiente vai gelar imediatamente. Pense em um carro: para o veículo percorrer de A até B, em altíssima velocidade, o consumo de combustível vai nas alturas. Com uma velocidade mais compatível, o automóvel vai chegar a B, mas consumindo bem menos gasolina. É a mesma lógica com o ar-condicionado. Por isso, as recomendações dos especialistas é utilizar o aparelho na temperatura entre 23 e 25ºC, e mantê-la durante todo o período de uso, sem ficar aumentando e diminuindo.

  • 06

    Mantenha o espaço fechado

    Fechando bem todas as janelas e portas do ambiente evita a dissipação do ar frio, impedindo também momentos de sobrecarga do equipamento.

  • 07

    Antecipe-se

    Quando souber que vai precisar desligar o ar-condicionado, quando acordar ou ao final do expediente, desligue o aparelho, pelo menos, meia hora antes. Isso porque, durante esses minutos, o ambiente vai permanecer refrigerado sem o equipamento estar ligado. Isso pode parecer pouco, mas, em um mês, pode lhe poupar horas de energia gasta na sua fatura.

  • 08

    Limpeza em dia

    Mantenha os filtros do ar-condicionado limpos, visto que a sujeira atrapalha a circulação do ar no aparelho, o que exige maior esforço dele. Para quem tem disponibilidade, o ideal é realizar uma faxina uma vez por semana. Se isso não for possível, não deixe que essa limpeza passe de uma vez por mês.

  • 09

    Manutenção sempre

    Anualmente, procure um profissional habilitado para um serviço de limpeza geral na manutenção elétrica e no dreno do aparelho.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais