Sair
Assine
Entrar

  • Início
  • Futebol
  • Confira destaques e conquistas capixabas no esporte na temporada 2022
Retrospectiva

Confira destaques e conquistas capixabas no esporte na temporada 2022

Ano foi marcado por conquistas em modalidades tradicionais no Estado, como ginástica e bodyboard, além da boa participação de Richarlison na Copa do Mundo

Publicado em 29 de Dezembro de 2022 às 15:49

João Barbosa

Publicado em 

29 dez 2022 às 15:49
Luna Hardman, Richarlisone Geovanna Santos foram alguns dos capixabas em destaque no ano de 2022
Luna Hardman, Richarlison e Geovanna Santos foram alguns dos capixabas que se destacaram em 2022 Crédito: Reprodução / Redes Sociais
Chega ao fim mais uma temporada do esporte no Espírito Santo. O ano de 2022 foi marcado por conquistas em modalidades tradicionais no Estado. Celeiro de talentos há décadas, o bodyboard e a ginástica rítmica viram novas estrelas brilharem no cenário nacional e internacional. No futebol, Richarlison chamou a atenção na Copa do Mundo do Catar, com marcas históricas. E, nos gramados capixabas, o Real Noroeste manteve a sua hegemonia, com o bicampeonato estadual e boas campanhas na Copa do Brasil, no Brasileiro da Série D e na Copa Verde. A temporada também teve o Vitória levantando a Copa Espírito Santo.
Para relembrar os principais momentos da temporada, A Gazeta, em parceria com o ge Espírito Santo, organizou uma retrospectiva. Confira o que de mais importante aconteceu no esporte local.

Richarlison na Copa

CBF
Gol de voleio de Richarlison, na vitória sobre a Sérvia, foi eleito o mais bonito da Copa Crédito: Lucas Figueiredo/CBF
Apesar da eliminação da Seleção Brasileira nas quartas de final, a Copa do Mundo 2022 entrou para a história do futebol do Espírito Santo, por meio do atacante Richarlison. Ao ser convocado e relacionado para o jogo de estreia, o jogador se tornou o quarto capixaba a disputar um Mundial.
Em campo, Richarlison quebrou outra marca. O atacante nascido em Nova Venécia foi o primeiro capixaba a fazer gols em Copas do Mundo. Na vitória de 2 a 0 diante da Sérvia, o jogador fez os dois gols. De quebra, derrubou um tabu de 20 anos sem que um camisa 9 da Seleção Brasileira marcasse em estreias do Brasil em Mundiais — o último havia sido Ronaldo, em 2002, na vitória de 2 a 1 sobre a Turquia. Contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final, Richarlison fez mais um e terminou como o artilheiro da Seleção no Catar, com três gols.
Nas quartas de final, contra a Croácia, Richarlison atuou grande parte do jogo com uma lesão muscular e viu o Brasil cair nas penalidades máximas. Mas o capixaba ainda foi eleito como o autor do gol mais bonito da Copa do Mundo — a finalização de voleio, no segundo gol da vitória sobre a Sérvia.

Real Noroeste bicampeão

Duzinho está no Real Noroeste desde 2018 e é o atual bi-campeão capixaba
Técnico do Real Noroeste, Duzinho posa com troféu do Capixabão Crédito: Breno Bonfá Fotografia
O ano do futebol profissional no Espírito Santo teve início com o Campeonato Capixaba. Campeão em 2021, o Real Noroeste entrou na competição como o principal favorito, correspondeu às expectativas e alcançou o bi.
Para chegar ao segundo título estadual, o Real passou por três dos quatro maiores campeões do futebol capixaba. Primeiro, eliminou o Rio Branco, nas quartas de final; depois, o Serra, nas cobranças de pênaltis, nas semifinais; e, por último, o Vitória, na decisão, com um empate no jogo de ida e um triunfo na volta . 
Se o Real Noroeste conquistou o bi, o campeão de 2020 foi rebaixado. O Rio Branco de Venda Nova fez uma campanha irregular e caiu, juntamente com o CTE/Colatina, que neste ano retornava à Série A do Estadual.

Vitória campeão da Copa ES

Vitória x Rio Branco se enfrentaram na final da Copa Espírito Santo
O Vitória foi campeão da Copa ES de forma invicta Crédito: Henrique Montovanelli/FES
A Copa Espírito Santo 2022 foi decidida com a rivalidade mais antiga do futebol capixaba em campo no Estádio Kleber Andrade. Desportiva Ferroviária, Rio Branco e Vitória tomaram a frente na disputa desde a primeira fase, com três das quatro melhores campanhas.
No mata-mata, o Brancão seguiu mostrando o porquê de ter a melhor defesa da competição. Após eliminar o Pinheiros, o time enfrentou na semifinal o Real Noroeste, que havia despachado o Nova Venécia, e permaneceu com a zaga intransponível. O Vitória, por outro lado, apostou no poder do melhor ataque ao golear o CTE/Colatina com 10 a 1 no agregado e manter a freguesia sobre o Estrela do Norte, que havia eliminado a Desportiva.
Em final disputada em jogo único, o clássico Vi-Rio colocou frente a frente duas equipes invictas. Após avançarem como líderes de suas chaves, Rio Branco e Vitória ficaram no 1 a 1, no Kleber Andrade. Nas penalidades, o alvianil de Bento Ferreira superou o arquirrival por 4 a 2 e fechou a temporada com a conquista da Copinha e vaga garantida na Copa do Brasil de 2023.

Atlético Itapemirim campeão da Série B

Atlético Itapemirim é o grande campeão do Capixabão Série B
Atlético Itapemirim levantou a taça na Série B Crédito: Vitor Nicchio
Mais uma vez disputado no segundo semestre, o Campeonato Capixaba da Série B proporcionou que as equipes se reforçassem com jogadores que haviam disputado a Série A. E os times que mais contrataram chegaram às semifinais.
De um lado, o Porto Vitória, comandado pelo craque Edinho, passou pelo São Mateus e conquistou o acesso. Do outro, houve o encontro do Atlético Itapemirim, do atacante Rael, com o Jaguaré, que retornou ao futebol profissional e trouxe jogadores de peso, como o meia João Paulo e o atacante Tony Galego. No embate, o time do Sul do Estado levou a melhor e retornou à primeira divisão.
Na decisão, em jogo único disputado no Kleber Andrade, o Atlético derrotou o Porto por 3 a2, em um jogo emocionante, com duas viradas, e ficou com o título inédito da Série B.

Times capixabas na Copa do Brasil

O Atlético-GO eliminou o Nova Venécia da Copa do Brasil
O Atlético-GO eliminou o Nova Venécia da Copa do Brasil Crédito: Bruno Corsino/ACG
Nova Venécia e Real Noroeste representaram o Espírito Santo na Copa do Brasil 2022. O time veneciano, campeão da Copa Espírito Santo 2021, e o time merengue, campeão capixaba de 2021, avançaram juntos até a segunda fase da competição nacional.
Na primeira fase, o Real passou pelo Operário-PR, com uma vitória por 2 a 1, no Rochão, em Águia Branca. Para superar o Ferroviário-CE, em sua estreia em competições nacionais, o Nova Venécia também venceu por 2 a 1, de virada, com gol de pênalti convertido aos 44 minutos do segundo tempo, no estádio Zenor Pedrosa Rocha.
Na segunda fase, o Real Noroeste não conseguiu quebrar o tabu de eliminações para gaúchos. O time merengue recebeu o Juventude, no José Olímpio da Rocha, sendo derrotado por 1 a 0. No Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), o Nova Venécia não conseguiu ficar à frente do placar e perdeu para o Atlético-GO pelo placar de 2 a 1.

Capixabas na Série D

Caxias x Real Noroeste no jogo de volta das oitavas de final do Brasileirão Série D
Caxias x Real Noroeste no jogo de volta das oitavas de final do Brasileirão da Série D Crédito: Luiz Erbes/S.E.R. Caxias
Com os melhores ataques do Grupo 6, Nova Venécia e Real Noroeste avançaram de fase no Campeonato Brasileiro da Série D 2022 e se tornaram a segunda dupla de representantes capixabas a atingir o feito. Com uma rodada de antecedência, o Real avançou na terceira colocação e o estreante Nova Venécia, na quarta — atrás de Pouso Alegre e Bahia de Feira.
Pela segunda vez na Série D, o Real Noroeste conseguiu avançar de fase. Diante do Anápolis, os merengues capixabas golearam por 5 a 2, no Rochão, e sofreram o revés por 3 a 0 no Olímpico, antes de definir a classificação com 3 a 1 nos pênaltis. Já o Nova Venécia derrotou o Brasiliense por 3 a 1, no Zenor Pedrosa, e assegurou o 1 a 1, no Abadião, em jogo marcado por invasão da torcida do time do Distrito Federal.
Dados como surpresas, os times capixabas colocaram o Espírito Santo como o único Estado com dois representantes nas oitavas de final. No entanto, o Real Noroeste caiu para o Caxias, com derrota por 3 a 0 nos pênaltis, após 1 a 1 no agregado dos dois jogos. O Leão do Norte perdeu para a Portuguesa-RJ, por 2 a 1 na ida, e parou no 2 a 2, no Zenor Pedrosa.

Luna é campeã mundial de bodyboard

A capixaba Luna Hardman, filha da lenda do esporte Neymara Carvalho, conquistou o topo do mundo ao se tornar campeã mundial de bodyboard com apenas 16 anos. A conquista foi celebrada no Sintra Pro 2022, etapa portuguesa do circuito, após uma final emocionante contra a também brasileira Isa Nunes.
Filha da pentacampeã mundial Neymara Carvalho, Luna contou com o apoio da mãe durante todas as etapas do circuito. “Ver a Luna ser campeã foi emocionante, especialmente em Sintra. Já venci algumas etapas aqui e agora ver essa conquista dela é algo que me emociona muito. Fico muito feliz por ela estar construindo a carreira do jeito que sonha e deseja. Tenho muito orgulho. Ela merece, tem um talento nato”, comemorou Neymara.

Capixabas na Copa Verde

Como nas demais competições nacionais, times do Noroeste tinham o direito de representar o Espírito Santo. Porém, já sem atividade após o fim de sua participação na Série D, o Nova Venécia não acompanhou o Real Noroeste e desistiu de disputar a Copa Verde 2022.
A campanha do Real foi trilhada toda em Goiânia. No primeiro passo, pelas oitavas de final, o time capixaba empatou com a equipe mista do Goiás, por 2 a 2 no tempo normal, e venceu por 5 a 4 nas penalidades, na Serrinha.
Novamente nos pênaltis, o Real Noroeste não conseguiu avançar para as semifinais. Diante do Vila Nova, após 0 a 0 no tempo normal, o time merengue parou três vezes no goleiro Tony e perdeu por 3 a 2 nas penalidades, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.

Futebol de base

A equipe do Aster é a atual campeã do Capixabão Sub-20
A equipe do Aster é a atual campeã do Capixabão Sub-20 Crédito: Aster/Divulgação
Tradicionalmente o ano do futebol capixaba se inicia com categoria sub-20, que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior nos primeiros dias de janeiro. Desta vez, Aster e Forte Rio Bananal representaram o Espírito Santo na maior competição de base do Brasil, mas não passaram da primeira fase.
O Forte caiu no grupo do Flamengo, de quem sofreu uma das maiores goleadas do torneio: 10 a 0. Já o Aster deixou uma boa impressão. Chegou na última rodada do Grupo 22 com chances de classificação, mas empatou com o São Bento e se despediu da Copinha na terceira posição da chave.
Na Copa do Brasil Sub-20, o Flamengo novamente atravessou o caminho do futebol capixaba. Em jogo único disputado na Gávea, o Aster até começou bem, mas não suportou a força do rubro-negro e foi goleado por 5 a 1.
No Campeonato Capixaba Sub-20, o Aster chegou à decisão contra o Porto Vitória, goleou por 4 a 0 e conquistou o bicampeonato. As duas equipes garantiram as vagas na Copa São Paulo de 2023. Além disso, o Aster vai novamente disputar a Copa do Brasil Sub-20.
Saindo do sub-20 para o sub-17, o Porto Vitória voltou a representar o Espírito Santo na Copa do Brasil da categoria. E o adversário da primeira fase foi o mesmo Fortaleza, que em 2021 havia sido eliminado pelo Porto. Desta vez, mesmo com um jogador a mais, o time capixaba não conseguiu vencer os cearenses no tempo normal e foi derrotado nas cobranças de pênaltis.
No Capixaba Sub-17, o Vitória acabou com a hegemonia do até então hexacampeão Porto Vitória. Na decisão, disputada no Kleber Andrade, o alvianil venceu o Aster por 1 a 0 e ficou com o título. Agora, o clube de Bento Ferreira vai jogar a Copa do Brasil Sub-17, em 2023, pela primeira vez em sua história.
A temporada da categoria sub-17 chegou ao fim com a Copa Espírito Santo, que não era disputada desde 2019 em decorrência da pandemia da Covid-19. Se o Porto Vitória passou em branco no primeiro semestre, no segundo dominou a base com quatro títulos, entre eles a Copinha Sub-17 vencida sobre o Vitória, com um triunfo de 3 a 0.
Aster e Porto Vitória terão grandes desafios logo na primeira fase
Aster e Porto Vitória terão grandes desafios em 2023 Crédito: Henrique Montovaneli/FES e Porto Vitória/Divulgação
Na categoria sub-15, duas competições foram realizadas em 2022: o Campeonato Capixaba e a Copa Espírito Santo. No Estadual, o Doze venceu o Porto Vitória por 2 a 1 e conquistou o primeiro título da história do clube. Já na Copa ES, o Porto não deixou escapar a taça: venceu o Nova Venécia na decisão por pênaltis e garantiu o bi.
A temporada da base chegou ao fim com a volta das categorias sub-11 e sub-13 do Campeonato Capixaba, que não eram realizadas desde 2012. E nas duas deu Porto Vitória. No sub-11, o time da Capital venceu o Aster na final, por 1 a 0; e no sub-13 passou pelo Tupy, por 2 a 0.

Os campeões da base em 2022

  • Campeonato Capixaba Sub-20: Aster
  • Campeonato Capixaba Sub-17: Vitória-ES
  • Campeonato Capixaba Sub-15: Doze
  • Campeonato Capixaba Sub-13: Porto Vitória
  • Campeonato Capixaba Sub-11: Porto Vitória
  • Copa Espírito Santo Sub-17: Porto Vitória
  • Copa Espírito Santo Sub-15: Porto Vitória

Capixabas no Mundial de Ginástica

Déborah Medrado e Geovanna Santos, atletas capixabas da ginástica rítmica
Déborah Medrado e Geovanna Santos, atletas capixabas da ginástica rítmica Crédito: Reprodução / Instagram
As atletas capixabas Déborah Medrado e Geovanna Santos disputaram o Mundial de Ginástica Rítmica em Sofia, na Bulgária, realizado entre 14 e 19 de setembro. As jovens já haviam representado o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e marcado presença na recente disputa do Pan-Americano de Ginástica, em julho de 2022, no Rio de Janeiro.
No Mundial, Geovanna Santos alcançou a 12ª colocação como melhor ginasta no aparelho maças e se tornou a 23ª melhor ginasta do planeta no individual geral. Já Deborah competiu no conjunto brasileiro, que ocupou uma histórica 5ª colocação.
Em 2023, as atletas irão disputar campeonatos nacionais e internacionais para conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, que serão realizados em 2024.

Futebol feminino

As meninas do futebol capixaba entraram em campo no segundo semestre para a disputa do Campeonato Capixaba Feminino 2022. Com a participação de nove equipes, incluindo as novatas do União FC, coube a Vila Nova e Prosperidade dividirem o protagonismo e novamente fazerem a decisão. E, assim como nos últimos sete anos, o time de Vila Velha ficou com o título. Na decisão, o Vila venceu por 1 a 0, em Vargem Alta.
Em 2022, o Vila Nova disputou pela primeira vez a recém-criada Série A-3 do Campeonato Brasileiro Feminino. Na competição, em formato de mata-mata, o time de Vila Velha passou pela Cabofriense, na primeira fase, com um empate e uma vitória no Rio de Janeiro, mas foi eliminado pelo Taubaté, que posteriormente viria a conquistar o título e o acesso para a Série A-2.

Capixaba brilha no Corinthians

Ainda na levada do futebol feminino, podemos destacar o ano brilhante de Gabi Zanotti. A atleta, natural de Itaguaçu, viveu um 2022 de conquistas. Foi campeã brasileira e da Supercopa pelo Corinthians e ergueu a Bola de Prata de melhor meia no prêmio promovido pela ESPN. 

Campeão de kung fu

Rafael 'Sorin' foi o primeiro capixaba a vencer um torneio internacional de kung fu
Rafael 'Sorin' foi o primeiro capixaba a vencer um torneio internacional de kung fu Crédito: Reprodução / Instagram
Rafael "Sorín" foi o responsável por trazer o primeiro título internacional de kung fu para o Espírito Santo, em competição disputada em Brasília (DF). Com mais de 300 atletas competindo, o capixaba se destacou na categoria até 56 kg e ergueu o troféu da 13ª edição do Campeonato Pan-Americano de Kun Fu Wushu.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Thadeu Silveira, CEO da Blackbox
Empresa do ES suspeita de lavar dinheiro em esquema ligado ao PCC era parceira de 'bets gigantes'
Imagem BBC Brasil
Irã lança mísseis contra Israel e promete 'semana de ataques contínuos'
O caminhão com areia caiu da ponte sobre o Rio Itapemirim, em Cachoeiro
Morre segunda vítima de acidente com caminhão que caiu de ponte em Cachoeiro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados