> >
Santuário Nacional de São José de Anchieta será restaurado

Santuário Nacional de São José de Anchieta será restaurado

A primeira etapa da obra vai custar R$ 5,6 milhões. Trabalho começa em junho e deve ser concluído em dois anos

Publicado em 22 de maio de 2018 às 15:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, será restaurado. As obras começam em junho e serão divididas em duas etapas. A primeira etapa da obra vai custar R$ 5,6 milhões e durar 18 meses. Todo o trabalho deve ser concluído em dois anos.

Nesta primeira fase, será restaurado o museu, com uma série de obras para oferecer maior acessibilidade às pessoas, como rampas, banheiros adaptados, sinalização em braile e plataformas elevatórias para que os visitantes tenham acesso às salas do local.

Trabalho de restauração deve ser concluído em dois anos. (Santuário de Anchieta/Divulgação)

A primeira fase do trabalho também contempla a organização do acervo do museu, iluminação, sonorização, restauro de peças e a construção de uma loja e um café para atender aos fiéis e peregrinos. Os primeiros 18 meses de obra serão patrocinados pela Vale, via Lei Rouanet, a partir do projeto pago pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e executado pelo Instituto Modus Vivendi.

A segunda etapa das obras, que deve durar seis meses, inclui o restauro da igreja, a montagem da sala de documentação e o paisagismo cultural na área do entorno do Santuário.

MUSEU SANTO

Após a restauração, o novo museu vai contar com uma sala de documentação para estudos e reflexões sobre a vida de São José de Anchieta e dos jesuítas. O local terá também material sobre o processo de Beatificação e Canonização de José de Anchieta. 

A sala terá ainda correspondências e documentações dos séculos XVI ao XXI produzidas pelos jesuítas e por autoridades eclesiásticas e civis no processo de evangelização do Brasil.

Este vídeo pode te interessar

Os jesuítas deixaram marcas por onde passaram. No Espírito Santo, além do aspecto religioso, tiveram papel significativo na educação e no empreendedorismo. Fundaram o Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta), em Vitória, e as aldeias de Reis Magos, em Nova Almeida, por exemplo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais