> >
Prefeitura de Vila Velha prorroga decreto de calamidade pública até outubro

Prefeitura de Vila Velha prorroga decreto de calamidade pública até outubro

Decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (8) declara estado de calamidade pública no município por 180 dias, prazo máximo permitido pela lei

Publicado em 8 de abril de 2021 às 15:07- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Em Vila Velha
Focos de aglomeração são registrados na Praia da Costa, em Vila Velha, durante quarentena no ES. (Fernando Madeira)

Prefeitura de Vila Velha prorrogou, nesta quinta-feira (08), o decreto de estado de calamidade pública no município por 180 dias, prazo máximo permitido por lei. A medida levou em consideração as novas medidas de combate à Covid-19 adotadas pelo Estado e a classificação do município canela-verde como risco extremo. O decreto tem vigência até o dia 4 de outubro deste ano.

Prefeitura de Vila Velha prorroga decreto de calamidade pública até outubro

O município lidera o número de casos e mortes pela doença no Estado. Desde o início da pandemia, no ano passado, mais de 49 mil canela-verdes pegaram a doença e, destes, 1.007 perderam suas vidas, dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (7). 

Em 2020, o ex-prefeito Max Filho (PSDB) também decretou estado de calamidade pública, que durou até dezembro. Em janeiro, já com Arnaldinho na prefeitura, foi editado outro decreto com vigência até o dia 31 de março, ou seja, com um prazo de 90 dias.

No dia dia 26 do mês passado, no entanto, um novo decreto foi publicado, estabelecendo a calamidade até o dia 11 de maio, pouco mais de 30 dias. O que mudou com o decreto assinado nesta quinta-feira, então, foi o prazo. O estado de calamidade, agora, vai durar até outubro, prazo máximo permitido pela lei.

No texto publicado o prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), justifica a medida citando o agravamento da pandemia no Estado e as novas medidas de combate à pandemia, que classificam Vila Velha como risco extremo. Também é apontada "a elevação do número de internações de maneira a ocupar mais de 90% dos leitos em ambiente de UTI e sobrecarga na rede municipal de saúde". Na Região Metropolitana, 95% dos leitos de UTI Covid estão ocupados.

O Espírito Santo está em estado de calamidade pública por 180 dias, começando no dia 26 de março, quando o governador Renato Casagrande (PSB) publicou um decreto semelhante. A norma diz que, com a medida, os contratos para aquisição de equipamentos e insumos necessários ao combate à pandemia ficam dispensados de licitação, para que sejam feitos de forma mais rápida. Os contratos e obras, no entanto, devem ser concluídos em 180 dias, sem a possibilidade de renovação.

LICITAÇÕES SERÃO DISPENSADAS EM "CASOS EXTRAORDINÁRIOS"

Por nota, a Prefeitura de Vila Velha afirmou que só serão dispensadas licitações em "casos extraordinários" e que a publicação é "um ato administrativo para planejamento porque temos prazo maior para execução do que for planejado, acima de tudo, para a saúde e as ações de prevenção e combate ao coronavírus."

O estado de calamidade pública é decretado por governadores e prefeitos diante de uma desastre (ambiental ou de emergência de saúde, como é o caso) que compromete a atuação do poder público. O decreto permite que os chefes do Executivo tenham mais liberdade para agir no combate a pandemia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais