> >
Policiais federais do ES minimizam amizade entre Ramagem e Bolsonaro

Policiais federais do ES minimizam amizade entre Ramagem e Bolsonaro

Para representantes da categoria no Estado, novo chefe da PF vai manter independência das investigações. Moro acusa o presidente de interferêcia política

Publicado em 28 de abril de 2020 às 17:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
26 de junho de 2019 - Indicado para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem Rodrigues
Ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem Rodrigues foi escolhido por Bolsonaro para comandar a Polícia Federal. (Marcos Oliveira/Agência Senado)

O novo diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Alexandre Ramagem, é um homem de “total confiança” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Amigo dos filhos do presidente, o ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) possui uma relação bem próxima com a família. A proximidade se iniciou em 2018, quando Ramagem coordenou a equipe de segurança pessoal de Bolsonaro durante as eleições.

Isso, contudo, não preocupa representantes da Polícia Federal no Espírito Santo. Eles veem com tranquilidade a nomeação e acreditam que a independência das investigações será mantida.

Ramagem era o nome mais cotado para o cargo deixado por Maurício Valeixo, cuja exoneração foi acompanhada pela saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro e acusações de que o presidente tenta interferência no trabalho da Polícia Federal.

Há 15 anos na Polícia Federal, o trabalho do delegado é elogiado pelos colegas no Espírito Santo. Ramagem é visto como um homem correto e que deve se manter firme quanto à não interferência política no trabalho da polícia.

Aspas de citação

Não temos nenhuma crítica ao Ramagem, ele possui qualificação técnica e experiência. Damos total apoio a ele neste cargo e acreditamos que ele vai se posicionar favorável à continuidade da autonomia da instituição. A nossa crítica é ao processo de troca, que tem se tornado frequente e desgastado o nosso trabalho

Lorenzo Esposito
Diretor da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal no Espírito Santo
Aspas de citação

A expectativa de autonomia da Polícia Federal é compartilhada pelo Sindicato dos Policiais Federais no Estado. “A gente vê com bastante tranquilidade essa nomeação. O Ramagem é bem visto na Polícia Federal, já participou de várias investigações e operações. Acima desta amizade com a família do presidente existe uma consciência do papel dele dentro da PF”, destacou o presidente do sindicato, Marcus Firme.

Ele completa dizendo que caso haja perda de autonomia, a categoria vai reagir: “O importante é manter a independência da instituição e eu acredito que ela será mantida. Existe uma lei que deixa clara a autonomia da Polícia Federal. Qualquer deslize, estaremos atentos para agir ”, completa.

Em seu pronunciamento de saída do Ministério da Justiça, Sergio Moro acusou Bolsonaro de tentar ter acesso a dados sobre inquéritos no Supremo Tribunal Federal e relatórios de inteligência. Como Valeixo não cedeu, teria sofrido pressão no cargo. Bolsonaro negou, mas em discurso disse que queria mais interação com a Polícia Federal.

“Recebemos com espanto as declarações do presidente durante o pronunciamento. Existe uma grande diferença dos relatórios produzidos pela Inteligência e as investigações da Polícia Federal. A PF investiga fatos, crimes, assassinatos, e não faz o menor sentido o presidente receber informações sobre investigações enquanto elas estão em curso”, criticou Esposito.

Em seu pronunciamento na última sexta-feira (24), Bolsonaro afirmou ter mostrado interesse em obter informações sobre investigações a respeito da morte de Marielle Franco, que citava seu filho mais novo 04, e também quanto ao inquérito que dizia respeito à facada da qual ele foi vítima durante campanha eleitoral em 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Neste último, a investigação foi concluída, o suspeito foi preso e atestado com problemas mentais.

Outro caso que é apontado como de interesse do presidente é o em que a Polícia Federal investiga seu filho Carlos Bolsonaro como um dos articuladores de um esquema criminoso para espalhar fake news. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais