A Gazeta - j7qmb5kqa
Crédito: Rede social/Arte Geraldo Neto

Para cobrar: veja as promessas de Euclério Sampaio para a cidade de Cariacica

Reforma de todas as escolas da rede municipal, construção de uma Clínica da Mulher e pavimentação de 100% das vias do município são compromissos do prefeito eleito. Confira a lista

Vitória
Publicado em 30/12/2020 às 11h29

O prefeito eleito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), pregou na campanha eleitoral de 2020 o discurso da "união" e de parceria com o governo estadual e federal para cumprir o que prometeu fazer, em quatro anos, no município. Entre as promessas do demista estão a reforma de todas as escolas da rede municipal, a construção de um ginásio poliesportivo e a formação de uma Guarda Municipal armada.

Na área da saúde, principal reclamação dos cariaciquenses, Euclério promete, ainda na primeira semana de mandato, anunciar medidas para ampliar o horário de atendimento das unidades de saúde para as 22 horas, além de eleger uma unidade para atender exclusivamente casos de coronavírus no município. 

Para que os moradores de Cariacica acompanhem e cobrem as promessas feitas pelo prefeito que assume a gestão da cidade a partir do ano que vem, A Gazeta elencou 15 propostas concretas do futuro gestor, apresentadas no programa registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas ou em publicações do prefeito eleito nas redes socais.

Confira as promessas:

  1. 01

    Reformar todas as escolas da rede municipal de ensino de Cariacica

    Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, Euclério Sampaio garantiu que vai reformar todas as escolas da rede municipal de ensino de Cariacica. O então candidato afirmou ainda que o dinheiro para as reformas já estaria em caixa e que as obras se iniciariam "imediatamente" após a posse dele.

  2. 02

    Construir uma Clínica da Mulher e uma clínica veterinária públicas

    No plano de governo, Euclério promete a construção de duas clínicas públicas. Uma delas para atendimento exclusivo de mulheres, de todas as idades, que terá consultas, exames e suporte para gestantes e lactantes. Está prevista também a construção de uma clínica veterinária.

  3. 03

    Ampliar o horário de atendimento das unidades de saúde, digitalizar prontuários e realizar marcação de consulta on-line

    Uma das prioridades para o governo do demista é que os horários de atendimento nas unidades de saúde sejam estendidos ainda nos primeiros meses de gestão. Em entrevista para A Gazeta, Euclério afirmou que nos primeiros dias de mandato já serão divulgadas medidas para modificar o horário,  digitalizar prontuários e realizar marcação de consultas on-line.

  4. 04

    Ter uma unidade específica para o atendimento de casos de Covid-19

    Em entrevista para o Papo de Colunista, de A Gazeta, o prefeito eleito prometeu definir uma unidade de saúde para ser exclusiva para atendimento de pacientes com Covid-19. A expectativa é que a medida seja tomada em janeiro, na primeira semana de mandato.

  5. 05

    Convocar 50 guardas municipais armados ainda no primeiro ano de mandato

    Euclério aposta em uma Guarda Municipal armada para atuar nas áreas urbana e rural de Cariacica. Prevista no plano de governo, a promessa foi uma das mais repetidas em entrevistas e em debate. O demista prometeu realizar concurso para a Guarda, que já estava autorizado pela atual administração, ainda em janeiro.

  6. 06

    Ter um sistema de videomonitoramento integrado com o corredor de segurança de outros municípios

    O compromisso de investir em um "moderno circuito de videomonitoramento" está previsto no plano de governo de Euclério e também foi repetido por ele em entrevistas concedidas durante a campanha eleitoral. O investimento deve ser feito já no início do mandato, paralelamente ao concurso para contratação de guardas municipais. 

  7. 07

    Aumentar o número de vagas na educação infantil para zerar o cadastro reserva

    Zerar o cadastro reserva da educação infantil também está previsto no plano de governo de Euclério. Para isso, pretende contratar novos professores, ampliar os centros de educação infantil já existentes e construir novas unidades. Não há, no entanto, um prazo definido para alcançar a meta.

  8. 08

    Criar escola piloto para ter aulas de robótica e preparar a juventude para o mercado tecnológico

    Proposta de inovação para a área da educação, o plano de governo do demista prevê a criação de uma escola com aulas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias, como "aulas de robótica com Lego e com drones, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos, youtubers e digital artes".

  9. 09

    Criar o Programa de Residência Pedagógica na rede municipal para estudantes de licenciatura

    Uma das propostas para educação previstas no plano de governo é a criação de um programa de residência pedagógica para alunos de licenciatura de instituições de ensino que sejam reconhecidas pelo MEC. Não há prazo definido para implantação da promessa.

  10. 10

    Criar uma "cidade dos importados" ou "shopping dos importados" para abrigar vendedores ambulantes

    Em entrevista à Rádio CBN Vitória, Euclério prometeu revitalizar a Avenida Expedito Garcia, principal ponto comercial de Cariacica, e criar um "shopping dos importados" para abrigar vendedores ambulantes e camelôs. A revitalização do trecho também objetiva a melhoria no trânsito e a instalação de calçadas com acessibilidade na via.

  11. 11

    Desenvolver um projeto de capacitação profissional e primeiro emprego para a população mais carente

    Entre as formas apontadas por Euclério para incrementar a arrecadação do município sem ter que aumentar impostos está o incentivo ao emprego, passando pela capacitação profissional de adolescentes. No plano de governo entregue à Justiça Eleitoral está previsto um projeto de primeiro emprego, estágio e adolescente aprendiz. 

  12. 12

    Construir um Ginásio Poliespoetivo Municipal (Centro de Treinamento Integrado)

    A construção de um Ginásio Poliesportivo Municipal é a principal promessa do prefeito eleito para a área de lazer e esportes. A previsão da obra está plano de governo dele, sem indicação, contudo, de onde será construído o empreendimento. Também há o compromisso com a manutenção e a ampliação das quadras poliesportivas, campos, ginásios, praças e parques. 

  13. 13

    Implantar o Portal do Empreendedor: entrada e saída única virtual de todo o processo de abertura de empresas

    Proposta que visa atrair novos negócios para o município, o Portal do Empreendedor, previsto no plano de governo de Euclério, é a concretização do discurso repetido por ele de desburocratização para empreendedores. O documento afirma que "o empreendedor não precisará se deslocar à prefeitura, abrirá sua empresa de qualquer lugar do país, tornando o processo totalmente eletrônico".

  14. 14

    Construção do Mercado Municipal de Cariacica na orla de Porto de Santana

    Previsto no plano de governo, o mercado municipal é parte do projeto de revitalização do bairro Porto de Santana, "visando gerar um mercado de peixes, de alimentos e um polo de alimentação à beira-mar, com píer para estacionamento de embarcações".

  15. 15

    Divisão da produção rural em cinco polos de produção

    Os cinco polos prometidos são: Polo Peixe; Polo Vale de Moxuara; Polo Cogumelos e Pupunha; Polo Doces e Biscoitos Caseiros; e Polo Hidropônicos. A ideia é a centralização das atividades para criação de cooperativas. No plano de governo, a proposta ainda fala em capacitação dos produtores rurais e orientação quanto a linhas de crédito e financiamento.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.