> >
Euclério diz que Cariacica vai ter unidade de saúde exclusiva para Covid-19

Euclério diz que Cariacica vai ter unidade de saúde exclusiva para Covid-19

Prefeito eleito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) participou do Papo de Colunista, de A Gazeta, e citou o nome do provável local que deve concentrar pacientes com a doença

Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 23:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeito eleito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), participou do Papo de Colunista
Prefeito eleito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), participou do Papo de Colunista. (Reprodução)

Prefeito eleito para comandar o município de Cariacica nos próximos quatro anos, o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) anunciou, como uma das primeiras medidas de sua gestão na prefeitura, a destinação de uma unidade de saúde para tratar exclusivamente de pacientes com Covid-19. Em entrevista ao Papo de Colunista, de A Gazeta, nesta quarta-feira (16), o demista voltou a dizer que a área da saúde será o carro-chefe da administração. 

"Quero determinar que uma unidade trate apenas da Covid-19, para não ter, em todas as unidades, pessoas com Covid. É uma maneira de prestar uma segurança sanitária às pessoas. Deve ser a de Itaquari, que fica mais isolada, e pode concentrar o primeiro tratamento de pessoas com Covid ali", revelou.

A saúde foi apontada como principal problema de Cariacica por 64% da população, conforme pesquisa Ibope. Para enfrentar esta realidade, o prefeito eleito também promete anunciar novidades para a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde e para marcação de consultas on-line já nas primeiras semanas de trabalho. 

"Para o sistema de agendamento on-line vamos trabalhar com urgência máxima. Não podemos concordar com as filas que ocorrem. O prefeito atual já determinou a instalação de cabeamento. Vai ser rápido de fazer. Na primeira semana quero anunciar a resolução desse problema. Em seis meses, vamos ter uma Cariacica diferente na área da saúde. Vamos ter aumento no atendimento primário. Temos 24 equipes, quero chegar a 100 antes do fim do mandato. E estender o horário de atendimento até 22 horas. E tem que ter vacina [para a Covid-19] para todo mundo."

O prefeito eleito também anunciou mais um nome de seu secretariado: Weverton Santos Morais , que hoje é secretário de Obras em Vitória, será o titular da mesma pasta em Cariacica. Ele já havia definido também manter dois secretários da atual gestão, de Juninho (Cidadania), nas áreas de Educação e Finanças.

GUARDA MUNICIPAL

Já para a segurança pública, Euclério pontuou que é preciso investir em iluminação pública, serviços de inteligência e uma Guarda Municipal armada e bem treinada. Ele declarou que está conseguindo com a Polícia Civil a doação de 150 pistolas ponto 40, para a repressão ao crime.

O município foi líder em homicídios no Estado em 2019, com 148 casos. Este ano, até novembro, foram 155.

"A Guarda vai auxiliar a PM nos crimes menos complexos. Você não pode combater um crime cometendo crime. A polícia tem que jogar com rigor e no confronto, só sou contra milicianos. Entre morrer um policial e morrer 100 bandidos, vai morrer 100 bandidos. Se tiver milicianos, vai ter que sair. Vou agir com rigor", comentou.

Ele ainda defendeu a permanência das tropas da Força Nacional no município, embora os índices de homicídio continuem altos. "A Força Nacional, quando foi programada para vir, teria delegados, investigadores, mas hoje só há a parte ostensiva. Mas lógico que vou querer que ela continue".

Para as finanças públicas, o prefeito eleito também revelou que, em 2021, 30 mil imóveis vão receber o carnê de IPTU pela primeira vez, o que deve trazer um aumento da arrecadação ao município, conhecido por ter uma das menores receitas per capita do Estado.

Euclério disse que também pretende estreitar relações com o deputado federal Helder Salomão (PT), apesar da rivalidade que ocorreu no período eleitoral, para que ele continue auxiliando a cidade por meio de emendas parlamentares.

"Eu prego união. Na minha equipe de transição tem um 'petista roxo', Paulo Reblin. Quem elegeu Helder foi o município de Cariacica. Nada mais justo que ele coloque pelo menos 50% das emendas dele para o município. O município precisa dele", comentou.

FESTIVAL DE MÚSICA EVANGÉLICA E CARNAVAL

Após um histórico de projetos de lei identificados com o conservadorismo moral e religioso, na Assembleia Legislativa, o demista destacou ainda que, como prefeito, vai dar espaço a todos os tipos de manifestações culturais. No plano de governo, Euclério incluiu a proposta de criar Festivais de Música Evangélica em Cariacica.

"A Festa do Congo é prioridade, assim como a Festa do Italiano, o Carnaval, o Festival Gospel. A cultura é a história de um povo, e quero ser o prefeito de todo mundo. Não vou cercear um em favor de outro. Vou incentivar que todos se sintam felizes", disse.

Ele também afirmou que a escola de samba Boa Vista vai continuar recebendo apoio da prefeitura, mas não pretende desfilar em nenhuma agremiação. "Vão ter um parceiro, assim como a Escola de Samba de Itacibá", pontuou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais