> >
O que dizem os senadores do ES sobre a reforma tributária

O que dizem os senadores do ES sobre a reforma tributária

Proposta aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados segue agora para o Senado, mas votação ainda não tem data prevista

Publicado em 7 de julho de 2023 às 18:57

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Senadores do ES já declararam voto para presidência do Senado
Magno Malta, Marcos do Val e Fabiano Contarato: senadores do Espírito Santo. (Montagem: Caroline Freitas)
Ednalva Andrade
Repórter / [email protected]

Com a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, o texto segue agora para votação no Senado Federal, onde os três senadores capixabas se dividem em posições a favor e contra a proposta. Ainda não há data prevista para a apreciação da matéria, mas a expectativa é de que a votação ocorra até novembro deste ano, conforme informou nesta sexta-feira (7) o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

Enquanto na Câmara o número de parlamentares varia de acordo com a população de cada Estado, no Senado todos os entes federativos contam com a mesma quantidade de representantes. Por isso, cada voto tem uma importância ainda maior. Entre os senadores capixabas, há declarados um voto a favor e um contra.

O senador Fabiano Contarato (PT) é favorável ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados, enquanto o senador Magno Malta (PL), que faz parte da oposição, é contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019.

O terceiro senador do Espírito Santo, Marcos do Val (Podemos), está oficialmente de licença médica e não se manifestou a respeito. As redes sociais dele estão bloqueadas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e sua assessoria não retornou a demanda da reportagem de A Gazeta.

O que dizem os senadores do ES sobre a reforma tributária

Contarato comemorou a aprovação na Câmara e disse que a reforma representa a vitória do diálogo entre os Poderes e os setores sobre uma proposta que era discutida há décadas no Congresso Nacional. "O Senado agora tem um papel importante de também aprovar o texto, com olhar atento para as medidas compensatórias, de forma que seja uma reforma justa para toda a sociedade e também para os entes federativos", afirma.

Em reunião do PL realizada esta semana, Magno Malta se manifestou contra a reforma, assim como em suas redes sociais. Ele criticou o texto e disse que é contrário à "reforma tributária do PT". "Não podemos bater palmas para esse governo. Temos de votar contra", destaca o senador capixaba.

A bancada do PL recebeu orientação da liderança na Câmara dos Deputados para votar contra a proposta e deve seguir o mesmo caminho no Senado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais