> >
Justiça suspende trabalhos da CPI que investiga Cesan em Vitória

Justiça suspende trabalhos da CPI que investiga Cesan em Vitória

A investigação da prestação de serviços realizada pela Cesan foi suspensa, atendendo ao pedido apresentado pela própria companhia. Entre os argumentos, a Cesan informou na ação que pretendia "evitar o constrangimento indevido da empresa e seus empregados"

Publicado em 11 de agosto de 2022 às 11:11

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no final de 2021 na Câmara de Vitória para investigar a prestação de serviços realizada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no município está com os trabalhos suspensos por determinação da Justiça. 

Em decisão liminar nesta terça-feira (9), o juiz Mario da Silva Nunes Neto, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal,  atendeu ao pedido de suspensão imediata e integral apresentado pela Cesan que, entre os argumentos, informou na ação que pretendia "evitar o constrangimento indevido da empresa e seus empregados ou a mácula indevida a sua imagem, sobretudo visando favorecer o seu pleno exercício ao contraditório e a ampla defesa."

Justiça suspende trabalhos da CPI que investiga Cesan em Vitória

A empresa também conseguiu na Justiça que as testemunhas ou investigados sejam informados, em futuras convocações, sobre o objeto do interrogatório, conferindo a eles o direito de não comparecer à CPI, caso seja desrespeitada a decisão. 

Estação de tratamento Mulembá
Estação de tratamento de esgoto Mulembá, no bairro Joana Darc, Vitória. A estação da Cesan recebe 70% do esgoto da cidade de Vitória. (Carlos Alberto Silva)

A Cesan ainda esperava anular todos os atos praticados pela comissão até o momento, porém esse requerimento não foi acatado pela Justiça. 

JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO

Para justificar a ação, a Cesan alegou que, desde o início da CPI, houve desvirtuamento de sua criação para "apuração de fatos abstratos, totalmente fora do contexto legal" e que a intenção seria afetar a imagem de funcionários e diretores.

A empresa argumentou ainda que as convocações foram feitas sem indicar se a pessoa era testemunha ou investigada e sem dar a oportunidade de conhecer eventual acusação. Diz também que “há um uso da CPI com motivos outros completamente diversos de seu objeto, aclarando-se como espécie de palanque eleitoral antecipado em um ano de eleição."

Considerando a autonomia dos Poderes, o juiz Mario Neto, ao longo de sua decisão, reconheceu que o Judiciário não pode intervir em atividade investigativa do Legislativo, ressaltando a necessidade de cautela na atuação para evitar ingerências indevidas.  "Esse não é o caso dos autos, pois de plano afigura-se a generalidade do objeto da presente CPI, em ofensa também ao disposto no próprio Regimento Interno da Câmara", apontou o magistrado, referindo-se ao artigo 82 das normas da Casa. 

Em outro trecho de sua decisão, o juiz destacou que "a comissão pretende apurar irregularidades na execução do contrato, sem identificar quais seriam essas irregularidades, tampouco especifica as hipóteses de desrespeito à legislação e de crimes ambientais, nem mesmo aponta o período de tempo e local em que tais fatos teriam acontecido, valendo-se de expressões genéricas como 'possíveis', 'praias da cidade' e 'outras'."

RELATOR CONSIDERA DECISÃO DA JUSTIÇA UM "EQUÍVOCO"

Relator da CPI da Cesan, o vereador Armandinho Fontoura (Podemos) considerou a decisão judicial um equívoco e disse que a Câmara vai recorrer. 

"Houve cinco tentativas judiciais de suspensão e todas as anteriores foram negadas. Então, me causou espanto uma decisão às 3h38 suspendendo os trabalhos da CPI, que está indo para a reta final para a elaboração do relatório. A suspensão é equivocada", pontuou. 

Armandinho Fontoura (Podemos) será presidente da Câmara de Vitória no biênio 2023-2024
Armandinho Fontoura (Podemos) será presidente da Câmara de Vitória no biênio 2023-2024. (Reprodução/YouTube Câmara de Vitória)

Armandinho frisou ainda a importância dos trabalhos da comissão que, segundo ele, revelaram a má prestação de serviços da Cesan para a população de Vitória. Em sua avaliação, resultado da substituição de nomes técnicos na empresa por quadros políticos. 

O vereador lembrou da falta de água por 10 dias seguidos em regiões vulneráveis de Vitória e do vazamento de esgoto em Área de Preservação Permanente (APP) da Ilha do Boi, problemas que, conforme análises da CPI, foram causados pela má administração da Cesan. 

"Por isso a CPI vai recorrer da decisão e mostrar que cinco juízes já consideraram a legalidade de seus trabalhos em contraponto a essa decisão equivocado e isolada", frisou o relator da comissão, acrescentando que, antes da suspensão, havia a previsão de novos depoimentos e a conclusão das atividades ainda em agosto. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais