Estagiária / [email protected]
Publicado em 29 de julho de 2022 às 15:12
Uma das marcas registradas dos anos eleitorais é o famoso jingle, aquela música que fica martelando na cabeça do povo, chamando a atenção para algum candidato no período que antecede o voto. E, na disputa presidencial de 2022, as primeiras músicas já a circulam pela internet. Neste ano, até o momento, já foram lançados um forró para Lula (PT), um sertanejo gospel para Jair Bolsonaro (PL), pagodes para Ciro Gomes (PDT) e Luciano Bivar (União Brasil) e um feminejo para Simone Tebet (MDB).>
A campanha eleitoral começa oficialmente apenas no dia 16 de agosto, mas as músicas já estão viralizando nas redes sociais e aparecendo em eventos dos pré-candidatos. Caminham na linha tênue da legislação eleitoral e flertam com a campanha antecipada. A Justiça Eleitoral veda o impulsionamento de conteúdos fora do período da campanha, mas não há restrições para publicações com teor eleitoral sem pedido explícito de voto.>
No caso dos jingles presidenciais, as letras buscam realçar características dos pré-candidatos que podem angariar apoio. A música de Lula faz alusão à “saudade do ex”, enquanto a letra da propaganda do atual presidente, Jair Bolsonaro, traz um trecho sobre “vencer de novo”, por exemplo. >
No geral, os candidatos lançam várias músicas durante a campanha, mas apostam em uma ou duas como destaque. A escolha fica ainda mais clara durante o horário eleitoral gratuito na TV, que ocorre a partir de 26 de agosto. Nas mensagens transmitidas pelas peças de campanha, há de relatos emotivos sobre a trajetória dos políticos a alfinetadas nos adversários. >
>
Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (Democracia Cristã), André Janones (Avante) e Pablo Marçal (PROS) ainda não divulgaram suas canções eleitorais. Confira abaixo os jingles que já estão na internet:>
A primeira trilha sonora original para a campanha de Lula saiu em 16 de julho. O estilo musical escolhido é a pisadinha, uma variação do forró que ficou muito popular nos últimos anos (ouça acima). >
A pisadinha de Lula brinca com letras românticas sobre "saudade do ex", uma referência à volta do ex-presidente, caso seja eleito. Um dos trechos, por exemplo, fala: "avise ao meu coração que você vai voltar". Já o refrão diz: "Isso é prova de amor, você nunca me abandonou". >
O vídeo é em formato vertical, para aplicativos como Instagram e TikTok, e conta com uma dancinha, em busca de atrair o público jovem. O trecho do jingle que tem coreografia fala sobre o passado com o "ex": "Tinha casa, comida, motinha, charanga, mas depois de você desandou". >
Na plataforma TikTok, o vídeo já passou de 54,2 mil visualizações, enquanto no Twitter já chegaram a mais de 100 mil. >
O primeiro jingle de Bolsonaro foi cantando pela dupla sertaneja Mateus e Cristiano, de Taquarituba (SP), em 20 de maio de 2022, em uma live no dia do almoço em que o presidente se encontrou com o empresário Elon Musk. >
No dia 13 de julho, a música foi apresentada à imprensa pela equipe da pré-campanha do presidente em versão de estúdio. Ouça acima. >
A música começa com um trecho do hino nacional na guitarra, o que recorda as baladas sertanejas dos anos 1990. A melodia e o verso "ele é de Deus" remetem à música gospel. >
Além do hino nacional, outro símbolo patriota surge no trecho "tem nossa bandeira no coração". O refrão da música diz que Bolsonaro “é o capitão do povo, que vai vencer de novo”. E a música cita o famoso slogan do presidente: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos". >
A pré-campanha de Ciro Gomes (PDT) testou vários jingles. Ele tem músicas em ritmo de forró, frevo e até uma paródia de "Sujeito de Sorte", de Belchior, cearense como o político. >
Entre os vários ritmos testados pelo pré-candidato, o que mais teve visualizações no canal do YouTube foi o "Pagode do Cirão", com mais de 100 mil views. Ouça acima.>
O refrão do pagode faz referência a opção por Ciro como terceira via nestas eleições: "Agora tenho certeza, tá na hora de olhar pro Ciro". O clipe segue com várias referências a Lula e a Bolsonaro e, em um trecho, chega a dizer que "um rouba mas faz e o outro rouba sem fazer". >
Com a pré-campanha mais recente em relação aos outros candidatos e pré-candidatos, Simone Tebet (MDB) já lançou vários jingles em seu canal no YouTube, incluindo samba e um forró. >
O clipe mais assistido é "A nova esperança do Brasil", que conta, até o momento, com mais de 150 mil visualizações. É um vocal feminino grave que remete ao estilo das cantoras do "feminejo", subgênero do sertanejo, cantado por mulheres, que reforça pautas femininas . Ouça acima. >
O clipe tem muitas imagens de campo, rios e estradas, fazendo alusão à origem da pré-candidata, o Mato Grosso do Sul. "Vem lá do interior, do coração do meu país", diz trecho da música. >
No vídeo, Simone aparece durante a CPI da Covid, quando a senadora ganhou visibilidade nacional. “Comida na mesa, emprego e escola. Saúde para todos", são promessas cantadas durante o jingle da pré-candidata. >
O jingle do pré-candidato Luciano Bivar (União Brasil) aposta no samba. O parlamentar, que é ex-presidente do time Sport Club Recife, compara as eleições com uma partida de futebol. A música fala que é hora de deixar o "meio de campo jogar", também em uma alusão à terceira via. >
"Em um jogo tão importante não se pode jogar nem só pela esquerda nem só pela direita", diz um trecho. Em outra parte, a música cita o imposto único, uma das principais bandeiras do atual deputado federal. "Sua vida vai melhorar, vai ficar mais barata", diz. >
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta