> >
Governador promete reajuste superior a 3,5% para servidores do ES

Governador promete reajuste superior a 3,5% para servidores do ES

Em entrevista para a CBN Vitória, Renato Casagrande informou que vai encaminhar o projeto para a Assembleia Legislativa em janeiro de 2022 para que o reajuste possa ser aplicado no salário de fevereiro. Para as forças de segurança, o reajuste salarial será um pouco maior

Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 12:52

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Governador Renato Casagrande visitando a Rádio CBN, na Rede Gazeta, em Vitória
Governador Renato Casagrande visitando a Rádio CBN, na Rede Gazeta, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

O reajuste salarial dos servidores públicos do Espírito Santo será superior a 3,5%. O governo do Estado pretende encaminhar o projeto para a Assembleia Legislativa (Ales) em janeiro de 2022, para que o aumento já possa ser recebido pelo funcionalismo no mês seguinte.

Em entrevista exclusiva para a jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória, na manhã desta quarta-feira (15), o governador Renato Casagrande explicou que não poderá conceder percentuais que contemplem a reposição inflacionária do período de 2020 e 2022.

“Vamos fechar o ano de 2021 para avaliar o percentual a ser concedido. Mas não será uma reposição no mesmo patamar da inflação do período, até porque as carreiras já possuem uma correção automática”, explicou o governador.

No início de dezembro o governador já havia anunciado a concessão do reajuste,  mas sem informar qual seria o percentual. A definição exata depende da conclusão da avaliação da capacidade financeira do Estado para efetuar o pagamento, mas já foi definido que será uma correção linear para o funcionalismo público.

Governador promete reajuste superior a 3,5 por cento para servidores do ES

O último reajuste concedido foi em 2019, onde foi aplicado o índice de 3,5%. Em 2020 e 2021, os aumentos foram vetados devido à instituição da Lei Complementar 173/2020, que previa socorro financeiro aos Estados e municípios durante a pandemia da Covid-19 que, como contrapartida, ficaram proibidos de conceder reajustes e outros benefícios a servidores.

REAJUSTE MAIOR PARA AS FORÇAS DE SEGURANÇA

Para as forças de segurança - policiais civis e militares, bombeiros, polícia penal e os agentes socioeducativos - o reajuste salarial será um pouco maior do que os demais servidores.

De acordo com Casagrande, já há um compromisso firmado em 2020 para a concessão de reajustes que não puderam ser cumpridos em decorrência da pandemia.

“Os servidores da segurança terão um percentual a mais, para ficar no debate que fizemos com ele em 2020”, disse Casagrande. Não há informações sobre o percentual a ser concedido.

O governo já havia concedido, no início de dezembro, um reajuste de 20% no salário de agentes da Polícia Civil. O pagamento vai ser feito a partir de janeiro de 2022 e de forma escalonada, ou seja, em etapas. A proposta já foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais