> >
Em reunião com governadores, Casagrande pede ajuda a Rodrigo Maia

Em reunião com governadores, Casagrande pede ajuda a Rodrigo Maia

O governador do Espírito Santo voltou a falar da falta de uma liderança nacional na condução das medidas de enfrentamento à pandemia

Publicado em 25 de março de 2020 às 19:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Governador do ES, Renato Casagrande, durante Fórum dos Governadores
Governador do ES, Renato Casagrande, durante Fórum dos Governadores. (Reprodução)

Durante a reunião entre os 27 governadores sobre o coronavírus, sem a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizada no final da tarde desta quarta-feira (25), por videoconferência, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), voltou a reclamar da falta de liderança do presidente na condução da crise causada pela pandemia, e defendeu que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), assuma as rédeas da coordenação nacional das medidas.

"Que presidente Rodrigo Maia coordene a partir de agora junto com o presidente (do Senado) Davi Alcolumbre e conosco uma ação para que a gente tenha unidade nacional e para que possa dialogar com os ministros do presidente Jair Bolsonaro, porque precisamos dessa ação conjunta pra proteger vidas. [...] Presidente Rodrigo Maia, mais uma vez essa tarefa vai estar também nas suas mãos para que nós juntos possamos liderar esse trabalho no país", declarou o governador.

Ele ainda elogiou a atuação de Maia nos últimos fatos.

"E pela dificuldade que nós estamos tendo numa coordenação nacional por parte do presidente da República, quero fortalecer o papel do Congresso Nacional. Mas quero fortalecer o papel do Rodrigo Maia, que tem já liderado diversos temas e tem de alguma maneira complementado um trabalho de coordenação nacional de diversos assuntos".

Casagrande também pontuou a necessidade de fortalecer o movimento e a unidade dos governadores dos Estados.

"Registro a necessidade de estarmos cada vez mais fortalecidos no nosso fórum (de governadores), ele é importante, a gente juntos consegue liderar um movimento nacional pelos governadores, pela força dos Estados. Estarmos juntos e nos posicionarmos coletivamente é fundamental", acrescentou.

Apesar do pronunciamento de Bolsonaro desta terça-feira (24), em que pediu a "volta à normalidade" e o fim do "confinamento em massa", criticando medidas tomadas por Estados e municípios, ao menos 25 dos 27 governadores informaram que manterão as regras de isolamento. Apenas os governadores de Roraima e Rondônia não se posicionaram. A fala de Bolsonaro também foi criticada por 19 governadores.

CRÍTICA AO DISCURSO

No Fórum dos governadores, Casagrande também ressaltou que considera que Bolsonaro menosprezou a direção em que os Estados estão trabalhando, orientados pelo Ministério da saúde e pela OMS.

"Se a dúvida gerada pelo presidente fosse trabalhada num âmbito de mediar seria ótimo, porque a gente podia construir uma posição junto, mas sempre é no processo de confronto. E nesse processo de confronto ele acaba perdendo a possibilidade de liderar, de promover uma coordenação das nossas ações no Brasil, o que nós hoje mais sentimos falta".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais