
O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e ex-prefeito de Pinheiros, Antônio Carlos Machado, de 57 anos, recebeu alta no início da tarde desta quinta-feira (10), após 54 dias internado por complicações da Covid-19. Antônio da Emater, como é conhecido, chegou a ter 90% dos pulmões comprometidos e ficou 36 dias na UTI de um hospital particular em Colatina.
A informação sobre a alta hospitalar foi divulgada pela assessoria do Incaper.
Diagnosticado com Covid-19 no dia 16 de abril, Machado foi hospitalizado, após apresentar febre alta, no Hospital de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo. O estado de saúde se agravou e ele foi transferido dois dias depois para a UTI em Colatina, no Noroeste do Estado.
Na semana seguinte, no dia 27, ele foi intubado, devido a dificuldades para respirar.
Machado foi extubado no dia 10 de maio, após 13 dias de intubação devido à Covid-19. No entanto, o quadro de saúde se agravou novamente. Segundo nota emitida pelo Incaper na ocasião, ele apresentou avanço de uma pneumonia, mas estava em coma induzido.
Após a saída da UTI, no dia 2 de junho, o diretor-presidente do Incaper apresentou melhora contínua e agora vai continuar a recuperação em casa, no município de Pinheiros.
SEM PREVISÃO PARA VOLTAR AO INCAPER
De acordo com o Incaper, não há previsão para que Machado retorne ao comando do instituto. Por enquanto, o coordenador de cafeicultura do Incaper, Abraão Carlos Verdin, assumiu interinamente o cargo de diretor-presidente.
TRAJETÓRIA
Antônio Carlos Machado, conhecido como Antônio da Emater, é técnico em agropecuária e graduado em Administração e trabalhou na Emater durante nove anos.
Ele comandou o município de Pinheiros durante dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016. Nas eleições 2008, venceu o pleito municipal pelo PSB, com 58,83% dos votos válidos. Em 2012, foi reeleito pelo mesmo partido, com 51,52% dos votos.
Também foi vice-prefeito, vereador e secretário de agricultura do município, presidiu o consórcio ProdNorte por dois mandatos e nas eleições de 2018 concorreu ao cargo de deputado estadual, mas não foi eleito.
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA NO ES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.