> >
Casagrande fala de valorização à PM mas sinaliza reajuste só em 2020

Casagrande fala de valorização à PM mas sinaliza reajuste só em 2020

Governador é taxativo sobre valorização da categoria, dizendo que é um objetivo do atual governo. Mas, fez muitas ressalvas sobre o momento econômico atual

Publicado em 26 de agosto de 2019 às 04:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Casagrande participou da abertura do XVIII Fórum Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares nesta quinta-feira (22) em Vitória. (Hélio Filho | Governo ES)

Em evento nacional de entidades militares realizado em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que valorizar a categoria dos militares capixabas é uma “determinação interna de governo”. No entanto, quando questionado sobre reajuste salarial, o chefe do executivo manteve a cautela e sinalizou um possível aumento somente em 2020.

Casagrande fala de valorização à PM mas sinaliza reajuste sé em 2020

O discurso foi feito no XVIII Fórum Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, que acontece nesta quinta (22) e sexta-feira (23) no auditório do Tribunal de Contas, em Vitória. O governador foi taxativo sobre a valorização da categoria, dizendo que é um objetivo do atual governo. Mas, fez muitas ressalvas sobre o momento econômico atual.

“Mantendo a nossa posição de nota A na gestão fiscal, mantendo o princípio da Lei de Responsabilidade Fiscal é meu desejo melhorar as condições, especialmente dos praças, porque sei que dentro da média brasileira, eles estão abaixo da média. Não sei se será poderei fazer tudo que é preciso fazer ou tudo que se deseja, mas é meu objetivo fazer com que isso possa dar passos adiante”, explicou.

Quando questionado diretamente sobre o reajuste salarial, Casagrande manteve a cautela e sinalizou muitas limitações para um aumento ainda este ano. No entanto, deixou no ar um possível incremento na remuneração dos militares para o ano que vem.

“Nós temos um limite esse ano, estabelecido por lei. Continuaremos tendo limite no ano que vem, porque tem LDO, tem Lei de Responsabilidade Fiscal, tem nota A no Tesouro Nacional, tudo isso é limite. Mas, tenho certeza que, a partir do ano que vem, vai ter condições de estabelecer uma política que possa valorizar os policiais”, concluiu.

“NENHUMA HIPÓTESE DE GREVE”, diz presidente de associação

Atendendo à imprensa ao lado do governador, o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo, Jackson Eugênio Silote, demonstrou concordância com as palavras de Casagrande. Questionado sobre o clima atual na categoria, Cabo Eugênio afirmou não haver possibilidade de uma greve como a de 2017.

“O policial e bombeiro militar se preocupam inteiramente com a sociedade capixaba. Não há, hoje, nenhuma hipótese de outro movimento igual ao de 2017, até porque nós temos diálogo. O que buscamos sempre é a valorização dos bombeiros e policiais militares. Até porque, infelizmente, ocupamos o último lugar em questão salarial no país. Então, precisamos valorizar o profissional, dar condições ao policial e bombeiro militar que defendem diuturnamente a sociedade capixaba”, relatou.

Este vídeo pode te interessar

Casagrande participou da abertura do XVIII Fórum Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, realizado em Vitória nesta quinta-feira. Amanhã, segundo e último dia de evento, o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel é presença confirmada para uma palestra. Além dele, parlamentares capixabas como o deputado Da Vitória (PPS) e o senador Marcos Do Val (Podemos) também participarão do encontro.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais