> >
Bancada capixaba toma posse na Câmara e maioria deve apoiar Maia

Bancada capixaba toma posse na Câmara e maioria deve apoiar Maia

Sessão ocorreu pela manhã e, em seguida, os partidos continuaram as articulações para a eleição da Mesa Diretora

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 21:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Plenário lotado para a posse e o juramento dos deputados eleitos em outubro. (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Os 10 deputados federais eleitos pelo Espírito Santo tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1), em sessão no plenário da Câmara dos Deputados. Eles foram chamados, um a um, para fazer o juramento: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Respondendo à chamada nominal, por Estado, cada deputado disse: "Assim o prometo".

Todos os parlamentares capixabas compareceram. Amaro Neto (PRB), Da Vitória (PPS), Soraya Manato (PSL), Evair de Melo (PP), Felipe Rigoni (PSB), Helder Salomão (PT), Lauriete (PR), Norma Ayub (DEM) e Sérgio Vidigal (PDT). Paulo Foletto (PSB) também tomou posse, mas irá solicitar licença do mandato parlamentar para assumir o cargo de secretário de Estado de Agricultura.

Com a definição dos blocos parlamentares da Casa, durante a tarde os trabalhos se concentraram nas articulações para os cargos da Mesa Diretora. A sessão destinada à eleição da Mesa está prevista para as 18 horas.

De acordo com as indicações dos partidos nos blocos formalizados, sete deputados devem votar em Rodrigo Maia (DEM-RJ). Somente Felipe Rigoni, Paulo Foletto e Helder Salomão podem votar de acordo com o bloco da oposição, apoiando possivelmente o deputado João Henrique Caldas (conhecido como JHC), do PSB-AL, em oposição a Rodrigo Maia.

A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Iniciado o processo, cada deputado registra seus 11 votos de uma só vez na urna eletrônica, que traz a foto dos candidatos e tem tela sensível ao toque.

Quem vai coordenar o andamento das eleições é o deputado mais idoso com o maior número de legislaturas. A votação só será iniciada quando houver, pelo menos, 257 deputados no plenário.

Este vídeo pode te interessar

Sete candidatos registraram candidatura ao principal cargo da Casa. Além do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disputam Fábio Ramalho (MDB-MG), 1º vice-presidente na legislatura passada; JHC (PSB-AL), que ocupou a 3ª secretaria da Mesa Diretora na legislatura passada; General Peternelli (PSL-SP); Ricardo Barros (PP-PR); Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais