> >
Após eleição, prefeito de Itapemirim exonera todos os comissionados

Após eleição, prefeito de Itapemirim exonera todos os comissionados

Decreto assinado por Thiago Peçanha (Republicanos) foi publicado nesta terça-feira (17). No domingo (15), ele, que está à frente da prefeitura desde abril de 2017, foi eleito para permanecer no comando por quatro anos. Algumas recontratações devem ocorrer

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 16:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prédio da Prefeitura de Itapemirim, no Sul do Estado do Espírito Santo. Foto de dezembro de 2018
Prefeitura de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. (Prefeitura de Itapemirim)

A prefeitura de Itapemirim, no litoral Sul do Espírito Santo, exonerou, nesta terça-feira (17), todos os servidores em cargos comissionados. A decisão do prefeito em exercício, Thiago Peçanha Lopes (Republicanos), foi publicada no Diário Oficial do município e inclui também o fim de funções gratificadas de servidores efetivos.

Nesta quarta-feira (18), a prefeitura está funcionando em expediente interno, sem nenhum secretário municipal nomeado. Segundo alguns servidores, que não quiseram ter os seus nomes divulgados, a demissão não foi comunicada anteriormente e eles foram pegos de surpresa com o decreto.

O decreto que engloba todos os servidores em cargos comissionados foi publicado nesta terça-feira (17)
Prefeitura de Itapemirim exonera todos os comissionados. (Divulgação)

A conversa entre os exonerados é que a demissão em massa tem a ver com a intenção do prefeito de reorganizar a equipe nas estruturas organizacionais da administração, inclusive diminuindo a quantidade de servidores comissionados nomeados.

Nos bastidores da prefeitura, a informação é que a demissão não tem relação com as eleições deste domingo (15) e que alguns dos exonerados serão recontratados ainda nesta quarta-feira (18), com publicação na próxima edição do Diário Oficial. A quantidade de nomeações não foi informada.

Thiago Peçanha foi eleito vice-prefeito em 2016 e responde pela prefeitura desde abril de 2017, após o afastamento do prefeito Luciano Paiva. Dr. Thiago, que é o nome de urna de Peçanha, foi eleito no domingo (15) para continuar à frente do município a partir de 2021. 

Procurado pela reportagem, o prefeito manifestou-se apenas por meio de nota. No texto, ele diz que foram feitos "ajustes" naturais.

"Precisamos nos preparar para novos desafios e para o futuro. Mudanças fundamentais que consolidam a nossa gestão é necessária. Diante deste cenário, é natural que se façam ajustes, se olharmos de forma mais ampla, os municípios vizinhos também estão na busca de mais eficiência e evolução no que se trata de gestão. Itapemirim não é diferente!", diz a íntegra da nota, assinada por Dr. Thiago.

RESULTADO DA ELEIÇÃO E TURBULÊNCIA

Thiago Peçanha foi eleito no domingo com 13.934 votos (51,74%). Em segundo lugar, ficou Doutor Antônio (PP), com 12.393 (46,02%) e, em terceiro e último, Monica Quinha (PT), com 603 votos (2,24%).

Mesmo antes da eleição o cenário era turbulento na cidade. O prefeito sofreu revezes na Câmara, com vereadores de oposição que moveram Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e chegaram até a tentar afastá-lo do cargo. A instabilidade tem sido a marca da política municipal nos últimos anos, com diversos afastamentos de Luciano Paiva determinados pela Justiça devido a processos a que ele responde. Thiago Peçanha e Paiva, que também é médico, ficaram rompidos por um tempo, mas estiveram lado a lado na eleição de 2020.

CARGOS COMISSIONADOS

E em meio à toda a turbulência, outra história envolvendo cargos comissionados movimentou Itapemirim: 200 cargos foram formalmente criados por Thiago Peçanha em meio à pandemia de Covid-19. E isso contou com aprovação da Câmara, em regime de urgência. As vagas, no entanto, já estavam preenchidas há tempos, mas sem previsão legal. A aprovação e a sanção da lei a toque de caixa foi justamente para regularizar a situação. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais