> >
Uso de armas de gel por grupo de 200 jovens em Guaçuí vira caso de polícia

Uso de armas de gel por grupo de 200 jovens em Guaçuí vira caso de polícia

Moradores acionaram a PM afirmando que disparos de esferas de gel atingiram veículos, pedestres e residências; seis jovens foram detidos – dois deles presos – e sete armas de gel foram apreendidas

Publicado em 10 de outubro de 2025 às 14:14

Fato, segundo a Polícia Militar, aconteceu na noite de quinta-feira (9) e seis suspeitos  detidos portando armas de gel e balaclavas

Um grupo com cerca de 200 adolescentes e jovens foi às ruas com armas de gel e efetuou disparos no bairro Vale do Sol, em Guaçuí, na Regão do Caparaó do Espírito Santo, na noite de quinta-feira (9). A situação terminou em confusão após a Polícia Militar (PM) ser acionada e foi parar na delegacia. Sete equipamentos que disparam esferas de gel foram apreendidos e seis pessoas foram detidas.

Segundo a PM, a corporação foi acionada por moradores que relataram que os disparos atingiram veículos, pedestres e residências, próximo de escolas, hospitais e chegaram até bloquear uma rua. Alguns participantes usavam máscaras e capacetes, conforme a Polícia Militar.

A PM informou que, durante a ação, militares foram hostilizados com xingamentos e ataques com projéteis de gel, pedras e pedaços de madeira, resultando em danos a uma viatura. "Desta forma foi necessário o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, de forma proporcional, técnica e dentro da legalidade, não havendo registro de feridos ou danos materiais e todos foram dispersados", explicou a corporação em nota.

Sete armas de gel foram apreendidas e seis pessoas – dois adolescentes e quatro jovens – foram detidos portando os equipamentos e balaclavas. Os indivíduos e o material foram encaminhados à 6ª Delegacia Regional de Alegre.

A Polícia Civil disse que dois suspeitos de 25 e 30 anos foram autuados em flagrante por perturbar trabalho ou sossego alheio e por desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela, e encaminhados ao sistema prisional. Outros dois jovens, de 19 e 20 anos, assinaram um Termo Circunstanciado (TC) por perturbar o trabalho ou o sossego alheio e foram liberados após assumirem o compromisso de comparecer em juízo.

Dois adolescentes de 16 e 17 anos assinaram um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (Boc) por ato infracional análogo ao crime de perturbar o trabalho ou o sossego alheio e foram reintegrados às suas famílias, após familiares assumirem o compromisso de comparecer ao Ministério Público, quando solicitado.

Prefeitura de Guaçuí repudia ato 

A Prefeitura de Guaçuí divulgou uma nota em seu perfil no Instagram informando que repudia atos de vandalismo e desordem e que com apoio do sistema de videomonitoramento, todos os responsáveis estão sendo identificados e responderão pelos danos causados.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Região sul do ES

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais