Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Vídeo

Preso por assassinato na Serra tinha lista de inimigos para matar

Afirmação é do delegado Sandi Mori, que comandou as investigações sobre morte a tiros ocorrida em novembro do ano passado

Publicado em 06 de Fevereiro de 2025 às 13:06

Felipe Sena

Publicado em 

06 fev 2025 às 13:06
A Polícia Civil anunciou a prisão de um jovem de 18 anos acusado de assassinato ocorrido próximo a uma distribuidora na Serra, em novembro do ano passado. Alan Carlos de Souza Elias, conhecido como "Sombra", é réu na Justiça pelo crime que tirou a vida de Caio Borges Fanchiotti, 20 anos. A investigação apontou que vítima e atirador eram de facções rivais do tráfico de drogas.
O crime ocorreu no bairro Residencial Centro da Serra, e foi motivado pela disputa entre grupos criminosos pelo controle do tráfico na região. A prisão aconteceu no mês seguinte à morte de Caio, porém somente nesta quinta-feira (6) a polícia divulgou o feito. 
"Caio pertencia ao bairro Macafé, na região de Residencial Centro da Serra, que por sua vez, é rival dos bairros Jardim Bela Vista e Divinópolis, que pertencem ao Sombra"
Delegado Pedro Henrique - Adjunto da DHPP da Serra

Lista de inimigos

À esquerda, Alan Carlos de Souza Elias, 18 anos; À direita a vítima, Caio Borges Fanchiotti, 20
À esquerda, Alan Carlos de Souza Elias; à direita, Caio Borges Fanchiotti Crédito: Divulgação | Polícia Civil
O delegado Rodrigo Sandi Mori, que comanda a Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, afirmou que Alan é um criminoso perigoso, com envolvimento ativo no tráfico nos bairros Divinópolis, Jardim Bela Vista e Bairro das Laranjeiras. "Ele era um linha de frente do Terceiro Comando Puro (TCP) e do Primeiro Comando da Capital (PCC), aquele que tem disposição para matar", destacou.
O delegado acrescentou ainda que Alan já havia sido indiciado por três crimes análogos a homicídios quando era menor de idade, incluindo um em dezembro de 2022, no bairro São Domingos, também na Serra. Além disso, entre outubro e novembro de 2024, ele teria matado duas pessoas em um intervalo de apenas 13 dias. As autoridades policiais também afirmaram que ele possuía uma lista de inimigos marcados para morrer, o que torna a prisão — na avaliação delas — ainda mais crucial para conter a violência na cidade.
Alan responderá por homicídio qualificado por motivo torpe, perigo comum (já que outras pessoas estavam próximas quando os disparos começaram) e impossibilidade de defesa da vítima, além de porte de arma de fogo de uso restrito, furto qualificado e corrupção de menores. Já o adolescente de 14 anos, que pilotava a moto onde Alan estava na hora do crime, será responsabilizado conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) pelas mesmas tipificações do atirador, exceto por corrupção de menores, por ser considerado a vítima neste caso.
A reportagem tenta localizar a defesa do réu. O espaço segue aberto para posicionamento.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Mbappé, atacante francês do Real Madrid
Atacante francês Mbappé discute em treino e aumenta tensão no Real Madrid
Anitta em imagem de divulgação de seu novo álbum,
Solteira, Anitta diz que está difícil encontrar homem que acrescente
Imagem de destaque
Atrasou a parcela do carro? Entenda quando o veículo pode ser apreendido e como se proteger

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados