> >
Polícia investiga incêndio que destruiu memorial em comunidade quilombola no ES

Polícia investiga incêndio que destruiu memorial em comunidade quilombola no ES

O local atingido pelo fogo é uma casa cultural e ponto de encontro. Uma das linhas de investigação é de que o incêndio foi causado por intolerância religiosa

Publicado em 11 de agosto de 2022 às 20:37

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Polícia Investiga incêndio que destruiu memorial em comunidade Quilombola no ES
O local onde o fogo se concentrou é um memorial da comunidade quilombola em Conceição da Barra. (Raphael Verly)

Polícia Civil investiga um incêndio que destruiu um memorial na comunidade quilombola Linharinho, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, na madrugada de terça-feira (9). O local atingido pelo fogo é a casa de cultura de Santa Bárbara, que guarda imagens sagradas para a comunidade e é ponto de encontro do jongo — dança de origem africana ligada à religiosidade dos quilombolas. Uma das linhas de investigação é de que o incêndio pode ter sido por intolerância religiosa.

As imagens queimadas e quebradas foram guardadas em uma bacia. A mestra do ponto de memória, Gessi Cassiano, relatou para a repórter Rosi Bredofw, da TV Gazeta Norte, que é difícil ver o local nesse estado.

Polícia Investiga incêndio que destruiu memorial em comunidade Quilombola no ES
Peças do memorial quilombola foram perdidas e o pouco foi salvo no incêndio. (Raphael Verly)
Aspas de citação

Eu nunca esperei que isso poderia acontecer dentro da nossa comunidade. Isso é muito triste [...] Eu estava sozinha quando cheguei por volta de 6 horas da manhã, e ainda estava pegando fogo em algumas partes.

Gessi Cassiano
Mestra da casa de cultura de Santa Bárbara
Aspas de citação

A perícia da polícia civil já estava no ponto de memória e na manhã desta quinta-feira (11) investigadores estiveram na comunidade para intimar pessoas que serão ouvidas. Para a reportagem da TV Gazeta Norte, a Polícia Civil confirmou que uma das linhas de investigação é de intolerância religiosa, já que nada foi levado e o ponto alvo do incêndio foi o altar.

“Fizemos uma visita à dona Gessi, para dividir com ela esse momento triste. E nos colocamos à disposição, tendo o comprometimento para restaurar o ponto”, afirma o secretário de cultura de Conceição da Barra, Adilson Vasconcelos.

Polícia Investiga incêndio que destruiu memorial em comunidade Quilombola no ES
Praticamente todo o memorial do quilombo foi destruído pelo fogo. (Raphael Verly)

A Secretaria de Estado da Cultura também acompanha de perto a investigação. O ponto de memória de jongo de Santa Bárbara é considerado importante para a manutenção da cultura africana no Estado.

“O Estado vai apoiar em diversas frentes. Articular os órgãos para que seja identificado os culpados e a motivação. Para formar uma rede de segurança nesse espaço”, afirma a subsecretária de cultura do Estado, Carol Ruas, que esteve na comunidade.

Polícia Investiga incêndio que destruiu memorial em comunidade Quilombola no ES
O fogo, segundo a polícia, foi concentrado no altar e o incêndio pode ter sido proposital. (Raphael Verly)

O QUE DIZ A SECRETÁRIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS

“A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) irão acompanhar o caso. A Comissão dos Povos Tradicionais do Conselho, da qual a SEDH faz parte, fará uma visita ao local nos próximos dias para oferecer suporte e solidariedade necessários.

A SEDH reitera que repudia a situação ocorrida neste importante patrimônio cultural, histórico e religioso, que levou anos para ser erguido. Todas, todos e todes têm o direito à liberdade religiosa.”

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais