Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Ordem da Justiça

Polícia Civil prende investigador réu por atirar em motoboy em Vitória

Investigador Jorge Malani foi preso após decisão judicial que aceitou denúncia do MPES por tentativa de homicídio qualificado

Publicado em 27 de Maio de 2026 às 07:05

Jaciele Simoura

Publicado em 

27 mai 2026 às 07:05
Motoboy é baleado por motorista durante briga de trânsito em Vitória
Motoboy é baleado por motorista durante briga de trânsito em Vitória Samy Ferreira

A Polícia Civil cumpriu, na tarde de terça-feira (26), o mandado de prisão preventiva do investigador Jorge Malani após a Justiça aceitar denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). O policial é acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e uso de arma de fogo de uso restrito.


A decisão judicial torna o investigado réu no processo e determina sua prisão preventiva no âmbito das investigações sobre o disparo que atingiu um motoboy durante uma briga de trânsito em Vitória, no dia 26 de abril.


Segundo a corporação, a prisão foi realizada pela Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, em conjunto com a Corregedoria-Geral da Polícia Civil. Após o cumprimento do mandado, o investigador foi encaminhado à Unidade Prisional Especial da Polícia Civil (UPEPC).


Paralelamente à esfera criminal, a Corregedoria-Geral da Polícia Civil informou que também tramita um Procedimento Disciplinar Administrativo. O processo pode resultar em sanções que vão desde advertência e suspensão até a demissão do servidor.


A reportagem de A Gazeta tenta localizar a defesa de Jorge Malani e mantém este espaço aberto para manifestações.

Briga e tiro no trânsito

A confusão teve início em um semáforo da Avenida Maruípe, no bairro Maruípe, quando o motoboy teria sido fechado por um veículo Corolla preto. Segundo relato do chefe da vítima, o condutor teria discutido com o entregador e, posteriormente, efetuado o disparo.


Mesmo ferido, o motoboy conseguiu pilotar até o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, onde pediu socorro. Ele foi encaminhado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, passou por cirurgia e sofreu ferimentos graves no rosto.


De acordo com familiares, a vítima segue em recuperação e pode precisar de novos procedimentos cirúrgicos, além de permanecer impossibilitada de trabalhar.


Nota da defesa

A defesa do investigador da Polícia Civil do Espírito Santo esclarece que os fatos divulgados foram interpretados de forma precipitada e fora de contexto.

O policial, servidor público há mais de 14 anos, sempre exerceu suas funções com dedicação e nunca respondeu a procedimento administrativo disciplinar.


No episódio investigado, houve uma discussão de trânsito seguida de uma perseguição por parte do motociclista, que realizou uma abordagem pela contramão em faixa contínua, situação que levou à reação do policial. O investigador deixou o local sem saber que o motociclista havia sido atingido.


Ao tomar conhecimento do caso pela imprensa, o policial compareceu espontaneamente à Delegacia de Homicídios, identificou-se e prestou esclarecimentos às autoridades.


A defesa confia na apuração dos fatos e acredita que a análise técnica e imparcial esclarecerá o ocorrido.


Por fim, reforça a importância do respeito à presunção de inocência, princípio garantido pela Constituição Federal.

Douglas de Jesus Luz - advogado

Veja Também 

Polícia Militar vai abrir concurso público e reinstituir o BME

Vila Velha, PM e IBGE: mais de 34 mil vagas em concursos e seleções

Imagem de destaque

Presidente nacional do partido de Pazolini joga balde de água fria na aproximação com o PL

Motociclista morre após bater em caminhão na Avenida Carlos Lindenberg

Motociclista morre após acidente com caminhão na Av. Lindenberg

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
6 palavras de origem japonesa que o brasileiro adotou no vocabulário
Imagem BBC Brasil
Por que alguns países da África recusam ajuda financeira de Trump
Imagem de destaque
Motociclista morre após bater em muro de casa em Cariacica

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados