> >
Polícia Civil faz operação contra venda de peças de carros roubados no ES

Polícia Civil faz operação contra venda de peças de carros roubados no ES

Donos de ferros-velhos também são investigados por 'encomendar' com bandidos os tipos de veículos mais procurados; quatro pessoas foram presas em Cariacica e Vila Velha

Publicado em 16 de abril de 2024 às 18:43

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Uma das fases da Operação Sarcina ocorreu nessa quarta-feira (10)
Uma das fases da Operação Sarcina ocorreu quarta-feira (10), e houve novos desdobramentos nesta terça (16). (Polícia Civil)

Polícia Civil do Espírito Santo deflagrou a “Operação Sarcina”, para desarticular uma organização criminosa especializada em vender peças de veículos furtados ou roubados. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, inclusive em ferros-velhos da Grande Vitória que estariam envolvidos no crime. 

Segundo a corporação, a ação foi dividida em duas etapas: na última quarta-feira (10), três pessoas foram presas, e outra acabou detida nesta terça (16). Todos os suspeitos eram proprietários dos estabelecimentos investigados. As prisões, conforme foi detalhado, ocorreram nos municípios de Cariacica e Vila Velha.

Início dos trabalhos

Responsável pelo caso, o delegado Luiz Gustavo Ximenes explicou que as investigações começaram em março de 2023. No período de um ano, várias denúncias e informações foram levantadas, desencadeando nas ações das últimas semanas. 

Desdobramento da Operação Sarcina, da Polícia Civil
Desdobramento da Operação Sarcina, da Polícia Civil, nesta terça (16). (Polícia Civil)

Os suspeitos, que estavam com os ferros-velhos regularizados, tentavam 'enganar' os clientes. De acordo com o delegado, eles misturavam peças ilegais com as regulares, e depois revendiam por um menor valor. Além disso, foi levantado que chegavam a encomendar os furtos e roubos para outros criminosos, a fim de repor o estoque do estabelecimento. 

 "De forma irregular, conseguiam repassar para terceiros, de forma muito mais barata – até mesmo para clientes de boa-fé", explicou o delegado.

Luiz Gustavo Ximenes frisou ainda que parte dos veículos era normalmente obtida por seguradoras ou leilões, devido ao fato de serem legalizados. Já o restante era fruto do crime organizado, segundo apontaram as investigações.

O que encontraram

Durante a ação policial, equipes também encontraram nos ferros-velhos aparelhos proibidos de serem comercializados – como air-bags – e um bloqueador de sinal de rastreador, utilizado pelos criminosos para despistar a polícia. 

Uma das fases da Operação Sarcina ocorreu nessa quarta-feira (10)(Polícia Civil)

À imprensa, o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou a importância dessas prisões no Estado. "Uma operação importante da divisão de Furtos e Roubos de Veículos, porque estamos trabalhando o crime secundário: o de receptação. Quando você trabalha o crime de receptação, você inibe o furto e o roubo", avaliou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais