Novo comando da Segurança Pública e da PM fala sobre desafios no ES

O novo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Caus, falam sobre os desafios no combate à violência no Estado; veja em tempo real

Publicado em 07/04/2020 às 15h10
Atualizado em 07/04/2020 às 16h13

16:13

Fim da transmissão


16:12

"Contem com a nossa experiência", diz comandante

Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Caus: "Estamos a serviço da população capixaba, podem contar com a nossa experiência. Não é fácil o trabalho do policial militar. Estamos contratando mais profissionais de saúde. Temos projetos importantes, concursos que vamos estar conversando com o governador".


16:10

Agradecimentos

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Agradeço a todos pelo tempo dedicado e ao capixaba, nascido no Espírito Santo, a quem nos visita... Estamos integralmente focados para levar melhores dias para vocês. Não é tarefa fácil. Não é da noite para o dia. É complexo. Muito obrigado pela oportunidade".


16:08

Foco

Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Caus: "Toda experiência como comandante converge para que a gente tenha planejamento focado na integração, na inteligência, para que tenhamos planejamento focado em crime contra patrimônio e contra o tráfico de drogas. Podem esperar isso de mim, como comandante geral, estarei focado".


16:05

Respeito da tropa

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Pretendo dizer que assumo essa função com muita humildade. Trago histórico de trabalho na segurança pública de 31 anos. Quem trabalhou comigo me conhece, sempre estive ombreado com a tropa. Meu papel, no sentido de resgatar essa confiança, é convidando para trabalhar. Para vir comigo, com o Coronel Caus. Nossos propósitos são os melhores possíveis. Não estamos aqui para brincar, mas sim para cumprir uma missão. É diferente de tarefa. Trazemos histórico de integração com a nossa tropa. Respeito muito o policial militar, civil, o bombeiro militar. Queremos cada vez mais nos integrar para levar segurança ao capixaba". 


16:03

Trabalho unificado

Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Caus: "Nosso norte vai ser trabalharmos unificados. Unificação, tecnologia, investimento em inteligência e uma corregedoria forte. Desdobramento vai se dando ao longo de outros postos e graduações".


16:02

Homicídios

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Se o quadro atual de homicídios teve modificação, vamos motivar, mostrar a importância do nosso trabalho para cada capixaba honesto, que paga impostos... Com relação à atividade da PM, vamos manter isso com todas as nuances que já falamos".


16:00

EPIs

Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Caus: "Temos dificuldade de adquirir esses equipamentos no mercado, mas o governo do Estado está conseguindo e isso está sendo distribuído para a tropa trabalhar com segurança diante dessa pandemia".


15:58

Medidas de punição

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Independente do tempo, dois pilares da PM não podem ser perdidos: que é hierarquia e disciplina. Temos regulamento disciplinar que rege atividade do coronel ao soldado. As faltas cometidas foram devidamente apuradas. Exercemos o nosso papel. Somos servidores públicos, estávamos sob outra gestão... Cabe a todos nós respeitar a decisão do governante. Quanto a anistia, essa é uma página virada. A intenção do Casagrande foi superar e agora precisamos trabalhar. Entender como esses policiais estão dentro da PM. Em momento algum podemos perder respeito a nossa hierarquia e a nossa disciplina. Quem assim não entende, me perdoe, mas não merece ser policial militar".


15:55

Planejamento

Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Caus: "Já fizemos reuniões, estamos agregando dados... Nós iremos, literalmente, caçar esses indivíduos a partir de agora. Esse planejamento é imediato. Ações de curto prazo estão sendo montadas hoje e amanhã para surtirem efeito no final de semana".


15:54

Mudanças

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Temos que chegar na secretaria e identificar o que está sendo feito. Olhar o mapa do crime e agregar esforços. O maior contingente que pudermos colocar nessas operações... O papel do MP e do Poder Judiciário também é fundamental".


15:50

Políticas de segurança pública

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "A segurança pública é muito complexa. Acho que não é uma simples mudança de ator. Cada um traz, consigo, sua bagagem de experiência. Nesse propósito de mudança, coloco a minha experiência. São 31 anos atuando nessa área. Tive oportunidade de trabalhar na Força Nacional de Segurança Pública, de estar no campo de batalha efetivamente em diversas missões. Conheço a atividade policial militar. Quero trabalhar respeitando toda a Polícia Civil. Vamos fomentar ainda mais para que possamos cada vez mais ter força nesses pilares para trabalhar na redução dos homicídios e crimes patrimoniais".


15:47

Edição de leis

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "O papel do nosso Senado, do Congresso Nacional como um todo, é muito importante na edição de leis. Vamos para penas alternativas. Vamos criar alternativas de afastar o indivíduo da criminalidade... Quantos presídios temos agora com milhares de pessoas ociosas? Isso pode merecer um tratamento legal. Descobrimos tantos valores, pintores, eletricistas. É uma oportunidade de amenizar a pena, oferecer a renda para a família e ser reinserido na sociedade. O trabalho da PM e da PC não pode ser penalizado com as mesmas prisões em curto espaço de tempo".


15:46

Polícia Militar

Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Caus: "A PM tem todo um planejamento interno, onde acompanhamos toda infraestrutura... Ao longo da pandemia, fazemos a gestão, tendo maior ou menor disponibilidade dos recursos humanos. Nesse cenário, precisamos entender a dinâmica nesse momento da criminalidade".


15:44

Pandemia

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "A cada dia que isso vai surgindo, que vamos avaliando dados, temos centros instalados que avaliam todas essas questões com muita propriedade. Temos que estar preparados. Precisamos trabalhar para evitar o caos, a ostensividade tem papel importante porque leva sensação de segurança para o cidadão e inibe o criminoso, que é covarde. Se ele ver um giroflex ligado, ele não vai agir. Precisamos retomar a ostensividade nesse momento, evitando que saques aconteçam com uma incidência maior agora. Precisamos proteger as famílias capixabas, estar presentes nas áreas de risco, estar integrados para oferecer serviço de qualidade". 


15:41

Agradecimento aos jornalistas

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Parabenizo todos os jornalistas pelo dia de hoje. Vocês vão muito importantes nesse processo. Vocês nos ajudam muito com as informações. Nosso papel é engrandecido pelas informações que vocês levam às comunidades. Parabéns para todos vocês". 


15:37

Violência contra a mulher

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Sendo bem sincero, ainda nem sentei na cadeira efetivamente. Precisamos buscar isso, programas para combater a violência contra a mulher. Órgãos que estão conosco, o poder público municipal é muito importante nisso. A própria educação, levarmos conceitos diferenciados para nossas crianças sobre violência doméstica... Percebemos o trabalho que a PC desenvolve, que é o projeto 'Homem que é Homem'. Considero que programas sejam importantes. Precisamos estar juntos e unidos".


15:35

Mortes em março

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "A atividade de inteligência não são apenas dados estatísticos. Atuamos efetivamente com tecnologia dentro daqueles locais para colher melhor informações e formatar um conceito do que está acontecendo. Precisamos retomar operações pesadas, apreensões de drogas, armas, prender efetivamente quem mereça estar preso, que é o traficante, o homicida. Não temos tempo para esperar. É correr atrás desses dados, tratar estratégias. Todos têm boa vontade de ajudar, de integrar. É partir para cima da criminalidade. Não tem outra receita".


15:31

Estado Presente

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "O Estado Presente é um programa que não trabalha só com o foco policial. Reuniões são coordenadas diretamente pelo governador do Estado, junto com todos os atuantes da Segurança Pública e representantes do poder municipal... São definidas estratégias, pontos que precisam ser melhorados, índices... Ali, novos rumos são adotados. Estamos à disposição para integrar fielmente ao programa. É sempre bom lembrar que ano passado chegamos a marca de menos mil homicídios. Foi a melhor marca registada em 2019. É importante enaltecer o trabalho daqueles que estavam na segurança pública".


15:26

Feminicídios

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Enquanto secretário de Viana, ativamos a gerência da mulher. Sou atuante nessa área, defendo muito a segurança que a mulher deve ter. Pretendemos entender como, efetivamente, ações de segurança estão voltadas para essas pessoas vítimas dessa bárbara violência doméstica. São números tristes que precisamos reverter com a mesma forma, com inteligência, entendendo que muitas das vezes não conseguimos chegar a tempo. Quando a segurança pública é acionada, o crime já aconteceu. É trabalhar com dados, é buscar informações, integrar junto aos municípios que não têm a gerência das mulheres... Mostrar o caminho que essas senhoras podem buscar mediante essa violência cometida. Da minha parte, preciso avaliar dados com a nossa gerência, avaliar se efetivamente cresceu no momento do isolamento social para adotar estratégias específicas, que não depende só das polícias. Em relação às mudanças, as demais funções, chefe da PC, comandante do CBMES, continuam". 


15:21

Homicídios

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "A questão das medidas, eu penso que as duas principais são essas: agregar as instituições, conversar mais com nossos delegados, coronéis, com toda a base da PC e da PM e angariar essas informações valiosas dos dois órgãos... O que pretendemos é buscar essa agregação das duas instituições. E a outra parte é trabalhar fortemente com a inteligência. Mesmo que não peguemos absolutamente nada, precisamos cumprir operações para abastecer serviço de inteligência".


15:18

Trabalho em conjunto e polícias integradas

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "Estamos chegando agora, estávamos em funções distintas. Agora temos que chegar e constatar informações com dados estatísticos, colhidos pelas nossas polícias para que possamos avaliar o que surtiu efeito e cumpriu papel da ocupação. Não acompanhamos diretamente. A proposta de hoje para diante é trabalhar em conjunto. Deixo aqui o meu respeito a todos os integrantes da Polícia Militar e Civil. Sou conhecedor da atividade dos policiais. Digo que vamos buscar união. Estamos com delegados empenhados com a questão dos homicídios e tráfico de drogas... Inquéritos são bem conduzidos, apontamentos são direcionados... De igual forma, os coronéis que comandam unidades da PM, no sentido maior do gerenciamento, também possuem informações e temos que juntar. Somos servidores públicos na essência. Entramos nessa atividade para servir o cidadão capixaba e é o que devemos fazer".


15:14

Índice de homicídios

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Alexandre Ramalho: "A decisão é do governador. Fomos convidados para assumir essa missão, e essa missão é diferente de cumprir tarefas. Os números estão elevados no que tange a homicídios e se acentuaram no mês de março. A missão que nos foi dada é de trabalhar, e é isso. A missão envolve entrega, comprometimento, dedicação, e estamos nos propondo a fazer. Quanto à retirada do Roberto Sá, hipotecamos todo respeito, admiração, e também ao Coronel Sartório".


15:13

"Desejo sorte", diz governador do ES

"Desejo sorte ao Coronel Ramalho como secretário. Tenho certeza que ele, como um policial que gosta de ser policial, desenvolverá muito bem essa missão. Estaremos juntos nessa ação de enfrentamento ao crime. Do mesmo jeito, o Comandante Caus, que é um coronel experimentado, na área de inteligência, respeitado na PM, tenho plena convicção que trabalho operacional será importante".


15:10

Casagrande faz agradecimento

"Essa entrevista é para gente discutir a coletiva pública. O novo secretário, Coronel Ramalho e o novo comandante da PM Comandante Caus tomaram posse hoje. Quero fazer o agradecimento ao ex-secretário Roberto Sá pelo trabalho feito conosco nesse tempo... Também ao comandante Sartório, que esteve à frente da PM... Nossa expectativa agora é um trabalho de muita ação operacional. Temos o programa Estado Presente, que nos orienta e quer reduzir homicídios. Para isso, tem metodologia de trabalho que o secretário e o comandante conhecem... Metodologia é importante ser fortalecida agora".

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.