> >
Menino de 12 anos morre após ser baleado pelo irmão em Aracruz

Menino de 12 anos morre após ser baleado pelo irmão em Aracruz

Parentes disseram que o irmão do menino, que tem 32 anos, estava com uma arma, uma cartucheira, quando disparou acidentalmente e atingiu o garoto

Publicado em 2 de maio de 2022 às 11:37

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Rafael Silva Marques, de 12 anos, morreu após ter sido atingido por um tiro em Aracruz
Rafael Silva Marques, de 12 anos, morreu após ter sido atingido por um tiro em Aracruz. (Archimedes Patricio)

Um menino de 12 anos, identificado como Rafael Silva Marques da Vitória, morreu na madrugada desta segunda-feira (2) após ser baleado dentro de uma casa no município de Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A família aponta o irmão da criança, de 32 anos, como autor do disparo.

O caso aconteceu no dia 24 de abril deste ano na região de Santa Rosa, interior de Aracruz. No entanto, Rafael morreu uma semana depois no Hospital Infantil de Vitória, para onde havia sido transferido. Rafael, que tinha 11 anos quando foi baleado, completou 12 anos no hospital.

Arma que manotu o menino de 12 anos em Aracruz
Arma que matou o menino de 12 anos em Aracruz. (Tiago Félix)

Segundo a apuração do repórter Tiago Félix, da TV Gazeta Norte, o menino morava no local com os pais e recebeu a visita do irmão, que reside em Vila Velha, e passou o feriado do dia de Nossa Senhora da Penha  com a família. Parentes disseram que o irmão dele estava com uma arma, uma cartucheira, quando disparou acidentalmente e atingiu o garoto. 

O irmão relatou à polícia que havia limpado a arma e colocado em cima da mesa, no momento em que ela disparou.

O tiro, único, atingiu o tórax e o abdômen de Rafael. O boletim da Polícia Militar informa que o menino teve lesões no estômago e no pulmão. Durante a internação, ele teve complicações no quadro clínico e foi constatada a morte cerebral.

O Conselho Tutelar e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) foram acionados pela assistência social do hospital.

INVESTIGAÇÃO

A PM informou que o menino deu entrada no hospital às 19h do dia 24 de abril, transferido do Hospital de Aracruz, onde havia dado entrada por volta das 9h, vítima de disparo de arma de fogo.

"Segundo o assistente social, a mãe adotiva do menino teria acompanhado o filho no momento em que deu entrada no hospital. Ela teria relatado ao funcionário que o disparo aconteceu de forma acidental e que o autor seria seu outro filho. Nenhum familiar ou responsável se encontrava no local para dar explicações", informou a nota da PM.

A Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz que está realizando diligências para apurar o fato. 

PAI E IRMÃO VÃO RESPONDER PELO CRIME

Uma equipe da PC foi até a casa da família onde aconteceu o disparo para recolher a cartucheira e dar início à perícia. As investigações são de que o fato se tratou de um disparo acidental, de acordo com o delegado André Jaretta.

O irmão se apresentou voluntariamente na delegacia. Segundo o depoimento, ele encontrou a arma, de fabricação caseira e sem registro, em cima de um armário na cozinha da casa. Ele saiu da residência, e engatilhou a arma, para tirar a munição. Mas o objeto não disparou. O homem voltou para dentro da casa, e puxou o ferrolho que acabou escapando da sua mão, e a arma fez o disparo que atingiu o menino.

“O irmão da vítima inicialmente nós vemos uma possibilidade de homicídio culposo, sem a intenção. É uma pena baixa, a pena maior que ele está passando é pelo remorso. O pai dos dois vai responder por ter uma arma sem registro. Eles continuam em liberdade, por todos os indícios apontarem para um acidente. Eles vão responder pelos crimes, mas não há necessidade da prisão deles”, afirmou o delegado.

Com informações do repórter Tiago Félix, da TV Gazeta Norte, e do g1/ ES 

Errata Atualização
2 de maio de 2022 às 12:49

A reportagem da TV Gazeta Norte apurou com a polícia que o disparo aconteceu dentro da casa do menino e o irmão visitava a família. O texto foi atualizado. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais