> >
Lutadora de jiu-jítsu é importunada, imobiliza e bate em suspeito em ônibus no ES

Lutadora de jiu-jítsu é importunada, imobiliza e bate em suspeito em ônibus no ES

Vítima, que é menor de idade, estava a caminho de Vitória para participar de um campeonato internacional de jiu-jítsu; ela e o homem de 48 anos foram encaminhados à delegacia nesta sexta-feira (4)

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 08:30

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Uma adolescente de 16 anos que estava a caminho de Vitória para participar de um campeonato internacional de jiu-jítsu foi importunada sexualmente em um ônibus de viagem e reagiu ao contato indesejado do suspeito, que teria passado a mão na perna dela. A lutadora imobilizou e bateu em Maurício Saroa de Souza, de 48 anos, que acabou detido na Delegacia Regional de Cariacica na manhã desta sexta-feira (4). De acordo com apuração da repórter Daniela Carla, da TV Gazeta, o suspeito ficou bastante machucado após a reação da menor à importunação. Passageiros do ônibus ainda teriam tentando agredir o suspeito.

A vítima estava com o pai e a irmã, de 13 anos, dentro do ônibus. A adolescente de 16 anos estava sentada perto da janela do veículo, ao lado do suspeito, que ficou no corredor. A família é de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O ônibus fez a rota até Belo Horizonte, de onde saiu às 19h de quinta-feira (3), e tinha Vitória como destino. O pai contou à TV Gazeta que o homem que sentou ao lado da menina se identificou como corretor de seguros e evangélico.

Maurício Saroa de Souza, suspeito de importunar uma adolescente de 16 anos
Maurício Saroa de Souza, suspeito de importunar uma adolescente de 16 anos. (Fernando Estevão)

Por volta de 4h da madrugada desta sexta-feira, a adolescente sentiu que o homem havia passado a mão na perna dela. O ônibus trafegava entre Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo, no momento em que a situação aconteceu. A orientação após a importunação era que todos fossem levados para a delegacia.

Na manhã desta sexta-feira, segundo a repórter Daniela Carla, da TV Gazeta, os envolvidos estavam na Delegacia Regional de Cariacica. Ainda segundo apurado no local, a adolescente confirmou que irá seguir a programação e participar do campeonato. O suspeito afirmou à Polícia Militar que seguia de Manaus para a Serra e, em determinado momento da viagem, enquanto cochilava, a mão dele teria caído na perna da adolescente. O homem foi entregue à autoridade policial de plantão da 4ª Delegacia Regional de Cariacica.

Procurada por A Gazeta, a Polícia Civil informou que, na Delegacia Regional de Cariacica, Maurício foi autuado em flagrante por importunação sexual e encaminhado ao sistema prisional.

Abuso, estupro, assédio e importunação: o que é cada um dos crimes?

1 - Abuso: Pode se referir a diferentes formas de violência ou maus-tratos, podendo incluir abuso físico, emocional, sexual, negligência ou exploração financeira. É um termo amplo que abrange várias formas de comportamento prejudicial e não consensual.

2 - Estupro: É um crime sexual que envolve a prática de relação sexual não consensual, por meio de coerção, ameaça, uso de força física ou quando a vítima é incapaz de dar consentimento.

3 - Assédio: É um comportamento indesejado e repetitivo, geralmente de natureza sexual, que causa desconforto, medo ou constrangimento à vítima. Pode ocorrer em diferentes contextos, como no trabalho, em espaços públicos ou online. O assédio sexual pode envolver comentários ofensivos, avanços indesejados, piadas de cunho sexual, contato físico não consensual, entre outros.

4 - Importunação: Refere-se a um comportamento indesejado e inadequado de natureza sexual, que ocorre sem o consentimento da outra pessoa envolvida. Pode incluir assédio verbal, gestos obscenos, toques indesejados ou outras formas de contato sexual não consensual. Embora seja considerado um crime, a importunação sexual geralmente é menos grave do que o estupro e pode ter diferentes níveis de penalidade de acordo com a legislação de cada país.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais