> >
Foragido desde 2016, um dos traficantes mais procurados é preso no ES

Foragido desde 2016, um dos traficantes mais procurados é preso no ES

Adeliton Emiliano Marinho, 31 anos, é apontado como o responsável por comandar o tráfico de drogas em Barra do Riacho, em Aracruz. Ele estava usando documentos falsos e passou por mudanças na fisionomia

Publicado em 5 de abril de 2021 às 18:19

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Adeliton Emiliano Marinho, 32 anos, foi preso no Sul do ES
Adeliton Emiliano Marinho, 32 anos, foi preso no Sul do ES. (Polícia Civil do ES | Divulgação )

Foragido desde 2016, um dos criminosos mais procurados do Estado foi preso em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, na última sexta-feira (2). Adeliton Emiliano Marinho, 31 anos, é apontado como o responsável por comandar o tráfico de drogas em Barra do Riacho, em Aracruz, na região Norte. O homem tinha quatro mandados de prisão em aberto, respondia por homicídios e suas condenações somam quase 100 anos de detenção.

Segundo a Polícia Civil, mesmo não estando mais em Aracruz, o homem comandava todo o tráfico de drogas em Barra do Riacho, região conhecida pela intensa movimentação no comércio de entorpecentes e crimes no município.

“Ele era o principal líder de todas as ações criminosas naquela localidade. Tudo que acontecia ali tinha que ter a permissão dele. Ninguém poderia fazer nada que não tivesse a autorização dele. Se eles desejavam assassinar alguém, primeiro precisavam da permissão dele”, explicou o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz, delegado André Jaretta, responsável pelas investigações.

Adeliton Emiliano Marinho, 32 anos, apontado como cegefe do tráfico de drogas em Barra do Riacho, Aracruz
Adeliton Emiliano Marinho, 32 anos, apontado como cegefe do tráfico de drogas em Barra do Riacho, Aracruz . (Polícia Civil do ES | Divulgação )

Diante da influência de Adeliton no tráfico de drogas da região, a polícia organizou uma megaoperação para tentar a sua prisão em 2019. Na ocasião, foram presas 23 pessoas ligadas ao criminoso, mas ele não foi localizado.

Ainda de acordo com a polícia, existe a possibilidade do criminoso ter envolvimento com atividades ligadas ao tráfico internacional de drogas, por isso a Polícia Federal também colaborou com as investigações que terminaram com a prisão de Adeliton.

MUDANÇAS E DOCUMENTOS FALSOS

De acordo com a investigação, após essa operação o criminoso seguia coordenando as atividades na região, mas passou a ter ainda mais cuidado para se esconder. Segundo a polícia, Adeliton estava usando documentos falsos em nome de Wanderson Martins Silva, de 30 anos.

Além da documentação falsa, o criminoso passou por algumas modificações em sua fisionomia para dificultar a sua identificação e era extremamente cuidadoso para não ser encontrado. O homem mantinha, inclusive, conta bancária com o nome falso.

Adeliton Emiliano Marinho, 32 anos, passou por transformações ao longo do tempo
Adeliton Emiliano Marinho, 32 anos, passou por transformações ao longo do tempo . (Polícia Civil do ES | Divulgação )

Ainda segundo a polícia, Adeliton usava vários recursos tecnológicos para tentar enganar a polícia.

Aspas de citação

Ele era um criminoso muito avançado nesse aspecto, coisas que nossos investigadores e até mesmo a Polícia Federal viram em casos raríssimos, em exceções. Ele era uma exceção

André Jaretta
Delegado responsável pelas  investigações
Aspas de citação

INVESTIGAÇÃO E PRISÃO

Na tentativa de prender o criminoso, a Delegacia de Aracruz intensificou o trabalho de investigação nos últimos meses. “Foi uma prisão extremamente difícil e exigiu pelo menos seis meses de operação para a localização dele”, explicou o delegado.

As investigações mostraram que Adeliton não se estabelecia em um lugar fixo, passando até por outros estados para se esconder. A polícia conseguiu identificar que a família do criminoso estava vivendo na casa de Anchieta, onde o criminoso passava alguns dias.

Com isso, a polícia montou uma operação, denominada Barra II, para prender Adeliton, na última sexta-feira (2). Mesmo sem ter a certeza que ele estava no ímovel, a polícia conseguiu entrar no local com um mandado de busca e apreensão. Veja o momento da prisão.

“Ficamos praticamente 48 horas monitorando os passos deles. Ao termos uma grande probabilidade que ele se encontrava dentro da casa, entramos e conseguimos finalmente efetuar a prisão dele”, relatou Jarreta.

A operação contou com o auxílio de policiais militares da cidade do Sul do Estado. De acordo com a polícia, na casa foi apreendido o valor aproximado de R$ 3.000,00. O suspeito não ofereceu resistência quando foi localizado. 

HISTÓRICO NO CRIME

Antes de liderar o tráfico de drogas em Barra do Riacho, o criminoso já teve participação em outros crimes. Em 2009, Adeliton invadiu uma Delegacia para resgatar um conhecido. "Em 2009 ele invadiu nossa Delegacia em Castelo, fortemente armado, para resgatar um comparsa. Ele resgatou o preso e levou as armas. Ainda novo ele já tinha na sua formação um DNA criminoso de extrema periculosidade”, relatou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais