> >
Em média, 12 armas são apreendidas por dia no Espírito Santo

Em média, 12 armas são apreendidas por dia no Espírito Santo

De acordo com dados da Sesp, mais de 2 mil armas foram recolhidas só de janeiro a julho deste ano; 30% delas foram adquiridas legalmente e acabaram nas mãos de criminosos

Publicado em 4 de agosto de 2022 às 06:24

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Bandidos compram armas no mercado legal a um preço até 65% menor do que pagavam via contrabando
Bandidos compram armas no mercado legal a um preço até 65% menor do que pagavam via contrabando. (Shutterstock)
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

De janeiro a julho deste ano, 2.264 armas foram apreendidas no Espírito Santo, uma média de 12 por dia. Delas, cerca de 30% foram adquiridas legalmente e acabaram nas mãos de criminosos.

Os números foram divulgados pelo secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Márcio Celante, em entrevista ao repórter Roger Santana, da TV Gazeta (confira abaixo)

"Observamos que 30% dessas armas foram apreendidas e estavam com os criminosos eram de origem do cidadão comum: aquele que adquiriu uma arma e teve ela extraviada, furtada ou roubada", detalhou o secretário.

Armas essas que são usadas por criminosos para impor terror, com confrontos entre gangues rivais, tiroteios que assustam moradores, deixam escolas sem aula e bairros sem circulação de ônibus.

Em média, 12 armas de fogo foram apreendidas por dia no ES de janeiro a julho de 2022

Em todo o ano passado, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), 4.095 armas foram apreendidas em território capixaba.

Aspas de citação

Através de operações qualificadas, de um trabalho de inteligência, a gente consegue resultados expressivos. Como nós falamos: (mais de) 2.200 armas de fogo somente neste ano

Coronel Márcio Celante
Secretário de Estado da Segurança Pública
Aspas de citação

Celante pontuou, ainda, que o armamento chega nas mãos de criminosos de três modos: através do tráfico de armas; pelo extravio de cidadãos comuns, que compraram legalmente, ou adquiridas de armeiros, que fabricam de forma artesanal.

"A circulação de armas é constante, intensa. O que cabe a nós, forças de segurança, é identificar, através da inteligência, a origem dessas armas, e o mais importante: a apreensão dessas armas. Conseguindo apreensão, buscando o fornecedor, aquela organização criminosa que está trazendo essa arma para o Estado, através das divisas ou fronteiras, vamos conseguir uma maior apreensão de armas de fogo", ressaltou o secretário.

Ele ainda pediu ajuda da população, através do Disque-Denúncia, pelo telefone 181. "É sigiloso e vamos trabalhar toda a informação com inteligência a fim de identificar aquele criminoso colocado na denúncia e obtermos a prisão e apreensão de arma de fogo."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais