ASSINE

Conheça os cinco SUVs que estão na mira dos bandidos

O comentarista Ricardo Barbosa da Rádio CBN Vitória, destaca os carros que caíram no gosto dos motoristas, mas, ao mesmo tempo, estão na lista dos mais visados por criminosos

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 22/03/2021 às 16h29
Novo Ford EcoSport
O modelo do novo Ford EcoSport está na lista dos SUVs cobiçados por criminosos. . Crédito: Divulgação/ Ford

A violência e os altos índices de criminalidade no Brasil preocupam muito e devem ser considerados até mesmo na hora de adquirir um carro. Os veículos do modelo SUV ganharam o gosto do motorista brasileiro, mas também passaram a estar na mira dos assaltantes. A informação é do comentarista Ricardo Barbosa do quadro "Pit Stop CBN", da Rádio CBN Vitória, e é fundamentada em estatísticas. Confira abaixo a lista dos cinco SUVs mais visados pelos criminosos.

  1. HONDA CRV: 1,116% de índice de roubos os furtos, com 1.613 veículos expostos;
Carro Honda CR-V
Carro Honda CR-V . Crédito: Divulgação/ Honda

2. Mitsubish Pajeto:  0,9,81% de índice de roubos os furtos, com 1.325 veículos expostos;

Mitsubishi Pajero Full
Mitsubishi Pajero Full. Crédito: Divulgação/ Mitsubishi Motors

3º Volvo XC60: 0,657% de índice de roubos os furtos, com 2.130 veículos expostos;

Carro modelo Volvo XC60
Carro modelo Volvo XC60. Crédito: Divilgação/ Volvo

4º Volkswagen Tiguan: 0,628% de índice de roubos ou furtos com 2.390 veículos expostos;

Carro modelo Volkswagen Tiguan
Volkswagen Tiguan é o 4º na lista dos mais cobiçados. . Crédito: Divulgação/ Volkswagen

5º Ford EcoSport: 0,556% de índices de roubos ou furtos, com 131.139 veículos expostos;

Novo Ford EcoSport
Modelo do Novo Ford EcoSport. Crédito: Divulgação/ Ford

A lista é baseada no IVR (Índice de Veículos Roubados) da Susesp (Superintendência de Seguros Privados), que considera modelos segurados com mais mil unidades expostas. Para obter os índices, a Susep faz a apuração a partir das apólices vigentes e dos sinistros que foram registrados no país.

Barbosa ressalta que, consequentemente, os donos desses veículos ainda sofrem com o preço alto do seguro. "Afinal, não dá para se arriscar em grandes centros com um carro que a maioria dos ladrões está de olho. Assim como, quando a pessoa fala que tem garagem e não sai muito à noite o valor do seguro é um pouco menor", acrescenta. 

DICAS DO QUE FAZER SE O SEU CARRO FOR ROUBADO: 

  1. 01

    Sinalizar o roubo

    O primeiro passo é realizar a sinalização de furto ou roubo de veículos. O procedimento é feito pela Polícia Militar, via ligação telefônica para o número 190. O registro do carro roubado também pode ser feito por meio da formalização de Boletim de Ocorrência (B.O) na Polícia Civil.

  2. 02

    Ratificar sinalização do roubo

    De posse do B.O, o proprietário deverá comparecer à unidade de atendimento do Detran para a ratificação da sinalização, viabilizando a inserção de impedimento definitivo de furto ou roubo no Sistema de Informações do Estado e na Base Índice Nacional (BIN). O registro definitivo do carro roubado bloqueia o veículo na Base Estadual e na BIN de cadastro de veículos.

  3. 03

    Entre em contato com a seguradora

    Com o boletim de ocorrência já feito, caso o motorista tenha seguro, deverá entrar em contato com a seguradora. Após a ação, será inciado o processo de até 30 dias após a comunicação do incidente que cause danos ou prejuízos para tentar localizar o carro ou pagar o valor da indenização.

  4. 04

    Peça o reembolso do IPVA

    Uma última dica de tentar minimizar o prejuízo após ter tido o carro roubado é pedir a restituição de parte dos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Deve-se verificar a legislação estadual para conferir se isso é possível. Se o Estado permitir, basta apresentar a documentação solicitada e aguardar o depósito do dinheiro.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Assalto carros cbn cotidiano cbn vitoria

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.