> >
Caso Ramona: um mês após morte, família pede justiça

Caso Ramona: um mês após morte, família pede justiça

Wilker Wailant, réu no processo judicial, foi preso preventivamente no dia 6 de março e solto 20 dias depois, no dia 26. A Justiça concedeu liminar e ele vai responder ao processo em liberdade

Publicado em 6 de abril de 2020 às 11:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ramona completaria 20 anos nesta quarta-feira (25)
Ramona completaria 20 anos nesta quarta-feira (25). (Arquivo da Família)

Um mês após a morte de Ramona Bergamini Toledo, de 19 anos, na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, a família da estudante de fisioterapia convive com a dor da perda e com o sentimento de impunidade. O motorista acusado de matar a universitária no acidente está solto e vai responder ao processo em liberdade. Familiares da universitária pedem justiça.

Caso Ramona - um mês após morte, família pede justiça

Irmão de Ramona, Rodrigo Rocha não consegue mais dormir desde que a irmã morreu. Ele passa as madrugadas fazendo pesquisas na internet e lendo sobre casos semelhantes ao da estudante.

"Quem foi julgado, quem foi preso, a sentença, as estatísticas. Passo a noite toda fazendo isso no celular. É de chorar. De 110, dois, no máximo três tiveram uma sentença. Geralmente, o acusado responde em liberdade", conta.

MOTORISTA GANHOU DIREITO A LIBERDADE NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE RAMONA

Antes de completar um mês da morte da estudante, o motorista que a atingiu no acidente já estava solto.  Wilker Wailant deixou a prisão no dia 26 de março, em respeito à decisão do STJ que lhe garantiu o direito à liberdade um dia antes, no dia 25, quando Ramona completaria 20 anos. Para a família, fica a dor da perda e a sensação de impunidade.

"Se as pessoas tivessem um pouquinho de consciência e soubessem o tamanho de uma dor, ninguém nunca beberia e pegaria um carro para dirigir. Não desejamos isso para ninguém. É uma dor que não diminui. O tempo vai passando e a dor só aumenta", afirma Pâmela, irmã de Ramona.

Aspas de citação

Não posso encarar aquilo apenas como um acidente de trânsito. O cara estava a mais de 130 km/h, embriagado, e a pista estava molhada. Atingiu minha irmã na contramão, ela estava parada no sinal. Não pode ser um homicídio culposo. É impossível que ele não tenha tido intenção de matar

Rodrigo Rocha
Irmão de Ramona
Aspas de citação

MOTORISTA VAI RESPONDER EM LIBERDADE

Wilker Wailant, réu no processo judicial, foi preso preventivamente no dia 6 de março e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Viana 2. Ele foi solto 20 dias depois, no dia 26 de março. A justiça concedeu liminar e ele vai responder ao processo em liberdade.

Motoboys protestam por morte de Ramona, atropelada em Vila Velha por um motorista embriagado(Fernando Madeira)

O ACIDENTE

O acidente aconteceu na noite de 4 de março, na Avenida Carlos Lindenberg, na altura do bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. De acordo com o registrado pela Guarda Municipal de Trânsito, Wilker invadiu a contramão da via e atingiu a moto em que estava a jovem. A universitária voltava do trabalho e aguardava a abertura de um semáforo.

De acordo com pessoas que estiveram no local, a batida teria acontecido por volta das 23h30 da quarta-feira (4). Além da motocicleta em que Ramona estava, um carro popular e um ônibus do sistema Transcol também foram atingidos. Os ocupantes do coletivo não se feriram, mas a motorista do subcompacto chegou a ser socorrida para um hospital de Vila Velha.

*Com informações da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais