> >
Assalto, tiros e funcionário de lava-jato ferido em Jardim Camburi

Assalto, tiros e funcionário de lava-jato ferido em Jardim Camburi

Segundo testemunhas, vítima foi baleada por um PM ao ser confundida com assaltante

Publicado em 17 de julho de 2023 às 16:09- Atualizado há 9 meses

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Júlia Afonso
Repórter / [email protected]

O funcionário de um lava-jato localizado na Rua Odineir de Freitas Castro, em Jardim CamburiVitória, foi baleado após um assalto na tarde desta segunda-feira (17). Segundo testemunhas, o homem de 23 anosteria sido ferido por engano por um policial militar ao ser confundido com um criminoso. 

O repórter João Brito, da TV Gazeta, esteve no local. Testemunhas contaram que, por volta das 14h, três homens com uma espingarda de fabricação caseira e uma arma de brinquedo [ geralmente utilizada em esportes de airsoft ] chegaram ao estabelecimento anunciando o assalto. Os 10 funcionários foram rendidos e colocados nos fundos do imóvel. Quando os criminosos ainda estavam rendendo as vítimas, uma viatura da Polícia Militar chegou. Naquele momento, um dos assaltantes teria tentado escapar pelo telhado e deixou a arma cair.

Segundo relatos de testemunhas à reportagem da TV Gazeta, um funcionário pegou a arma do chão para tentar atirar contra o assaltante. Foi aí que um policial entrou, viu o trabalhador armado e disparou duas vezes contra ele. A vítima foi socorrida para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE). Não há informações sobre o estado de saúde.

Funcionário de lava-jato é baleado por engano em assalto em Jardim Camburi
Movimentação policial após assalto em lava-jato. (Leitor | A Gazeta)

Dois assaltantes, de 22 e 18 anos, foram presos e um adolescente de 16 anos — que participou da ação — foi apreendido. O mais velho, que tentou fugir pelo telhado, caiu e se machucou; por isso precisou ser levado ao hospital antes de ir para a delegacia. Os nomes não foram divulgados.

O major Isaac, da Polícia Militar, conversou com a TV Gazeta e afirmou que os três já tinham passagens pela polícia. Segundo ele, o de 22 anos foi preso no ano passado também em Jardim Camburi por roubo, tendo recebido alvará de soltura no início deste ano. Já o de 18 anos por tráfico de drogas. O adolescente também tem histórico de ato infracional análogo ao tráfico de entorpecentes.

"Na hora que os policiais chegaram, deram a ordem para colocar a arma no chão, até então não sabiam se era funcionário ou criminoso, a princípio criminoso, porque estava tendo um roubo e tinha uma pessoa com arma na mão. Determinaram que colocasse a arma no chão, isso não foi respeitado, e ele apontou ainda a arma para outra pessoa, que era o [assaltante] que estava caído e tinha tentado fugir. Então foram feitos os disparos. Esse é o protocolo. Quando uma pessoa está com uma arma na mão, não está apontando na direção de ninguém, nós determinamos que essa pessoa coloque a arma no chão e se entregue; se essa pessoa, nesse caminho, apontar a arma para uma outra pessoa ou até mesmo para o policial, vai ser efetuado disparo de arma de fogo", disse o major Isaac.

No vídeo (confira acima) gravado por um morador, um policial aparece chutando um dos assaltantes. Segundo o major, qualquer excesso na conduta dos policiais será investigado. "Qualquer ação policial, mesmo que legítima, mas que resulte em vítima, essa ação é averiguada, investigada."

Polícia Civil informou que o adolescente foi autuado em flagrante por ato infracional análogo ao crime de tentativa de roubo qualificado e encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

Já os outros dois suspeitos, de 18 e 22 anos, foram autuados em flagrante por tentativa de roubo qualificado e corrupção de menor de idade. Eles foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

Errata Atualização
18 de julho de 2023 às 15:45

A reportagem foi atualizada com nota da Polícia Civil informando sobre as autuações dos três detidos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais