ASSINE

Dezoito mil famílias de Linhares terão isenção na conta de água por 3 meses

A medida vai beneficiar famílias que consomem até 10 metros cúbicos por mês, cerca de 49% do total de ligações de água na cidade

Publicado em 03/04/2020 às 10h20
03-04-20 - Linhares - 18 mil famílias de Linhares terão isenção na conta de água por três meses
A isenção na tarifa de água terá validade de três meses e deve beneficiar 18 mil famílias. Crédito: Felipe Tozatto/Prefeitura de Linhares

Após suspender temporariamente os cortes de fornecimento de água por falta de pagamento, a Prefeitura de Linhares, Região Norte do Espírito Santo, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), anunciou que vai isentar a tarifa de 18 mil famílias do município pelo período de 90 dias.

A medida visa garantir o recurso hídrico para a população diante da crise provocada pelo novo coronavírus. A isenção nas contas de água, anunciada pela prefeitura, é válida para famílias que consomem até 10 metros cúbicos por mês, cerca de 49% das ligações de água da autarquia.

“Essa é uma medida importante, pois garante que famílias de menor renda possam ficar mais tranquilas. São medidas para proteger a população mais vulnerável de Linhares durante a pandemia do coronavírus”, explica o prefeito Guerino Zanon.

Segundo o diretor do Saae de Linhares, Waldiney Siqueira, a medida visa diminuir os impactos da pandemia para a população local. “Os cortes de água foram suspensos temporariamente. Precisamos garantir que as pessoas tenham acesso à água, promovendo saúde e prevenindo o contágio”, ressalta, acrescentando que é necessário manter o uso consciente da água para evitar o desabastecimento.

CONTAS DE LUZ

Além da isenção nas tarifas de água para parte da população, a Prefeitura de Linhares anunciou que vai isentar também a taxa de iluminação (Cosip) pública de quase 40 mil consumidores do município.

O projeto de lei que concede o benefício será encaminhado para aprovação dos vereadores da Câmara de Linhares. Caso aprovada, a medida será válida pelo período de três meses.

Segundo a prefeitura, as faixas de consumo que estarão isentas do pagamento da taxa são:

  • Baixa renda: 101 até acima 181 – 3,6 mil residências
  • Residencial: 101 a 300kw – 26 mil residências
  • Demais classes, como comércio e serviços, até 150 kw de consumo.
  • As residências com consumo entre 0 e 100kw já são isentas da taxa.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.