> >
Serra é a cidade com mais mortes por coronavírus no ES

Serra é a cidade com mais mortes por coronavírus no ES

Município registra 22 óbitos até o início da tarde desta segunda-feira (27); número é o dobro de Vitória, que aparece em segundo lugar

Publicado em 27 de abril de 2020 às 14:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Apesar dos tratamentos, 22 pessoas não resistiram à Covid-19 na Serra. (Reprodução/TV)

O município da Serra é o que apresenta o maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo. Até o início da tarde desta segunda-feira (27), a cidade registrava 22 óbitos – o dobro do registrado em Vitória, que aparece em segundo lugar. Diante das 57 vítimas do Estado, a cidade concentra 38% delas.

Três bairros da cidade aparecem entre os cinco do Estado com cenário mais grave: Laranjeiras, José de Anchieta I e Cidade Pomar. Todos com três casos, empatados com São Torquato (Vila Velha) e atrás de Jardim Camburi (Vitória), que possui oito óbitos.

Além deles, outros 13 bairros da Serra também registram uma morte cada. São eles:

  • Alterosas;
  • Central Carapina;
  • Cidade Continental;
  • Conjunto Carapina I;
  • Feu Rosa;
  • Jardim Tropical;
  • Morada de Laranjeiras;
  • Nova Carapina I;
  • Parque das Gaivotas;
  • Parque Residencial Tubarão;
  • Planalto Serrano;
  • São Domingos;
  • Valparaíso.

A primeira dessas mortes foi registrada no dia 25 de março e outras quatro, na última segunda-feira (20). Dos 22 óbitos, 14 acometeram homens e 15 das vítimas apresentavam mais de 60 anos de idade. Todas as informações estão disponíveis no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

2º EM CASOS CONFIRMADOS

Quando considerado o número total de casos confirmados, o município da Serra aparece em segundo lugar, com 417 registros. Na liderança deste ranking preocupante está Vila Velha, com 468 diagnosticados com o novo coronavírus. Juntas, as duas cidades concentram quase a metade dos casos totais do Estado (1.819).

2ª MAIOR TAXA DE LETALIDADE DA GV

A relação entre o número de infectados e de óbitos faz com que Serra tenha a segunda maior taxa de letalidade da Grande Vitória: 5,28% – ficando atrás apenas de Viana (9,09%), que possui dois óbitos e 22 casos confirmados. No cenário estadual, a cidade mais populosa do Estado tem a sétima maior taxa.

OUTROS DADOS

Do total de 417 casos confirmados do coronavírus na Serra, 128 afetaram profissionais da saúde. Vale ressaltar que a cidade possui o Hospital Doutor Jayme dos Santos Neves, referência para a doença no Estado. De todos os diagnosticados, 105 munícipes já são considerados curados e puderam voltar ao convívio social.

O QUE FAZ E DIZ O MUNICÍPIO

Para tentar combater o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura da Serra começou a disponibilizar kits de limpeza para famílias de baixa renda. A distribuição começou nesta segunda-feira (27). Ao todo, serão 750 mil pacotes que contêm água sanitária, sabonete, sabão de coco e máscara.

O município informou também que tem fiscalizado o comércio e os terminais rodoviários para que não haja violações e aglomerações; e que, desde o dia 25 de março, locais de intensa movimentação têm passado por uma limpeza especial. Por fim, a prefeitura garantiu que todos os óbitos são investigados e que, por ora, os registros são de pessoas do grupo de risco.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais