> >
Quem é considerado curado após ser infectado pelo coronavírus?

Quem é considerado curado após ser infectado pelo coronavírus?

Especialistas explicam quando um paciente diagnosticado com a Covid-19 pode ser considerado curado

Publicado em 26 de março de 2020 às 07:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem de laborátorio do coronavírus
Imagem de laboratório do coronavírus. (CDC/ Unsplash)

O primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no dia 5 de março. A paciente era uma mulher de 37 anos, moradora de Vila Velha, que viajou com a família para Roma, na Itália. 

Desde então, o registro de infectados hospitalizados aumenta diariamente no Estado, assim como também é crescente o número de pacientes curados após contrair a doença, segundo dados do Painel Covid-19, divulgado pela Sesa

Quem é considerado curado após ser infectado pelo coronavírus

Cientistas de diversos países trabalham para desenvolver uma vacina ou medicamento específico para a doença. Enquanto isso, médicos tratam os sintomas do paciente que podem ser tosse, febre alta, falta de ar e cansaço.

Diante deste cenário, a gerência da Vigilância Estadual em Saúde informou, de acordo com o protocolo da Covid-19, que é considerado curado o paciente que passou 14 dias de isolamento e não apresentou sintomas do novo coronavírus.

De acordo com o órgão estadual, o paciente é acompanhado pela Secretaria de Saúde do município onde mora. “Porém se, após esse período (14 dias), alguns dos sintomas persistirem, a vigilância municipal avaliará o caso”, explica a nota enviada pela Sesa.

 O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.(Tumisu | Pixabay)

O médico infectologista Crispim Cerutti Junior explicou que a cura é o desaparecimento dos sintomas. Segundo ele, a ciência ainda não confirmou se uma pessoa curada do novo coronavírus pode ser infectada novamente.

Aspas de citação

Se pessoa a pessoa tiver com infecção de vias áreas, a partir do momento que ele para de ter esses sintomas, ele está clinicamente curada. Do ponto de vista da cura virológica, a gente ainda não sabe se a eliminação do vírus é definitiva. Aparentemente, a pessoa adquire imunidade, mas ainda precisa de tempo para observar

Crispim Cerutti Junior
Médico infectologista
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais